Dom Diogo Ordonez de Lara nasceu em 1582 na cidade de Zamora, no reino de Castela, atual Espanha.
Filho de Antonio de Oliveira Gago e Isabel Gonçalves.
Há um Diego Ordoñez de Lara, na Idade Média, famoso por haver, diante das muralhas de Zamora, desafiado todos os cavaleiros que lá dentro se encontrassem, por ocasião da morte do rei Sancho, que era seu primo. Possivelmente, esse homônimo medieval é ancestral de Diogo Ordoñez de Lara.
Dom Diogo era pessoa "de sangue muito ilustre, grande e ilustre cavalheiro das mais conhecidas e esclarecidas casas da cidade de Zamora, onde foi morador em casas próprias arrimadas junto à muralha da praça de Tortegrado, em cuja fachada se divisavam as armas dos seus ilustres apelidos".
Era morador da praça de Tortegrado, na freguesia de Santo Antonio e Santo Estevão.
Diogo casou com Antonia de Oliveira, filha de Antonio de Oliveira Gago e Isabel Gonçalves. Antonia nasceu em 1586 em Zamora - Espanha. Foi esposa de Antonio Chaveiro; Diego Ordóñez de Lara e André Fernandes. Ela faleceu em 1632 em Santana de Parnahíba - SP. Irmã de Antonio de Oliveira Falcão, o Velho; Manuel de Oliveira Falcão e Ines de Oliveira.
Foram pais de:
1.1.- Dom Diogo de Lara, nascido em Zamora. Casou-se em São Paulo-SP, com Magdalena Fernandes de Moraes, filha de Pedro de Moraes D'antas e de Leonor Pedroso.
1.2.- Francisco de Lara;
1.3- Jerônimo de Lara;
1.4- Maria de Oliveira;
1.5- Gabriel de Lara
1.6.- Catarina Dias;
1.7.- Maria de Oliveira;
1.8.- Gabriel de Lara;
1.9.- Manuel de Lara;
2.0.- Tomé de Lara
Dom Diogo Ordonez de Lara faleceu em 1632 em Santana do Parnaíba-SP