GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
SANTOS
SANTOS

Santos, sobrenome luso-espanhol de origem religiosa, resultado da abreviatura de Todos os Santos, era dado com freqüência a pessoas nascidas no dia 1º de Novembro, vindo mais tarde a ser adotado como nome de família.

O vocábulo português deriva da palavra latina sanctus que significa “santo”, “consagrado”. Originalmente, a idéia que se pode inferir do uso desta palavra é “separação para o serviço prestado às divindades”.

Quando se refere a pessoas, pode indicar uma pessoa especialmente devotada, o que a distingue das massas populares. Uma palavra associada a esta, e que ao mesmo tempo precisa ser diferenciada, é o adjetivo sacer (-cra -crum), que significa “sagrado”, “que não pode ser tocado, sem ser manchado ou sem manchar”, “consagrado”.

O adjetivo latino sacer indica um estado; e sanctus, o resultado dum acto. Sacer, em termos gerais, tem “hieros” como seu correspondente na língua grega.

No grego, hieros (equivalente a sacer) denota aquilo que é santo, em e por si mesmo, independentemente de qualquer julgamento ético.

Quando o nome é derivado do primeiro nome do pai ou da mãe, dir-se-á que tem origem patronímica ou matronímica.

Neste caso, Santos é derivado do nome próprio Santo, nome muito popular na Península Ibérica durante a Idade Média.

Neste caso, o apelido Santos significa assim “filho ou descendente de Santo” .

O sobrenome Santos pode ter também uma segunda origem: geográfica, se referido aos apelidos dos quais a origem se encontra no local de residência do portador original, como poder tratar-se do caso de Santos na localidade de Mação, no Brasil ou em Espanha, de uma região na Andaluzia, chamada “Sierra de Los Santos”.

Uma das mais antigas referências a este nome ou a uma variante é o registo de Martinho dos Santos, religioso português falecido em 1571, não se conhecendo, contudo, quaisquer linhagens em que uso de Santos se tenha transmitido de pais para filhos.

Defendem alguns autores o uso provável de Santos como segundo nome dado a crianças nascidas ou deixadas na roda dos expostos no antigo Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.

 

Segue alguns esclarecimentos sobre a origem do sobrenome Santos, elaborados por G.C. Santos:

O vocábulo português que deriva da palavra latina sanctus (-a -um), significa “santo”, “consagrado”.

Originalmente, a idéia que se pode inferir do uso desta palavra é “separação para o serviço prestado às divindades”.

Quando se refere a pessoas, pode indicar uma pessoa especialmente devotada e distinguindo-se das massas populares. Uma palavra associada a esta, e que ao mesmo tempo precisa ser diferenciada, é o adjetivo sacer (-cra -crum), que significa “sagrado”, “que não pode ser tocado, sem ser manchado ou sem manchar”, “consagrado”.

O adjetivo latino sacer indica um estado; e sanctus, o resultado dum acto. Sacer, em termos gerais, tem a hieros como seu correspondente na língua grega. No grego, hieros (equivalente a sacer) denota aquilo que é santo, em e por si mesmo, independentemente de qualquer julgamento ético.

sobrenome portuguêsSantos pode ser de origem patronímica. Quando o nome é derivado do primeiro nome do pai, ele é dito como sendo de origem patronímica, e quando é tirado do nome pessoal da mãe, ele é considerado de origem de origemmatronímica.

Neste caso, Santos é derivado do nome próprioSanto, nome muito popular na Península Ibérica durante a Idade Média. Osobrenome Santossignifica assim “filho ou descendente de Santo”.

Era muito comum na era medieval, crianças receberem o nome de Santo quando nasciam no dia de “Todos os Santos“.

sobrenome Santos pode ter também uma segunda origem. Pode ser habitacional, se referindo aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no local de residência do portador original.

Nomes habitacionais nos dizem de onde foi saído o progenitor da família, seja uma cidade ou um lugar identificado por uma característica topográfica.

Quanto aosobrenome Santos, este é derivado de uma região na Andaluzia, na Espanha, chamada “Sierra de Los Santos“.

Uma das mais antigas referências a estenome ou a uma variante é o registro de Martinho dos Santos, religioso português falecido em 1571.

 

 

Santos - Origem: Latim, Espanhol e Francês

O sobrenome Santos é originário da Itália e França.

Na Itália é `Santi` e possui um brasão de família. Os `Santos`, eram pessoas pertencentes a Nobreza Italiana.

A origem `Dos Santos` surgiu em relação aos casamentos entre uma mulher de sobrenome `Santos` e do marido também. Como naquela época não podia retirar o nome do pai e sim o da mãe, então ficava `dos Santos` que queria dizer Santos duas vezes.

Atualmente esse conceito mudou muito é já usado o sobrenome `Santos e Santos`.

Na França, Espanha e portugal o sobrenome `Santos`, tem origem Católica, dado a criança nascida no dia 1º de novembro, para a igreja católica é o `dia de todos os santos`.

Na frança também é um sobrenome nobre, sendo conhecido como `Santy` e `de Santy`.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
29




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816369