GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

   

                                                       Conteúdo do Dicionário das Famílias Brasileiras de

                                         Carlos de Almeida Barata e Antonio Henrique Cunha Bueno  

 Nogeyra - sobrenome de uma família originária da espanha, à qual pertence juan antônio nogeyra, soldado voluntário, que passou para o rio grande (rio grande do sul), em 1815 (registro de estrangeiros, 1808, 226).   

 Nogueira - sobrenome de origem toponímica, tomado da propriedade da família. da árvore nogueira (anuário genealógico latino, iv, 25) descende esta família de d. mendo paes nogueira, sobrinho de d. mendo nogueira, cavaleiro da ordem dos templários, em 1089. seu solar é a torre de nogueira, na ribeira do rio minho. O morgado dos Nogueiras era dos Viscondes de vilanova de cerveira (anuário genealógico latino, i, 71).

 

Brasil:  

No rio de janeiro, entre as mais antigas, a de joão nogueira, que deixou geração do seu cas., c.1614, com bárbara de arão (rheingantz, iii, 13).

Rheingantz registra mais 28 famílias com este sobrenome, nos sécs. xvi e xvii, que deixaram numerosas descendêcias no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, entre as mais antigas, a de Gaspar Nogueira, tabelião e escrivão da câmara de st.º andré desde a fundação da vila (am, piratininga, 125).

Em Minas Gerais, entre as mais antigas, a de Tomé Rodrigues Nogueira do Ó [c.1674, Madeira - d.1736, baependi, mg]. estabeleceu-se, inicialmente em são paulo, antes de 1711, quando foi recebeu a patente de cap. de inf. da ordenança do distrito de piedade de lorena. em 1726, já possuía terras em baependi, minas gerais. guarda-mor de baependi [1736]. deixou vasta descendência de seu cas. com maria leme do prado, da parnaíba, sp (sl, i, 226).

Ainda, em minas gerais, de origem portuguesa, registra-se a família de manuel nogueira galvão, natural do porto, portugal, que se estabeleceu por volta de 1750, em queluz, onde deixou geração, hoje espalhada por conselheiro lafayete, belo horizonte e sete lagôas.

entre os seus descendentes, registram-se:

i - o neto, silvério nogueira coelho [1846-1920], que deixou geração do seu cas. com leonor sebastiana «nogueira coelho» [20.01.1863 - 1930];

ii - a bisneta, duartina nogueira coelho [20.01.1896 - 11.05.1979], filha do anterior, que deixou geração do seu cas. com telesforo cândido de rezende [05.01.1892, conselheiro lafayete, mg - 16.06.1965], prefeito municipal de conselheiro lafayete, mg, qu neto de joão de rezen de costa, patriarca da importante família rezende (v.s.), de minas gerais;

iii - o terceiro neto, ministro joão nogueira de rezende [13.12.1915, conselheiro lafayete, mg -], filho do anterior. diretor do banco de crédito real de minas gerais s.a.; deputado federal pelo estado de minas gerais; secretário de interior e justiça do estado de minas gerais; e ministro e presidente do tribunal de contas [aposentado em 1985] - conforme vai descrito no título dos rezende (v.s.), de minas gerais;

iv - a terceira neta, dinah nogueira de rezende, casada com o deputado federal eliseu resende, cujo sobrenome foi adotado por seu pai, que fôra criado por um fazendeiro, membro da família rezende, de lages (hoje rezende costa, mg), e que se estabeleceu em oliveira, mg.

No Piauí, de origem portuguesa, entre outras, registra-sea família de nicolau josé nogueira [portugal -], fazendeiro estabelecido em valença (pi), que deixou descendência do seu cas. com antônia vieira de carvalho, filha do bandeirante paulista, josé vieira de carvalho, patriarca desta família vieira de carvalho (v.s.), no piauí.

foram bisavós, entre outros, de arlindo francisco nogueira [1856, valença, pi - 1917, teresina, pi], governador do piauí [1900] (mcb - povoamento do piauí).

No Acre, cabe registrar joão de pontes nogueira, listado entre os primeiros povoadores nas margens do rio acre, por volta de 1878 (castelo branco, acreania, 183). 

 

 Linha indígena: sobrenome também adotado por famílias de origem indígena. no rio grande do sul, a de francisco nogueira, «índio», cas. em 1791, em estreito, rs, com joaquina maria, «índia» (l.º 2.º, fl.38v).

