João Ayres de Camargo e SOuza nasceu em Itapetininga no dia 20 de setembro de 1882.
Filho de Frederico Camargo e Souza e Carolina de Oliveira Ayres de Souza.
Casou com Aurora de Moraes Rosa, filha de Irineu de Moraes Rosa e Honória Rolim da Rosa.
Aurora faleceu em 20 de março de 1962 e seu corpo foi sepultado no Cemitério do Santissimo Sacramento em Itapetininga, na ala 2, rua 10, túmulo 10.
O Prof. João Ayres de Camargo foi capitão de patriotas do Estado Maior da Coluna Sul, partícipe da Revolução de 1924 (aos 32 anos), professor de ensino médio e fundamental na cidade e na região após ter sido formado na Escola Normal Peixoto Gomide (aos 17 anos) e juiz de paz e secretário do Clube Venâncio Ayres por vários mandatos.
Sua participação na Revolução de 1932 (aos 40 anos) se deu entre as várias lideranças civis que foi no setor de apoio logístico, no fornecimento de alimentos a população retirante das zonas de combate.
Por esses e outros atributos que a História não nos deixou legado, o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga (http://pec.itapetininga.com.br) e o Núcleo MMDC de Itapetininga
(http://mmdc.itapetininga.com.br) com o apoio do IHGGI-Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (http://ihggi.itapetininga.com.br) estão preparando a publicação de PATRIOTAS DA COLUNA SUL obra escrita pelo Prof. João Ayres de Camargo em 1925 e que retrata a participação de cidadãos de nossa cidade na Revolução de 1924 ao lado da legalidade.
João Ayres de Camargo faleceu em Itapetininga no dia 12 de dezembro de 1961.
O falecimento do prof. João Ayres de Camargo se deu por câncer gástrico aos 68 anos.
GP - Vol. VIII - página 425
Outras informações:
Leonor Ayres de Camargo - 1897–
Família do pai com Maria Vieira da Silva
pai - Frederico Theodoro de Camargo e Sousa - 1841–1926
madrasta Maria Vieira da Silva - 1861–
meio-irmã
Noemia de Camargo e Sousa - 1895–
meio-irmã Risoleta de Camargo e Sousa - 1896–
meio-irmã Risoletta de Camargo e Sousa - 1902–1902
Família com Aurora de Moraes Rosa
João Ayres de Camargo e Sousa
esposa Aurora de Moraes Rosa
filha - Maria de Moraes Rosa Ayres Sousa - 1912–1913
filha - Diva Ayres de Camargo
filha - Therezinha Ayres de Camargo
filha - Maria de Moraes Rosa Ayres Sousa
Nascimento: Abril 1912 29 — Itapetininga, SP, Brasil
Falecimento: 14 Janeiro 1913 — Itapetininga, SP, Brasil
Seus familiares D. Rosângela Vicente Camargo atualmente residentes em São Paulo, foram contatados e agradecemos aos amigos genealogistas Afrânio e José Luiz Nogueira por tê-los descoberto.
Esta publicação será em versão digital, gratuita e sem fins lucrativos, a ser lançada este ano de 2015, comemorativo dos 90 anos da edição de 1925.
Além da biografia do autor que estará nessa edição, o Portal convidou também o Cel Cláudio Moreira Bento, presidente da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil, para prefaciá-la.
O Portal deseja ainda almeja prestar uma homenagem ao Prof. João Ayres de Camargo colocando uma placa em seu túmulo sem ônus algum e com autorização da família (atualmente seu túmulo está sem a placa original de bronze por ter sido roubada há alguns anos) constando sua situação de veterano de 1924 e de 1932 (vide placa em anexo).
Agradecemos de coração a todos que nos ajudaram direta e indiretamente nessa pesquisa.
Em frente para a vitória!
prof. Jefferson Biajone
Jan 20, 2015
Prezada Sra. Rosangela Vicente de Camargo
Familiar do Sr. João Ayres de Camargo
Saudações de Itapetininga/SP.
É com grata satisfação que comunicamos (em anexo) fotos da placa em homenagem ao Sr. João Ayres de Camargo, autor de Patriotas Paulistas (1925), veterano das revoluções de 1924 (capitão da Coluna Sul) e 1932 (liderança civil) e digno antepassado de vossa familia.
Estivemos hoje no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento onde afixada foi placa de azulejo em seu túmulo. Verá nas fotos que ele se encontra sepultado ao lado da esposa, D. Aurora de Moraes Rosa. E que a placa que outrora existiu com o nome dele foi há anos roubada, restando apenas o local onde existiu.
O Núcleo Paulistas de Itapetininga! As Armas!! da Sociedade Veteranos de 32/MMDC e o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga agradece a senhora e todos os familiares desse bravo paulista, integrante da qual a família Camargo muito tem do que se orgulhar, pela oportunidade que nos foi concedida em prestar essa homenagem a ele.
Uma imagem da placa colocada consta também neste link
http://mmdc.itapetininga.com.br/azulejos.htm
Outrossim, a edição comemorativa dos 90 anos de Patriotas Paulista encontra-se em fase final de produção (versão digital apenas e gratuita, sem fins lucrativos) e em breve será encaminhada para a senhora e para todos os nossos colaboradores, entusiastas e estudantes da odisseia itapetiningana da Coluna Sul de 1924.
Esta obra foi digitalizada e conta com prefácio do Cel Cláudio Moreira Bento, presidente-fundador da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil (http://www.ahimtb.org.br/), o que contribuiu para enriquece-la ainda mais.
Atenciosamente e grato
prof. Jefferson Biajone
Fev 24, 2015