BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DR. JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE
A Biblioteca Pública Municipal de Itapetininga foi fundada em 1948 e instalada na Rua Venâncio Ayres, 389.
Depois ela teve que mudar para a Praça 9 de Julho, 518 no local onde está atualmente o Teatro Municipal Abílio Victor.
Em 13 de agosto de 1981 houve a inauguração de novas instalações da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, na rua José Bonifácio, 732. Na ocasião o Governador do Estado era o Dr. Paulo S. Maluf.
Utilizou também as instalações do Clube Recreativo Itapetiningano, até que em 18 de junho de 2004 foi reinaugurada, agora em novas instalações antes ocupada pelo Grêmio Estudantino na Rua Campos Sales, 175 no centro de Itapetininga.
A biblioteca conta com um acervo de mais de 10.000 livros, todos catalogados.
As informações acima foram dadas pelo bibliotecária responsável Sra Ivete do Nascimento Pereira e constam do nosso livro GENEALOGIA DE UMA CIDADE - volume I - Itapetininga - página 223. (setembro/2005)
O resposável atual é o Sr. Antonio Balinte. (2013)
Já estamos em 2019 e a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque continua na Rua Campos Sales, no prédio onde outrora funcionou o Grêmio Estudantino Itapetiningano.
O seu acervo conta com mais de 20 mil títulos, entre adulto, infantil, quadrinhos, livros didáticos e enciclopédias, além de material em braile e áudiolivro. A bibliotecária Talita Floriano Campos Delis é a atual responsável pela nossa biblioteca.
Esse prédio foi na Rua Monsenhor João Soares, esquina com a rua Dom Joaquim, ao lado da Igreja Matriz, onde está o Cartório no fundo do Clube Venâncio Ayres.
(Foto do acêrvo de Osvaldo de Souza Filho)
Tal casa primeiramente foi de Orestes Oris de Albuquerque, em seguida a mesma passou a pertencer ao Cel. Toniquinho Pereira (Antonio Vieira Sobrinho).
Depois a Associação Atlética de Itapetininga (A.A.I) comprou o imóvel com a doação da verba pessoal do Deputado Estadual Cel. Toniquinho Pereira.
Mais tarde a Associação vendeu-o para a firma Franciosi Imóveis que á a atual proprietária.
Conheço a situação desde quando era do Cel Toniquinho e posteriormente verifiquei ter sido do Sr. Orestes que após vende-la comprou outra, na mesma praça, que é aquela da esquina da rua Cesário Mota com a rua Saldanha Marinho, lado esquerdo de quem sobe a Cesário Mota que, posteriormente foi adquirida pelo ex-prefeito de Guareí, Abílio Egídio de Souza.
(Waldomiro B.Carvalho - Xuca)