Longaretti, Longaro, Longari, são sobrenomes de origem italiana, Variantes da mesma raiz LONGARINI.
Longaretti é um sobrenome tipicamente Lombardo, com um ramo em Milano (Milão), sendo a maior concetração na região de Bergamo até Cremona.
Este sobrenome deve derivar diretamente ou por uma forma hipocorístico. por sobrenomes dialetais relacionados com a palavra lombarda Longh (Lungo) e provavelmente oriundo de uma alcunha, os fundadores desse sobrenome provavelmente eram homens magros e altos.
Longarini é específico da região central da Itália, se destacando na Umbria e Lazio (Roma). Alguns genealogistas acreditam que esse sobrenome possa derivar do nome ilirico Longarus, nome do Rei dos Dardanianos, um antigo povo da Ilíria, região ao norte da Macedônia.
Como lemos no AB Urbe Condita de Tito Livio “..Hac satis felici expeditione bello commisso reguli ac principes accolae Macedonum in castra Romana ueniunt, Pleuratus Scerdilaedi filius et Amynander Athamanum rex et ex Dardanis BatoLongari filius: bellum suo nomine Longarus cum Demetrio Philippi patre gesserat. pollicentibus auxilia respondit consul Dardanorum et Pleurati opera, cum exercitum in Macedoniam induceret,..”(texto em latim).
A tradução aproximada seria essa “…A guerra com a comissão de reis e príncipes insignificantes, vizinhos dos macedônios com esta expedição suficientemente bem sucedida, eles vêm para o acampamento romano, e da pleura Scerdilaedus, o filho do Dardanians e Amynander Bato, filho de Longarus: Longarus por sua própria conta com Demetrius, o pai de Philipi. suas ofertas de ajuda do cônsul da Dardanians e Pleuratus quando seu exército ia para a Macedônia…” – Nome também usado pelo pai de um chefe dos Dálmatas.
A falta de documentos naqueles séculos antigos, sobretudo na Itália, nos priva de informações mais antigas. Muitos dos registros estão em igrejas Católicas e nem sempre é possível obter permissão para extrair os registros, especialmente de casamentos, batismos e funerais.
Registra-se Luigi Longaretti, imigrou de Napoli (Nápoles), Itália para Nova York em 30.01.1892 com a idade de 24 anos. Seu vapor foi o Massilia. Veio solteiro.
Registra-se Emídio Longaretti, nascido em 23.03.1925, Picciano, Itália; filho de Rocco Longaretti e Maria Tommasa; imigrou para o Brasil em 1950, aonde chegou ao Rio de Janeiro. Veio solteiro.
Registra-se Maria Longaretti, nascida em 19.09.1924, Picciano, Itália; filha de Rocco Longaretti e Maria Tommasa; imigrou para o Brasil em 1956, aonde chegou ao Rio de Janeiro. Veio solteira.
Registra-se Robert Longaretti, nascido em 1843, Auckland, Durham, Inglaterra; imigrou para os Estados Unidos em 1861.
Registra-se Giovanni Longaretti, nascido em 14.08.1881, Costa Monticelli, Bergamo, Lombardia, Itália e falecido em 14.03.1953; casou-se com Anna Aricci; teve os seguintes filhos: Alesseo Longaretti, Giovanna Longaretti e Ottavio Longaretti.
Registra-se Madelaine Longaretti, nascida em 1916, Neuchâtel, Suíça e faleceu em 12.11.2005
Trento Longaretti (nascido em 27 de setembro de 1916) é um pintor italiano de Treviglio, na Província de Bergamo na Lombardia .Ele estudou na Academia Brera na década de 1930, onde foi ensinado por artistas de renome, incluindo pintores Aldo Carpi e Pompeo Borra, e escultores Francesco Messina e Marino Marini. Ele diz que a pintura é um “elixir de longa vida”, e continua a pintar e participar em exposições até no final da década de 90.
Ele estava na margem da Corrente movimento iniciado por seus amigos e colegas de classe na década de 1930 para se opor àNovecento Italiano movimento que foi influenciado pelo fascismo italiano. Ele foi convocado pelo Exército italiano em 1939, completando excursões de dever que até 1945, momentos que interromperam os seus trabalhos artísticos embora ainda lhe permitindo assistir a várias exposições, incluindo o artisti degli Mostra em Armi exposição no Palazzo delle Esposizioni, em Roma.
Em 1945, casou-se com Elsa Longaretti Ferrari, com quem teve três filhos. Os temas de suas obras do pós-guerra envolveu mais arte sacra, e ele adotou uma postura anti-guerra e oposição à violência, como resultado de seu serviço de guerra, que aparece com destaque em obras que retratam mães se opõem à violência. Humildade apresenta em muitas de suas obras, incluindo a representação de personagens como mendigos, vagabundos, e andarilhos, e temas como a solidão, o abandono, o exílio, a peregrinação, e da pobreza. Ele afirmou que prefere a criação de obras que são “acessíveis e imediatamente agradáveis”. Suas pinturas a óleo têm sido descritas como densa e oleosa como os de Paul Cézanne, e seu estilo que tem semelhanças com as configurações de fantasia de Marc Chagall e “cultura pictórica” de Egon Schiele. Suas pinturas têm sido descritas como “delicada e quase religiosa”.
A pintura levou a Longaretti a ganhar a “Cadeira de Pintura” e tornando-se o diretor da Accademia Carrara em Bergamo , em 1953, cargo que exerceu até sua aposentadoria em 1978. Ele mantém estúdios no Alta città de Bergamo e em Corniglia dentro do Cinque Terre que ele descreve como um dos lugares mais bonitos do mundo.