 

Linha africana: sobrenome também adotado por famílias de origem africana. em minas gerais, entre outras, registra-sea de margarida de jesus [1842-1922], natural da «África», que serviu por longos anos ao padre joaquim ferreira teles, na paróquia de s. sebastião do paraíso (mg). por determinação testamenteira do referido padre, foi declarada liberta. Deixou numerosa descendência que se assinava: Marinho, nNgueira e Souza (lf - são sebastião do paraíso, 134).

No Rio Grande do Sul, entre outras, registra-se a  família de Francisco Nogueira, índio, casado em 1791, em Estreito, rs, com Joaquina Maria, também índia.

 

Linha natural: em minas gerais, por exemplo, lourenço luiz nogueira, nat. de campanha (mg), «filho natural» de josefa maria, foi cas. em 1824, itajubá (mg), com francisca gomes de jesus, nat. de itajubá (monsenhor lefort - Itajubá).

 

Linha de degredo: registra-se, no auto-de-fé celebrado na igreja do mosteiro de santa cruz de coimbra, a 18.06.1636, a condenação de cinco (5) anos de degredo para o brasil, de antônio nogueira, de 20 anos de idade, solteiro, estudante, filho de domingos fernandes, trabalhador, da vila de arcos de valdevez, arcebispado de braga. foi condenado por sodomia (perversão sexual). registra-se, no auto-de-fé celebrado no terreiro do paço, em 25.06.1641, a condenação de quatro (4) anos de degredo para o brasil, de marta nogueira, cristã vleha, natural de vila do conde e moradora em lisboa, por presenção de ter pacto com o diabo. registra-se, no auto-de-fé celebrado no terreiro do paço de lisboa, a 17.08.1664, a condenação de três (3) anos de degredo para o brasil, de beatrez nogueira, cristã-nova, natural de linhares e moradora na guarda. filha de Diogo Rodrigues Nogueira.

 

Cristãos novos: sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião cristã, a partir de 1497.

 Heráldica: um escudo em campo de ouro, com banda de prata enchaquetada de verde, de cinco tiras, carregada de um filete de vermelho.

Timbre: uma cabeça de serpe de ouro, com o pescoço de prata enchaquetado de verde, tendo na boca um ramo de nogueira, frutado de sua cor (armando de mattos - brasonário de portugal, ii, 49). 

Nogueira Accioly - ramo da família accioly, estabelecido no ceará. ver família p nogueira accioly (v.s.), do ceará

 

Nogueira da Gama – visconde com honras de grandeza - título nobiliárquico passado, a 08.08.1888, para um integrante da importante família nogueira da gama (v.s.), de minas gerais. foi, anteriormente, barão de nogueira da gama [17.07.1872]. Nogueira da Gama – viscondessa com honras de grandeza - título nobiliárquico em uso por casamento. ver família calmon da silva cabral (v.s.), da bahia. 

Nogueira P - sobrenome de uma antiga família do Rio de Janeiro, que procede do Cap. João Nogueira p, fal. antes de 1682, que deixou geração, a partir de 1652, com Maria Monteiro Mexias (Rheingantz, iii, 16).

Nogueira do Prado - sobrenome de uma antiga e importante família de minas gerais, que teve princípio em tomé rodrigues nogueira do Ó [c.1674, ilha da madeira - d.1736, baependi, mg], guarda-mor de baependi [1736], que deixou vasta descendência de seu cas. com maria leme do prado, da parnaíba, sp (sl, i, 226). ver família nogueira da gama (v.s.). Nogueira da Silva - sobrenome de uma antiga família do rio de janeiro, que procede de clemente nogueira da silva [c.1588 - 23.04.1668, rio, rj], cap. da fortaleza de santa cruz, filho de manuel tomé da silva e de antônia nogueira homem - naturais da vila de catanhede, bispado de coimbra, portugal. deixou geração, do seu cas. no rio, em 30.04.1618, com maria gomes, fal. no rio, em 07.09.1640, filha de estevão gomes e de isabel lopes (rheingantz, iii, 17). indígena: no rio de janeiro, o mesmo cap. clemente nogueira da silva, citado acima, deixou geração com cecília, «índia do gentio da terra».

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1865197