Waldomiro de Carvalho nasceu em Paraisópolis, no sul do estado de Minas Gerais, em 4 de março de 1897.
Filho de José Baptista de Carvalho Neto e de dona Preciliana Maria de Carvalho, familia de Itajubá-MG e residentes em Paraisópolis-MG.
Veio para Itapetininga em 1917 e aqui instalou a Farmácia São José, formado que era
Era considerado como médico pelas classes menos favorecidas e a elas dedicava-se intensamente.
Com apenas 31 anos de idade foi eleito presidente do Clube Venâncio Ayres; posteriormente, já em 1942, voltou a exercer esse cargo, e a partir de então, sempre esteve junto a essa Diretoria ou a influenciou, cuidando dos interesses
sociais de nossa cidade. Colaborou grandemente com a Associação Comercial, objetivando sempre o progresso de Itapetininga.
Durante a Revolução Constitucionalista de 32, designado para dirigir os serviços dos setores de Assistência Farmacêutica e de Abastecimento às Tropas da Frente Sul, desempenhou tão bem suas funções que recebeu da Assembléia Legislativa do Estado, a Medalha da Constituição e mais tarde, em
Foi membro da Comissão de Construção da Escola de Farmácia, então em funcionamento e também fez parte de seu Conselho Diretor, junto ao Curso Superior.
Tomou posse, como prefeito de Itapetininga, em 1948, tendo sido o primeiro prefeito a eleger-se por eleição direta, protegido pela Constituição de 1946.
Waldomiro casou com Alzira de Souza Alves (Zira), filha de Manuel de Souza Alves e Vicentina de Souza Alves (Vicenta). Alzira nasceu
Eles tiveram os seguintes filhos:
i. Waldomiro Benedicto de Carvalho (Xuca) nascido em 11 de janeiro de 1928.
ii. Valderez Carvalho nasceu
Waldomiro de Carvalho faleceu em 30 de dezembro de 1968 EM Itapetininga-Sp tendo sido sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento.
Seu nome consta da GALERIA DOS PREFEITOS DE ITAPETININGA - ano 1948
Veja biografia do Sr Waldomiro de Carvalho feita sob a forma de palestra no IHGGI - clique aqui