O CLUBE VENÂNCIO AYRES foi fundado em 2 de fevereiro de 1888.
É, sem dúvida, o clube mais antigo do Interior do Estado de São Paulo incluindo a Capital.
(agradecemos a quem possa provar o contrário).
Assim, desde aquele ano (1888) vem funcionando ininterruptamente, em sua sede social no centro da cidade de Itapetininga, na Praça Mal Deodoro, a conhecida Praça dos Amores e desde 1978 também em sua sede de campo, à 5 km do centro.
Seu primeiro Presidente foi o Dr. JOSÉ XAVIER DE TOLEDO, juiz de Direito à época e, posteriormente, Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de S. Paulo e Patrono de rua central da Capital.
O clube teve ainda como Presidente ( na mesma época em que governava o Estado de S. Paulo) o Cel. FERNANDO PRESTES DE ALBUQUERQUE, que se candidatou para trazer a paz entre duas alas de sócios que disputavam a Presidência a ponto de rompimento.
Teve também como Presidente o médico CLÁUDIO DE SOUZA, posteriormente eleito membro a Academia Brasileira de Letras.
Além disso, vários Presidentes do Clube foram Prefeitos desta cidade.
O Clube congrega vasto número de sócios da melhor sociedade da região e da Capital.
Seu patrono é o Itapetiningano VENÂNCIO AYRES ( 1841-1885 ) – advogado e deputado Provincial pelo partido Conservador, atuando, com destaque, na Convenção Republicana de ITU, em 1873.
Lutador incansável pela libertação dos escravos, destacando-se ainda pela grande pregação pela causa republicana ,no Rio Grande do Sul, onde faleceu aos 40anos, em Santo Ângelo. É tão importante seus trabalhos e sua luta, que é nome de rua em várias comunidades gaúchas , inclusive dá seu nome a uma delas, considerada a Capital do Mate.