Sobrenome de origem geográfica. De carvalhal, subst. com., mata de carvalhos (Antenor Nascentes, II, 65).
Família originária de Portugal, Parece ter o seu solar no lugar de Carvalhal, junto à vila de Óbidos, ainda que alguns dizem fora no termo da Sertã.
Procedem de Pedro Gonçalves Carvalhal, Alcaide-Mor de Almada, que parece ser filho de Diogo Affonso Carvalhal, que passou de Castela para Portugal. Do seu cas. com D. Aldonça Rodrigues da Silva, da Casa da Silva, tiveram Martim Gonçalves de Carvalhal - de quem descendem os Carvalhais, e Iria Gonçalves de Carvalhal, mãe do condestável D. Nuno Alvares Pereira (Sanches Baena, II, 43; Gayo, Carvalhaes, Tomo IX, § 1, 176).
Brasil:
No Rio de Janeiro, entre as mais antigas, registra-se a de Pedro de Carvalhal [c.1616 - ?], que deixou descendência, a partir de 1647, com Maria de Souza (Rheingantz, I, 314).
Na Bahia, entre outras, registra-se a importante família Oliveira Carvalha (v.n.), proprietária do ofício de Alcaide-Mor de Vila Velha da Bahia.
Heráldica: um escudo partido em pala - na 1.ª, em campo de prata, um carvalho verde; e na 2.ª, em campo vermelho, um castelo de prata sobre um mar de azul e prata.
Timbre: um castelo com um ramo de carvalho na torre do meio.
Século XVI - Estevão de Carvalhal - Brasão de Armas datado de 28.04.1533: as armas dos Carvalhal. Diferença: uma flor de lis de ouro.