Sobrenome de origem italiana - de Grazia, com o sufixo pl. -ini.
Do latim gratia, graça, favor, benefício, que, nos ambientes cristãos, recorda a graça e a proteção de Deus e se torna nome próprio [Ciro Mioranza, Dic. dos Sobren. Italianos, 169].
Família originária da Itália estabelecida na Zona da Mata, Minas Gerais, para onde passou, por volta de 1898, Cézar Grazzioli, falecido em Ubá (MG).
Em Itapetininga tivemos o Sr. Orlando Grazioli, casado com Nella Mantovani Grazioli que tiveram filhos e netos e deixaram grande descendência.
https://jlnogueira.no.comunidades.net/margaret-grazioli-lopes-peretti
De onde vem o sobrenome Grazioli?
Os dados inseridos sugerem em Trentino-Alto Ádige, Lombardia, Vêneto, Ligúria.
Localidades mais frequentes para o nome GRAZIOLI
A família é originária de Castrocaro, de onde se mudou para Valtellina e daqui para Roma, onde praticava agricultura. Em 1823, ele comprou a propriedade Castelporziano, elevada a baronia em 1832, a favor de Vincenzo, pelo papa Gregorio XVI. Fernando II de Nápoles, em 1851, investiu o feudo de S. Croce di Maiano, com o título de duque, o próprio Vincenzo, que já havia obtido a nobreza romana com uma consulta no senado em 24 de setembro de 1843.
Don Pio, filho de Vincenzo e Marianna Londei, casou-se com Donna Caterina dos duques Lante della Rovere, daí o duque Don Mario, marido de Donna Nicoletta dos príncipes Bandini-Giustiniani e o barão Giulio, que acrescenta seu sobrenome Lante della Rovere . A família está registrada no Livro Dourado com os títulos de nobre romano (mf.), Barão de Castelporziano (m.), Duca (sn) (mpr.).
Veja ainda este: https://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/2017/02/13/a-aventura-da-familia-grazioli/