Ângela Isabel Nogueira do Prado nasceu em 1716 em Baependi-MG.
Segunda filha de Thomé Rodrigues Nogueira do Ó e Maria Leme do Prado.
Ângela casou-se com Capitão Domingos Teixeira Villela, filho de Antonio Teixeira e Mariana
Gonçalves, 23 de janeiro de 1743 em Baependi-MG. Domingos nasceu em Freguesia de Nossa Senhora
da Assunção, Termo de Chaves -Arcebispado de Braga - Portugal.
GP de Silva Leme VOL 1, pág. 497, item 4-1.
Conforme consta na revista da ASBRAP - volume 2, ano 1995, pág 164, 1-4, consta que
foram moradores de Campinas-SP no início de seu povoamento.
Tres filhas do casal:
Mariana Antonia , Ana Tereza e Angela Maria casaram-se com 3 irmãos Correa da Costa, filhos do casal José Correia da Costa e Apolonia Maria de São José, ambos nascidos na freguesia de Rabo de Peixe, Conselho da Ribeira Grande da Ilha de São Miguel, Bispado de Angra, nos Açores, que estabeleceu domicilio no lugar denominado Baependy,entre os anos de 1752 e 1753.
Mais tarde os três filhos do casal e as 3 esposas se transferiram para a freguesia de N.Sra. Varadouro, lugar denominado LAGOA., município de AYURUOCA, onde possuiram grandes glebas de terra, próprias para a extração de minérios e eram donos de vasta escravatura (1772). Como esses três irmãos estivessem indiretamente ligados a compromissos na Conjuração Mineira (1792) , não se encontravam muito sossegados na região e nem livres de perseguições políticas e, ainda por suas terras não produzirem o resultado desejado aproveitaram-se desses incidentes e resolveram afastar-se para mais distante de sua terra natal , seguindo para o Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre (RESENDE) a nova "Canaã" de então, não só pela salubridade do clima como também pela uberdade do solo, em princípios de 1794.
Quanto aos Fernandes Nogueira a quem se referiram, tenho que o primeiro membro com esse sobrenome foi Miguel Fernandes Nogueira, português, tabelião de Mogi das Cruzes em 1645 e que faleceu em 1664 na mesma Villa.
Foi casado com Joanna Collaço, daí a descendência, paulista , com entrelaçamentos com os Machado de Lima. (Eliana)
Revista da ASBRAP-2, página 164
Ângela e Domingos tiveram:
i. JOÃO LEME died in 1747 in Baependi (MG).
ii. MARIANA was born about 1743. She died in 1749 in Baependi (MG).
iii. TOMÉ JACINTO TEIXEIRA. TOMÉ married MARIA DA ROCHA DE CAMARGO
daughter of Cap. PEDRO DA ROCHA DE SOUZA and BENTA PAES DE CAMARGO in 1797 in Cotia (SP).
iv. JOAQUIM JOSÉ TEIXEIRA NOGUEIRA died on 22 de APR de 1832.
v. DOMINGOS TEIXEIRA NOGUEIRA (II).
vi. Cap. FILIPE NERY TEIXEIRA.
vii INÁCIO TEIXEIRA NOGUEIRA.
viii FRANCISCO ANTÔNIO TEIXEIRA.
ix LUCIANO TEIXEIRA.[Notes]
x Padre ANTÔNIO DE PÁDUA TEIXEIRA.
xi Padre JOSÉ TEIXEIRA NOGUEIRA (III).
xii MANOEL TEIXEIRA VILLELA
Um dos filhos do casal foi Joaquim José Teixeira Nogueira, nascio em Lavras/mg que casou-se em Itu com Ângela Izabel de Souza Camargo (descendente de Juseph de Camargo - famoso na Genealogia Paulistana e de uma bisneta de João Ramalho).
Um dos filhos de Joaquim José e Ângela foi o Capitão Francisco Teixeira Nogueira (nome de rua em Campinas), grande fazendeiro de café em Campinas e um dos chefes da Revolução Liberal de 1842, foi condenado à morte na prisão e depois recebeu indulto.
Uma das filhas de Francisco Teixeira Nogueira foi Francisca Emília Teixeira Nogueira, que foi casada com José Benedicto Pedroso do Amaral Camargo (filho do Sargento-mor José Pedroso do Amaral e de Maria Thereza do Amaral - ambos da Família Amaral Gurgel) , um dos filhos desse casal foi Antônio Nogueira Pedroso, que casou-se com a espanhola Urbana Casas Fábregas.
Revista da ASBRAP-2, pág. 163
Ângela faleceu em 1831 em Vila de São Carlos-MG.
(Eliana)