GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
ANTONIO HERMANN DE SOUZA (TOTÓ)
ANTONIO HERMANN DE SOUZA (TOTÓ)

Antonio Hermann de Souza (Totó) nasceu no dia 4 de dezembro de 1940 em Itapetininga.

Filho de Antonio de Souza nascido em Capivari-SP no dia 8 de abril de 1913. Trabalhava na Estrada de Ferro Sorocabana. Era chefe de trem. Quando faleceu em 15 de novembro de 1995 morava na Vila Arruda em Itapetininga. 

Sua mãe Lázara Leite de Oliveira (Lazinha) nasceu em Itapetininga no dia 21 de julho de 1910. Filha de Joaquim Leite de Oliveira e de Ágda Leonel de Oliveira. Era costureira, tocava violão e piano. Deu aulas para Nívea Guarnieri. Ela faleceu em Itapetininga no dia 15 de novembro de 1996.

O sobrenome Hermann do Totó foi dado pela família da mãe, atendendo um pedido de um amigo da família Guarnieri de Itapetininga.

Quem se lembra do Totó? Pelo menos aqueles que conosco estudaram no Instituto de Educação Peixoto Gomide devem lembrar.

Outro dia eu encontrei com o Dr. Odacir Peixoto, que fôra nosso colega de ginásio no Instituto de Educação Peixoto Gomide e perguntei se ela lembrava do Totó. E aí começamos a falar do nosso tempo de escola. Totó como era conhecido em Itapetininga era pai do Maurício, nosso atual Secretário Municipal de Cultura e Turismo. (2016).

Estudamos no Instituto de Educação Peixoto Gomide, Fizemos o curso ginasial a noite. Quando tínhamos o nosso grupo de Teatro naquela época em Itapetininga, ele conosco participava. Era sapateador. Tinha habilidade em fazer versos e rimas.

Nós mudamos para São Paulo, com a finalidade de lá trabalhar e melhorar as condições de vida. Foi para São Paulo para trabalhar na área de eventos culturais.

Em São Paulo participamos de diversos programas na TV Record de São Paulo, quando o Teatro era na Rua da Consolação. Gravamos alguns gingles de publicidade em São Paulo. Fizemos também algumas radionovelas.

Nessa época, anos sessenta e setenta frequentou os corredores da TV Record de São Paulo, tendo se apresentado em alguns programas humorísticos. Juntos estivemos também participando de programas na TV Paulista e na TV Excelsior em Sâo Paulo.

Totó gostava muito de tirar fotos com os artistas que contracenava. Eu ainda me recordo que estivemos com os artistas da Jovem Guarda e muitas fotos foram tiradas com Roberto, Erasmo, Vanderléia, Martinha, Eduardo Araújo, Trio Esperança, Golden Boys, Hebe Camargo, Gal Costa, Agnaldo Raiol, Renato Corte Real, Jair Rodrigues e tantos outros que nem me recordo mais. 

Se fosse nos dias de hoje ele estaria fazendo selfie com todo mundo.

O acervo dele naquele época era grande. Ele tinha diversos álbuns com muitas fotografias dessa época. Ele trabalhou com promoções diversas. Trabalhou também no IPESP em São Paulo. Depois de algum tempo retornou para Itapetininga.

Foi trabalhar numa oficina de consertos de aparelhos domésticos na Rua Campos Sales, ao lado do antigo Hotel Central da dona Zola.

Essa oficina pertencia a dona Celina Barreto e depois foi de dona Zuleica Rolim.

Tinha como companheiro nesse trabalho o Nivaldo Santos, mais conhecido como Tico, falecido em 2015.

Tornou-se um promotor de vendas de Publicidade em Itapetininga, abrindo a sua empresa Hermann Promoções.

Fez muitas revistas e cartazes de publicidade em Itapetininga e nas cidades da região.

Nos anos 70 ele trouxe o cantor Roberto Carlos para fazer um show no Cine Olana em Itapetininga.

Antonio Hermann de Souza (Totó) casou no dia 22 de julho de 1973 em Itapetininga com Maria do Carmo Vieira Pinto, filha de Benedito Vieira Pinto e Belanízia Vieira Pinto. Maria do Carmo nasceu no dia 4 de novembro de 1946 em Itapetininga. São irmãos dela: Tereza, Luiz, Ana, Carlos e Edson, já falecido.

Eles tiveram dois filhos:

  1. Eduardo Hermann de Souza que nasceu no dia 21 de setembro de 1974 em Itapetininga. Ele foi batizado na Igreja de Nossa Senhora Aparecida.
    Foram seus padrinhos os avós maternos.

No dia seguinte ao seu aniversário de 6 anos, ele ia indo para a escola em companhia de sua mãe, quando foi atingido por uma bicicleta, pilotada por um rapaz que descia a rua que dava acesso a Vila Barth, vindo a falecer no Pronto Socorro de Itapetininga, no dia 22 de setembro de 1980.

     2. Maurício Hermann de Souza nasceu no dia 9 de novembro de 1982 em Itapetininga.             Ele foi batizado na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Foram seus padrinhos: Carlos               Alberto Vieira Pinto e Tereza Cristina Silva.
     

Maurício nasceu em família católica. Fez catecismo, primeira comunhão, foi crismado. Fez escola infantil, estudou na Escola Estadual Cel. Fernando Prestes e também no Instituto de Educação Peixoto Gomide. Fez o curso colegial na Escola Anglo. Foi para São Paulo e estudou na Faculdade São Judas. Fez o curso de Jornalismo formando-se com a turma de 2010. Tem dois filhos: Gabriel Marques de Souza, nascido em Itapetininga no dia 1º de novembro de 2000 e Benjamim Salmázio de Souza, nascido em São Paulo no dia 30 de novembro de 2010. Em 2015 assumiu o cargo de Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Itapetininga a convite do Prefeito Dr. Hiram Ayres Monteiro Júnior.

 Mauríco Hermann de Souza

Antonio Hermann de Souza, o Totó tinha 3 irmãos por parte de pai: Salete, Luis Antonio e Pôio.  

Um infarto o levou até a Santa Casa de Misericórdia de Itapetininga, onde veio a falecer no dia 6 de maio de 1987. Foi sepultado no Cemitério Sâo João Batista em Itapetininga no dia seguinte.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
4




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1664930