Abílio Fontes nasceu no dia 7 de dezembro de 1893 em Pirajú-SP.
Filho de Antonio Baptista Abranches Fontes de Portugal e de dona Rita Guimarães Fontes, de Faxinais-SP.
As informações sobre a ascendência dele foram localizadas no Registro de Nascimento do Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais de Piraju. Registro nð 1071 - livro A-3, folha 39.
Abilio Fontes estudou em Botucatu, em cujos bancos brilhou graças a sua incomum inteligência. Disseminou o ensino pelos vários quadrantes de São Paulo, deixando frutos dignificantes por onde passou.
O Professor Abílio Fontes formou-se na primeira turma F da Escola Normal de Botucatu-SP conforme consta na página 41 de um trabalho de monografia apresentado por Ana Maria Ayres de Meira na UNESP-Bauru no ano de 2002 sobre a Escola e o patrono Professor Abílio Fontes.
Este fato foi confirmado pela sua filha Terezinha que tem em seu poder uma foto da Formatura onde consta que ele era um dos 4 homens que se formaram naquela primeira turma de formandos de Botucatu.
Em 1915 ele foi nomeado para reger a 2ª Escola das Reunidas de Ilha Grande, hoje Ipauçu.
No mesmo ano foi nomeado para trabalhar no Grupo Escolar de Santa Cruz do Rio Pardo.
Seus filhos lembram que ele contava que foi designado para lecionar na cidade de Óleo-SP. Lá chegando procurou hospedagem e conheceu a pensão de dona Jovelina Silva Brandileoni.
No seu vai e vem da escola à pensão, conheceu Elvira, filha da dona pensão, com quem viera a se casar na Igreja Matriz de Óleo em 24 de junho de 1920.
Em 1925 já era Diretor do Grupo Escolar de Porto Ferreira, onde reorganizou a Caixa Escolar, a biblioteca, o orfeão, cinema, jornal, teatro, fundou o Grupo de Escotismo, entre tantas outras atividades.
Nas escolas dos distritos que estiveram a seu cargo fez com que as atividades agrícolas crescessem através das hortas, pomares e jardins.
Foi para Santa Cruz das Palmeiras. Retornou a Santa Cruz do Rio Pardo.
Foi Diretor de Escola, Inspetor Escolar, que corresponde atualmente ao cargo de Supervisor de Ensino e quando aposentou era Delegado de Ensino.
Em 1932 ele transferiu-se de Santa Cruz do Rio Pardo para Itapetininga, agora nomeado Inspetor Escolar do Interior. Lá ele exercia a função de Inspetor Escolar do Ensino Primário.
Em 1945 foi nomeado Delegado de Ensino.
Após sua aposentadoria em 15 de março de 1952 como Delegado de Ensino em Itapetininga dedicou-se na defesa dos humildes, dos necessitados de conforto moral e material.
Participou de 7 Conferências Vicentinas de São Vicente de Paulo, do Movimento de moradias populares para os Sem Teto e outros. Recebeu o título de "Cidadão Itapetiningano" no dia do Professor no ano de 1960. Era também carinhosamente chamado de "São Vicente de Paulo de Itapetininga" pela grandiosidade de suas obras filantrópicas.
Aos 70 anos, no dia de seu aniversário faleceu deixando a todos os itapetininganos um exemplo de fé, caridade e a certeza que através da Educação e do amor poderemos construir um mundo melhor.
Em 1º de maio de 1974 foi inaugurada em Santa Cruz do Rio Pardo a "Biblioteca Municipal Professor Abílio Fontes".
Abílio casou com Elvira Brandileone, filha de Alfonso Brandileone e Jovelina Silva Brandileone, no dia 24 de junho de 1920 em Óleo-SP. Elvira nasceu em Óleo-SP. Ela faleceu em Itapetininga-SP.
Eles tiveram os seguintes filhos:
i. Maria José Fontes nasceu 5 de abril de 1921 em Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Ela faleceu 11 de fevereiro de 1972 em São Paulo-SP e foi sepultada no Cemitério do Santíssimo Sacramento em Itapetininga-SP. Ela foi batizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. Estudou no Grupo Escolar Cel. Fernando Prestes e na Escola Normal Peixoto Gomide. Formou-se professora primária, tendo lecionado durante muito tempo em Itapetininga e região. Faleceu solteira.
ii. Plínio Fontes nasceu no dia 2 de abril de 1923.
iii. Ivo Fontes nasceu no dia 29 de janeiro de 1925.
iv. Hélio Fontes nasceu no dia 6 de fevereiro de 1927.
v. Neli Fontes nasceu no dia 7 de agosto de 1929.
vi. Terezinha de Jesus Fontes nasceu no dia 13 de julho de 1931.
vii. Francisco José Fontes nasceu no dia 28 de novembro de 1934.
viii. Maria Cecília Fontes nasceu no dia 18 de fevereiro de 1940.
ix. Maria Helena Fontes nasceu no dia 27 de fevereiro de 1947 em Itapetininga-SP. Ela foi batizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. Estudou na Escola Estadual Cel. Fernando Prestes e cursou o Magistério no Instituto de Educação Peixoto Gomide. Maria casou com João Genesini. João nasceu no dia 14 de julho de 1940 em Itapetininga-SP. Foi batizado na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. Estudou no Instituto de Educação PeixotoGomide. Formou-se em Administração de Empresas. Foi funcionário público federal. Já aposentado mora em Itapetininga.
Abílio Fontes faleceu no dia 7 de dezembro de 1963 em Itapetininga-SP.
Mas que coincidência de datas!
Seu nome foi dado a uma escola no bairro da Vila Maria em Itapetininga.
Na entrada da escola encontramos um busto dele.
Assista um vídeo contando sobre a inauguração deste busto.
Clique aqui - https://www.youtube.com/watch?v=bSUjfIwFth0