A Igreja Presbiteriana de Itapetininga foi organizada em 10 de maio de 1885 sob a denominação de “Egreja Evangélica Presbyteriana" fruto da Reforma Protestante do Século XVI por Martinho Lutero, numa reunião que passaria para os anais do presbiterianismo.
A mais antiga igreja protestante existente em Itapetininga, a Igreja Cristã Presbiteriana foi fundada pelo reverendo José Zacharias de Miranda que pastoreou a Igreja nos anos de 1885-1892, 1894-1898 e 1903-1905, ano que se mudou para o Rio de Janeiro e tornou-se Presidente do Presbitério das Igrejas Presbiterianas de lá.
Participaram do ato da fundação os membros José Barbosa da Silva e esposa Anna David Muzel, Fidélis de Siqueira Campos, entre outros mencionados no livro nº 1 de Registro de atas da igreja.
O Casarão do Reverendo Daffin foi o primeiro templo na Rua Monsenhor Soares, esquina da Rua José Bonifácio, onde depois foi sede do Clube Operário, atual Clube Recreativo Itapetiningano.
O templo atual fica na Rua Monsenhor Soares, nº 680 - no centro de Itapetininga. A sua pedra fundamental foi lançada em 11 de Julho de 1940.
A construção foi finalizada em 10 de maio de 1941, quando de sua inauguração.
Neste ano de 2017 fooram comemorados os 132 anos de existência da Igreja Presbiteriana em Itapetininga, que atualmente está sendo presidida pelo pastor Reverendo Rafael Corrêa Batista.
Dentro da memória de Itapetininga a Igreja Presbiteriana teve grande influência na evangelização e crescimento da cidade.