Francisco Alves Wey (Chico Wey) nasceu no dia 9 de outubro de 1933 em Tietê-SP.
Filho de Waldemar Wisseman Wey e de Aurea Alves de Lara.
Grau de Instrução:Superior Completo. Ocupação principal: Servidor Público Civil.
Professor, radialista, reporter da PRD-9 Rádio Difusora de Itapetininga.
Foi vereador em Itapetininga, Presidente da Câmara Municipal, foi candidato a Prefeito. Foi diretor da FKB.
Durante toda a sua existência , além de se dedicar com amor à religião, exerceu cargos considerados úteis a toda coletividade.
Religioso ao extremo e servindo a quem o procurasse, teve seu primeiro emprego como guarda penitenciário do antigo Instituto Penal Agrícola. Formado no magistério, e cursos superiores, passou a exercer os cargos de Diretor da Escola Agrícola da Chapadinha, Diretor do Mobral e
posterirormente professor na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (AEI) e professor e Diretor da FKB (Fundação Karnig Bazarian).
Foi vereador na Câmara de Itapetininga por várias gestões, tendo sido presidente do legislativo em três oportunidades. Trabalhou como assessor do saudoso deputado Ciro Albuquerque na Assembleia Legislativa paulista; foi assessor dos prefeitos José Carlos Tardelli e Ricardo Barbará.
Durante quase 20 anos foi o responsável editor do jornal Falado da antiga PRD9 - Difusora de Itapetininga, narrando comentando fatos ocorridos na região e as transmissões dos jogos de futebol pela emissora de rádio; foi também colaborador no jornal Folha de Itapetininga, sob a direção de Ivo Cerqueira. Membro da AJORI e Academia Itapetiningana de Letras.
Foi atuante futebolista, jogando pela Associação Atlética e por alguns anos atuou no basquete local.
Ele emergiu de condições não privilegiadas, conquistando à custa de esforço, de lutas e muito esforço, o lugar destacado em que chegou. Foi um dos símbolos de pertinácia e exemplo para todas as gerações futuras.
Francisco casou com a professora Eloá Ozi Wey, filha de Ozi. Eloá nasceu no dia 20 de agosto de em Itapetininga-SP. Ela faleceu no dia 18 de junho de 2020 em Itapetininga-SP.
Eles tiveram o filho: Francisco Henrique Wey nascIDO em Itapetininga.
Francisco Alves Wey faleceu no dia 31 de maio de 2018, com 84 anos em Itapetininga-SP e foi sepultado no dia 1º de junho de 2018 no Cemitério de São João Batista em Itapetininga.