Em 1.850, quando Itapetininga foi elevada à categoria de cidade, havia necessidade de ser construída a sede de sua Câmara e do Fórum.
No ano de 1.852 foi construída a parte superior do prédio da Praça Marechal Deodoro, sendo que a parte térrea continuou abrigando a cadeia pública, enquanto que o andar superior passou a sediar a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Fórum a partir da data de 1.854.
Em 1.906 foi iniciada a reforma do referido prédio, enquanto que no ano anterior se construía o novo edifício localizado entre a rua Pedro Marques e a Avenida Francisco Válio, bela obra do arquiteto Ramos de Azevedo (o mesmo que projetou o prédio da Escola Estadual “Peixoto Gomide”).
Na gestão do Prefeito Pedro Dias Batista procedeu-se uma outra reforma no ano de 1.928, ficando ainda mais apresentável.
O Fórum ficou neste prédio, ainda hoje preservado e de recente restauração, até ser transferido para a Avenida Peixoto Gomide, com inauguração no dia 20 de junho de 1.959 onde se está situado hoje e funcionou durante algum tempo o Cartório Eleitoral e o Juizado Especial de Pequenas Causas. Atualmente funcionam duas varas criminais.
O Fórum, posteriormente, a partir de outubro de 1.989, passou para a atual sede, na Praça dos Três Poderes, no Jardim Marabá.