GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
EURINY DE SOUZA VIEIRA
EURINY DE SOUZA VIEIRA

Euriny de Souza Vieira, carinhosamente conhecida como Dona Nica nasceu no dia 10 de junho de 1924, na cidade de Sete Barras.

Filha de Álvaro Cypriano de Souza e Alice Correia de Souza, ambos de Sete Barras-SP.

Tinha os irmãos: Wilde, Paulo, Elfrida, Evanira, Álvaro e Valdir.

Tinha ainda a Jocelina que era filha da primeira esposa da avó Ridalva.

Fez seus primeiros estudos em Itapetininga, onde se formou como professora primária pela Escola Normal Peixoto Gomide.

Iniciou sua carreira em junho de 1948 como professora primária na Escola Mista do bairro do Capinzal, em Jacupiranga.

Removeu-se para a Escola Mista do Bairro da Varginha, em Itapetininga, depois na Escola Mista do Bairro da Vitória, Escola Mista do Turvo dos Católicos, Escola Mista do Bairro Barra do Ribeirão da Serra, Escola Mista do Bairro do Capão Alto, Grupo Escolar Plácido de Paula e Silva em Registro, Escola Normal Dr. Fábio Barreto, também nessa cidade, Grupo Escolar Desembargador Bernardes Júnior de Itapetininga, Escola Mista do Bairro dos Veados, em Guareí e Grupo Escolar Coronel Fernando Prestes, em Itapetininga, permanecendo nesse alto mister por vinte e dois anos.

No dia 12 de setembro de 1970 tomou posse no cargo de Diretor de escola no Grupo Escolar Professor Luiz José Dias, em Ribeirão Branco, município de Itapeva. Depois foi pro Grupo Escolar Renato Rocha Miranda em Angatuba, Grupo Escolar Professora Regina Dias Antunes da Silva, em Apiaí; Grupo Escolar Cia. Agrícola Santa Helena em Capão Bonito e na Escola Estadual de Primeiro Grau Desembargador Bernardes Junior, em Itapetininga, onde se aposentou por tempo de serviço. 

Foi casada com Diomar Vieira, filho de João Christino Vieira e de Palmyra Maria Vieira. Ele nasceu em 1917 e faleceu em 1987.

Tiveram os filhos: Rejane Vieira, também professora; Renata Vieira, advogada; Álvaro Cristino de Souza Vieira, engenheiro e Ridalva Vieira, terapeuta ocupacional. 

Aliada ao seu alto amor pelo ensino, sempre trouxe um coração bondoso; um carinho humano; um alto espírito cívico de amor às localidades por onde passou oque levou a merecer de todos aqueles que a conheceram o maior carinho e respeito.

Quer como pessoa humana marcante, quer como educadora dedicada e ímpar, “Dona Nica” marcou profundamente o ensino de nosso Estado, sendo mais do que justa – se bem que ínfima se comparada com os serviços por ela prestados- se de sua denominação à Escola referida.

Euriny faleceu no Hospital do Servidos Público em São Paulo, no dia 23 de abril de 1983, com 58 anos, após profícua vida dedicada ao ensino e as comunidades onde prestou serviços como emérita educadora. Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento em Itapetininga.

A sua filha, a professora Rejane Vieira foi a primeira Diretora da Escola da Chapadinha. Ela nasceu em Itapetininga no dia 27 de outubro de 1949. Estudou na EE Major Fonseca e no Instituto de Educação Peixoto Gomide. Cursou Pedagogia e Letras na FFCL – Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras. Casou com o Reinaldo Luiz Vieira, filho de Joaquim Antonio Vieira e Floriza de Siqueira Vieira e tiveram o filho Diego Cristiano de Souza Vieira, nascido em Itapetininga no dia 17 de julho de 1994. Solteiro. Estuda engenharia civil na UNIP.

  Rejane Vieira - a primeira diretora da EE Eyriny na Chapadinha

Professor Reinaldo Luiz Vieira, Rejane Vieira e o filho Diego Cristiano de Souza Vieira

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
49




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864598