GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
ERNESTA XAVIER RABELLO ORSI
ERNESTA XAVIER RABELLO ORSI

Ernesta Xavier Rabello nasceu em São Paulo no dia 3 de dezembro de 1910.

Filha de Adolfo Xavier Rabelo e de Josefina Xavier Rabelo.

Estudou no Mackenzi College onde cumpriu seus estudos primários, formando-se em 1930, professora pelo instituto de educação Caetano de Campos, onde além de brilhante aluna, destacou-se também como declamadora.

Destacou-se por seus inúmeros empenhos e apoio a causas que beneficiaram a cidade de Itapetininga, tanto no âmbito social quanto educacional, sendo um dos grandes nomes de destaque de nossa cidade. 

 

Em 1928, na recepção que o então governador Júlio Prestes prestava ao Presidente Gugguri do Paraguai, Dna Ernesta foi declamadora oficial na solenidade de saudação ao visitante.
No ano de 1931, foi regente da escola no bairro de Pederneiras, no município de Tatuí. Quando na Revolução de 1932, ofereceu suas jóias a bem da causa Paulista, e cursou a Escola de Enfermagem, socorrendo soldados feridos na zona sul.
Em 1933, foi nomeada para o grupo Escolar de Cesário Lange e em seguida lecionou em Piraju, removida por concurso.

Em 1935 casou com o Sr. Júlio Orsi , tendo os filhos; Miriam, Mário Celso, Marilene e Marcio Aurélio Rabelo Orsi.

Em 1º de julho de 1938 permutou seu cargo passando a ser adjunta do Grupo Escolar Cel. Fernando Prestes, nesta cidade. Daí para frente, inclusive dirigindo o estabelecimento, integra-se em todas as atividades de nosso município.
Na Emissora local participou dos programas inaugurais e dirigiu grupos artísticos, nos anos de 1940 e 1950 e 1960. Colaborou no recensiamento nacional.
Em 1948, assumiu o cargo de Vereadora, sendo oradora oficial da recepção ao Bispo Diocesano, ocasião da entronização do crucifixo e recepção de bandeiras paulistas e brasileira.
Ainda no legislativo, destacou-se pela sua operosidade defendendo os interesses do povo.
Foi fundadora do Externato Anchieta, e organizadora do Grupo de Escoteiros "Anita Costa" .

Em 1950, recebeu o certificado de participação na Epopéia de 1932.
Sem renumeração alguma deu cursos noturnos na luta contra o analfabetismo. Foi idealizadora da Festa Pan-Americana, homenageando-se a República do Uruguai, e tal vulto tomou esta festa, que de sua sala de aula, vai para os meios sociais desta cidade.
Conseguiu para seu grupo escolar, o Gabinete Dentário, integrou-se na liga de defesa e assistência aos menores de nossa comarca, sendo em 25 de setembro de 1954, nomeada pelo juiz o local Vigilante de menores de nossa comarca.

Participou da comissão municipal na exumação dos heróis locais de 1932.
Por permuta passou a lecionar no grupo Escolar Major Fonseca, onde continuou sua tarefa, apresentando trabalho para a criação dos quintos anos primários, foi criadora das festas das nações, tendo colaborado com as comissões de festa de nossa sociedade.
Foi doadora de rica bandeira ao tiro de guerra 293, do qual foi a madrinha por muitos anos. Seu discurso na entrega da bandeira foi reduzido na Assembléia Legislativa.
A 3 de dezembro de 1958, aposentou-se como professora primária do grupo escolar Major Fonseca. Mesmo aposentada, o convite lhe foi formulado, passou a lecionar no Ginásio Industrial Estadual Darci Vieira.
A sua colaboração sempre foi ativa com os clubes e idealizações de festivais beneficentes, blocos carnavalescos, carros alegóricos para festas cívicas e etc.
Em 1960, integrou a Comissão do Museu Histórico e Pedagógico "Cel. Fernando Prestes e Julio Prestes.
Em 1963, recebeu a Medalha da Constituição que lhe foi conferida pela Assembléia Legislativa, merecida homenagem a qual acresceu no dia 2 de novembro de 1964.
A manifestação impressionante de estima, quando autoridades e o povo Itapetiningano comungaram a dor da família pelo seu falecimento.

A Câmara Municipal aprovou e o órgão executivo promulgou a lei no.1.142 de 11.12.1964. Denominando Ernesta Xavier Rabelo Orsi uma das ruas de Vila Maria nesta cidade.

A placa denominativa foi solenimente inaugurada durante festividades do dia do professor, realizada 15.10.1965.

Decreto de 18 de fevereiro de 1970. Dá a denominação de Professora Ernesta Xavier Rabelo Orsi ao grupo escolar de Vila Nova, em Itapetininga.
Roberto Costa de Abreu Sodré, governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais.
Considerando que Dna. Ernesta Xavier Rabelo Orsi prestou inestimáveis serviços a Revolução Constitucionalista de 1932 socorrendo soldados na zona sul.
Considerando que Dna. Ernesta Xavier Rabelo Orsi, colaborou, ainda com a revolução Constitucionalista de 1932 oferecendo suas jóias a bem da causa tendo recebido o certificado de participação na Epopéia de 1932.
Considerando que a homenageada distingiu-se como educadora, participando de todas as atividades sociais em prol da coletividade, no município de Itapetininga, incluindo a vereança, cujo exercício distingiu-se na defesa dos legítimos interesses dos munícipes.

Lecionou em Cesário Lange em 1933, mudando-se em seguida para Piraju.
Em 1º de julho de 1938 transferiu-se para o G. E. Fernando Prestes em Itapetininga. Dinâmica e idealista, participava de todos os movimentos educacionais, sociais e culturais que enfocassem Itapetininga e região.
Em 1948 assumiu o cargo de vereadora, sendo a oradora oficial da recepção ao Bispo Diocesano, ocasião da entronização do Crucifixo e recepção às bandeiras paulista e brasileira. Lecionou também no G.E. Major Fonseca. Doou uma rica bandeira do Tiro de Guerra 293, do qual foi madrinha por muitos anos. Depois de aposentada ainda lecionou no Ginásio Industrial Estadual Darci Vieira.
Em reconhecimento ao seu valor e à sua personalidade marcante, seu nome foi dado a uma rua localizada na Vila Maria.
Por decreto de 1970 o Governo do Estado denominou Ernesta Xavier Rabelo Orsi uma de nossas escolas.
É lembrada com muito carinho pelos itapetininganos e principalmente por aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la mais de perto.

Foi uma professora, educadora humanitária, escritora, carnavalesca, declamadora, radialista e musicista, nascida na capital, mas, tendo vivido a maior parte de sua vida em Itapetininga.

Faleceu em Itapetininga em 2 de novembro de 1964.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
14




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864540