Listas Nominativas ou Maços de População, que contém uma extensa série documental de caráter censitário produzida entre 1765 e 1850 e abrange a totalidade da população da Capitania e depois Província de São Paulo.
Os "Maços de População" são estruturados como listas nominativas anuais, que relacionam informações detalhadas sobre cada indivíduo, livre ou escravo, por domicílio: nome, idade, grau de parentesco ou de relação com o chefe do domicílio, estado conjugal, cor, naturalidade e ocupação, além dos dados sobre a atividade econômica do domicílio.
Os domicílios de cada vila eram reunidos por Companhia de Ordenança, em maior ou menor número, dependendo das dimensões da população. Ao final, tabelas ("mapas") resumiam as informações demográficas e econômicas por vila, permitindo a tabulação final dos dados referentes a todo o território paulista.
A série "Maços de População" pertence ao fundo Secretaria de Governo por acumulação e é composta por arrolamentos da população produzidos pelas Companhias de Ordenanças (1765-1831) e pelo Juízo Municipal distrital (1831-1850). A consulta de parte do conjunto que foi digitalizado, pode ser feita pelos filtros "localidade" e "período".
No nosso caso vamos verificar apenas os Maços de população do município de Itapetininga, que começaram em 1765 e estão dentro dos relatórios de Sorocaba.
A partir de 1772 começaram a surgir os Maços de população exclusivos de Itapetininga.
Vamos aqui relacionar tudo que contém esses relatórios.
Se você quiser ver os maços de população de outra localidade, escolha um ou mais filtros abaixo:
Temos em nosso poder as imagens digitalizadas dos microfilmes de 1769 até 1850.
Pessoas interessadas em ver alguns microfilmes deverá enviar email solicitando.
Vejam agora o resultado referente ao ano de 1772.
LISTA GERAL DE TODOS OS MORADORES DESTA NOVA VILLA DE
NOSSA SENHORA DOS PRAZERES DE ITAPETININGA - 1772