Veronezi - O sobrenome familiar Veronezi foi classificado como sendo um toponímico, palavra derivada do grego, composto de “tópos” (lugar) + “nomos”, nome: designação de sobrenomes derivados de lugares ou acidentes geográficos.
Nestes casos, topônimos nada têm a ver, diretamente, com apelidos da família mas, sim com o estudo da origem dos nomes de acidentes geográficos que, pôr sua vez foram adotados como sobrenome em muitas famílias.
Este sobrenome é inexistente na Itália, trata-se de uma clara alteração gráfica de Veronesi que por sua vez é muito freqüente e difundido em grande parte do território italiano, mormente no centro-notre.
Forma plural de Veronese que se define com a expressão medieval Casata del Veronese, pluralizada em Casata dei Veronesi (clã, núcleo familiar dos Veronese).
Veronese deriva de Verona, mediante o acréscimo do sufixo -ese, indicativo de gentílico, de proveniência de local. Como sobrenome relembra habitante oriundo dessa cidade.
Atualmente na Itália encontra-se o sobrenome Veronesi em 626 municípios, concentrando-se sobretudo nas seguintes regiões: Emília-Romanha, Lombardia, Piemonte, Trentino-Alto Ádige, Vêneto, Friuli-Venécia Júlia, Toscana e Lácio.
Atilio Veronezi, foi o imigrante desta família que se instalou no Barracão logo nos primeiros anos de implantação da Colonia Grão Pará (1877).
Em Maringá temos uma família com esse sobrenome, com descendentes em diversas cidades dos Paraná.
Uma variante dessa família encontramos na cidade de Floresta-PR.
(Carmem, Célia e Cristina)