GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
JOÃO BATISTA CASTANHO SOBRINHO (TISTA)
JOÃO BATISTA CASTANHO SOBRINHO (TISTA)

2017, Sorocaba, João Batista Castanho Sobrinho

João Batista Castanho Sobrinho, filho de Accácio Castanho de Almeida e Joana Pires Castanho, nasceu em 25/4/ 1932 em Guareí, onde passou a infância e onde foi alfabetizado pelo professor Ezequiel Castanho de Almeida. Daí saiu criança em 1942.

Conhecido em casa e entre os amigos por Tista, na sociedade por Castanho e nas empresas por Dr. Castanho, passou sua infância e adolescência em Guareí, Santo Antonio da Alegria e São Sebastião da Grama, a adolescência em São João da Boa Vista e Mococa, a juventude em Sorocaba, São Paulo e São José dos Campos.

Desde 1948 em Sorocaba, fez o curso colegial durante o dia e o curso normal à noite, curso este que não concluiu por ter sido convocado pelo Tiro de Guerra.
Foi aprovado nos exames vestibulares para o ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica - de São José dos Campos, em cuja escola fez o curso de Engenharia Aeronáutica de 1953 a 1957.
Aí também cursou o CPOR-Aer-SJ, tendo sido declarado em 1954 Aspirante a Oficial da Reserva Técnica da Aeronáutica em cerimônia cujo Paraninfo foi o Tenente-Brigadeiro Eduardo Gomes, então Ministro da Aeronáutica.

Foi casado com Maria José de Barros Castanho, também guareiense – falecida em 1º/12/2020 em Sorocaba. Casou em 16/7/1957 em Guareí, com quem gerou seis filhos, dos quais um é falecido, e, dos filhos, nove netos e mais quatro bisnetos.

Trabalhou no CTA em São José dos Campos, na Willys Overland do Brasil - depois Ford do Brasil - em São Bernardo do Campo, na Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida em Sorocaba, e no CTI - Centro Tecnológico para Informática - em Campinas, órgão do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Na Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida iniciou com engenheiro de manutenção e cresceu na Empresa, da qual chegou a ser Diretor Administrativo da Usina. Aí foi responsável pela instalação da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - ajudou a fundar a Cooperativa de Consumo dos Funcionários, o GECA - Grêmio Esportivo Cultural Aparecida - e, durante seis anos, foi Conselheiro do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - de Sorocaba.
Ajudou a fundar e foi sócio e Diretor da TRAÇO – Transportadora de Aços Limitada – na Rua Padre Madureira, da SPS - Suprimentos para Siderurgia Limitada – na Rua Dr. Luiz Mendes de Almeida, e da DATOR - Serviços de Informática Limitada, na Rua Miranda de Azevedo, esquina com a Rua da Penha, todas essas empresas com sede em Sorocaba.

Fez muitas viagens a serviço para a região metropolitana de São Paulo, para os estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e para a Argentina, Itália, Inglaterra e França, de onde foi conhecer Genebra, na Suíça.
Foi Membro do IBS - Instituto Brasileiro de Siderurgia - Presidente da AEAS - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba - no biênio 1971/72, quando também foi membro da Comissão de Desenvolvimento Industrial da Prefeitura de Sorocaba.

Foi Diretor-fundador do SOS - Serviço de Obras Sociais de Sorocaba - Secretário do Rotary Club de Sorocaba-Leste, participou em 1976 de um Ciclo de Estudos da ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - em Sorocaba em 1977. Foi Vice-presidente-fundador da ASIEMME - Associação Sorocabana das Indústrias Eletro-Mecano-Metalúrgicas – e Diretor eleito para o biênio 1981/83 do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - de Sorocaba.

Em 1981/83 foi membro da congregação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba - e por cerca de dez anos Diretor da CAS - Cáritas Arquidiocesana de Sorocaba.

Ao sair de Sorocaba em 1983 foi homenageado com uma Placa de Prata e recebeu o título de Sócio Honorário da AEAS - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba.
Em 1983 foi trabalhar em Campinas no CTI - Centro Tecnológico para Informática - órgão do MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, onde foi Adjunto do Diretor Geral e depois Diretor Administrativo e Financeiro. Aí fez parte do grupo que fundou a ASCTI - Associação dos Servidores do CTI.
Foi Diretor do uma empresa estatal da Prefeitura de Campinas de nome CIATEC, cujo objetivo era atrair empresas de alta tecnologia para a cidade.

Aposentou-se em 1º de abril de 1991 e voltou a residir em Sorocaba.

Em 8/11/2018 foi homenageado pela AEAS na Câmara Municipal de Sorocaba com um Voto de Congratulações.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
31




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864560