Gertrudes Eufrosina Ayres nasceu em 1777 em Sorocaba-SP.
Filha do Tenente-coronel Paulino Ayres de Aguirre e de Ana Maria de Oliveira Leme.
Gertrudes casou com o Tenente-coronel Antonio Francisco de Aguiar, filho de Jeronimo de Almeida e Abreu e Leonarda Maria de Menezes Moura, no dia 3 de março de 1792 em Sorocaba-SP. Antonio nasceu em 1773 em Sorocaba-SP. Ele faleceu no dia 15 de abril de 1818 em Sorocaba-SP.
Ele também recebeu do governo uma sesmaria em Itapetininga, cujo texto que consta no livro Repertório de Sesmarias é o seguinte:
"Antonio Francisco de Aguiar, Estanislau José de Abreu, José Francisco de Aguiar e Antonio Xavier Paes.
Terras contíguas à sesmaria do padre Raphael Tobias de Aguiar, com quatro léguas de testada e outras tantas de sertão.
Principiando em Pinhal que se acha nos fins dos campos da Sesmaria do dito padre, na paragem apelidada de Cabaçaes, além do rio Itapetininga, frente a um charco.
Duas léguas de testada que correm para qualquer dos ventos da parte do Oeste para contestar com a sesmaria de Manuel Leme e que o sertão correrá para a parte do Sul a encontrar com a sesmaria que tirou o Padre Thomé Vieira de Almeida, ou intenta tirar, que terá quatro léguas mais ou menos e que do mesmo Pinhal correrão outras duas léguas para o Leste a intestar em uma volta do rio Itapetininga. (L 22 – fls 66 verso)."
Antonio e Gertrudes tiveram os seguintes filhos:
2. Anna de Aguiar – casou com o capitão Francisco Xavier Paes de Barros, viúvo de Rosa de Aguiar. Sem geração
3. Gertrudes Eufrozina de Aguiar - foi casada com Antonio Paes de Barros, 1º barão de Piracicaba, filho do capitão Antonio de Barros Penteado e de Maria Paula Machado.
Gertrudes Eufrosina Ayres faleceu no dia 17 de novembro de 1846, com 69 anos em Sorocaba-SP.
Irmã de Américo Antonio Ayres; Salvador de Oliveira Ayres; Maria Manoela de Oliveira Ayres; Escholástica Maria de Oliveira Ayres; Padre Manoel Paulino Ayres, Maria Perpétua Ayres, Anna Eufrosina Ayres e Pedro de Oliveira Leme.
Meia-irmã de Paulino Lourenço Ayres de Aguirre; Antonia Carlotta Ayres de Lima e Maria do Monte Carmello Ayres.