Coan, sobrenome de origem anglo-saxã, adotado por várias judaicas na Grã Bretanha.
De onde é que a família Inglesa Coan vem?
Qual é o brasão da família Inglesa Coan?
Para onde é que os vários ramos da família foram?
O nome Coan vem do antigo nome Anglo-Saxão que foi dado a uma pessoa que era considerada “sonhadora”, nome que é derivado do francês antigo “coquaigne” que se refere a um imaginário paraíso. Consequentemente outras referências mostram Cockaigne ou Cockayne como uma terra mítica medieval de extrema luxúria como é observado nos poemas como “The Land of Cockaige”.
Só recentemente a ortografia se tornou padrão no idioma Inglês. Como o idioma Inglês evoluiu na Idade Média, a grafia dos nomes mudou também. O sobrenome teve muitas variantes, que inclui Cockayne, Cokayne, Cocaine, Cokayn, Cokein, Cokkayn, Coan e muito mais.
Coan é primeiramente encontrado em documentos em Warwickshire, onde muitos comentam que está registrado no Livro de Domesday de 1327. Nesse livro há um exemplo de evolução de outros sobrenomes, como por exemplo o Sr Baddesley Ensor, um pároco, da união de Atherstone no condado de Hemlingford que mais tarde passou a ser conhecido como Baddesley Endeshower. Outro ramo da família Cockayne (ou Cokayne) estabeleceu-se em Asbourne, Derbyshire, Inglaterra, desde o século XII, onde eles possuíam as casas de Ashbourne Hall e Pooley Hall até os fins dos anos de 1600.
Hoje, há uma aldeola de nome Cockayne, devido a família que se estabeleceu-se nessa região e que está no cumede North Yorkshire, mas sua aldeia remonta a 1972, quando uma propriedade em Bransdale de 1925 acres foi transferida para o National Trust através do Fundo National da terra. A maior parte da aldeia é agora de propriedade do national Trust.
Registra-se Mike Coan, que aos 72 anos imigrou para os Estados Unidos em 1940 para Mineral Hill Election Precinct, Lemhi, Idaho. Ele nasceu no Eire (Irlanda) em 1868.
Registra-se James Coan, que aos 76 anos imigrou para os Estados Unidos em 1940 para New Orleans, Louisiana. Ele nasceu no Eire (Irlanda) em 1864.
Registra-se Pellegrino Coan, que imigrou para o Espírito Santo, Brasil, por volta de 1879; filho de Bernardo Coan e Maria Zanetti; nasceu na Itália. Chegou no Brasil com a idade de 39 anos, vieram consigo, sua esposa, Maria Coan de 33 anos, sua sogra, Rosa de 57 anos, seu filho, Bernardo Pellegrino Coan de 13 anos, seu filho, Giuseppe Pellegrino Coan de 11 anos, sua filha, Maria Pellegrino Coan de 9 anos, seu filho, Giovanni Pellegrino Coan de 6 anos, seu filho, Pasquale Pellegrino Coan e seu filho Pietro Pellegrino Coan de 1 ano.
Registra-se Francesco Meneghel, que imigrou para o Brasil. Chegou em 30.07.1879 em Porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina, Espírito Santo, Brasil na idade de 38 anos. Ele natural de Treviso, Veneto, Itália; vieram consigo sua esposa Francesca Coan de 41 anos, seu filho, Domenico Meneghel de 10 anos, sua filha, Ida Antonia Meneghel de 4 anos e sua filha Rosa Maria Meneghel de 2 anos.
Registra-se Antonio Serafin, que imigrou para o Brasil. Chegou por volta de 1879 no Espírito Santo, Brasil na idade de 61 anos. Ele natural da Itália; vieram consigo sua esposa Angela Coan de 55 anos, sua filha, Chiara Serafin de 22 anos, sua filha, Filomena Serafin de 14 anos, sua filha, Elisabetta Serafin de 11 anos e seu filho Giacomo Serafin de 8 anos. A família viajou a bordo do vapor Kronprinz Friedrich Wilhelm.
Na cidade de São Miguel Arcanjo-SP encontramos uma família com este sobrenome.
Conhecemos a dona Yolanda Coan Ramos, funcionária da Câmara Municipal daquela cidade. Um de seus filhos Danilo Coan Ramos é o Secretário Municipal da Cultura na atual gestão.
Em Pilar do Sul - SP encontramos a dona Leni Coan Ramos que casou no dia 25 de julho de 1980 com Claudinei de Góes Vieira, com quem teve 4 filhos: Everton, Hudson, Evelin e Érica, todos nascidos em Pilar do Sul. Dona Yolanda e dona Leni são filhas de José Ramos e Genoefa Coan Ramos, uma mistura de italiano com espanhol. Eles moravam em Tietê-SP.
(Ver informação contida na página 124 do livro GENEALOGIA DE UMA CIDADE - PILAR DO SUL)
Temos mais uma informação sobre esta família de sobrenome COAN:
Após a travessia do oceano por 30 dias o grupo de imigrantes vindos de Cordignano da Italia pelo navio de maior porte” Scrivia” até Florianópolis, deste ponto até Laguna por navio menor .