GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
ANTONIO FLORÊNCIO DE AZEVEDO (MESTRE FLORÊNCIO)
ANTONIO FLORÊNCIO DE AZEVEDO (MESTRE FLORÊNCIO)

Desenho de Carlos Ayres inserido no livro de Antonio Galvão Júnior

 

Antonio Chaves Florêncio de Azevedo nasceu em Porto Feliz-SP.

Casou com Anna Joaquina de Souza, filha de Bibiana Maria, no dia 12 de dezembro de 1836 na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Porto Feliz-SP

 Mestre Florêncio como era conhecido foi soldado, carpinteiro, pedreiro, regente de banda de música, diretor de grupo dramático, animador de festas e fogueteiro, tornou-se famoso por também ter sido o fundador da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e um dos construtores do primeiro teatro de Itapetininga, o Teatro São João.

Era um tipo muito popular.

Nos tempos em que Itapetininga era pequenina e não apresentava o adiantamento e o progresso atual existia aqui um homem humilde, bom e estimado que teve uma sorte tão infeliz e tão trágica  que não pode ser esquecida em nossa história. Era o conhecidíssimo Mestre Florêncio. O seu verdadeiro nome era Antonio Florêncio de Azevedo.

Ele aparece em nossa história devido à popularidade de que gozou nos seus últimos anos de vida em Itapetininga e também pelos importantes feitos que praticou.

Foi o pioneiro da construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Homens Pretos e tomou parte em fatos notáveis ocorridos em nossa querida Itapetininga.

Ele foi soldado e assistira a proclamação da Independência, pela qual foi um grande entusiasta.

Nos seus últimos anos de vida era tão familiar em todas as casas de itapetininganos que nunca pedia licença para entrar e tomar seu cafezinho na cozinha, onde era alegria da criadagem.

Ele era muito bem recebido em todas as casas. Tanto na casa do pobre, como do rico. Diariamente ele fazia suas visitas, sempre alegre e risonho.

Mas, um belo dia, ou talvez um dia horrÍvel, o bom mestre Florêncio desapareceu.

Devido à sua caduquice, pois já contava mais de noventa anos de idade os itapetininganos acharam que ele teria sido vítima de algum desastre.

Toda a população de Itapetininga movimentou-se para procurar o bom velho, mas tudo foi em vão.

A polícia tomou atitudes enérgicas, chegando a acreditar que o mestre tinha sido assassinado, motivo pelo qual vasculharam os quintais de diversas casas, porém sem nenhum resultado.

Essas informações estão nas páginas 143,144 e 145 do livro

ITAPETININGA E SUA HISTÓRIA de autoria de Antonio Galvão Júnior.

 

Consta que ele morou em Sorocaba e Porto Feliz.

A noticia saiu no Jornal do dia 23-10-1874 pedindo ajuda para encontrarem o Mestre Florêncio.

O Teatro São João começou a ser construído por volta de 1866 com a ajuda do Major João Monteiro e do Mestre Florêncio e seus ajudantes, no Largo do Rosário em Itapetininga e onde funciona atualmente a Loja Maçônica Firmeza.

Veja mais em: http://jlnogueira.no.comunidades.net/loja-maconica-firmeza

No Facebook tem uma página com o título de Núcleo Mestre Florêncio

 

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1683203