José Alves dos Santos Neto nasceu em Itapetininga no dia 19 de março de 1971. Tem o apelido de Zé Neto.
Filho dos saudosos Therezinha Malatesta e Zezo Alves dos Santos e sobrinho da também saudosa Dalva Alves dos Santos.
Após se formar em Educação Física na USP, ele integrou o corpo docente das FKB de Itapetininga. Teve entre seus incentivadores João Trindade Gomes Filho, o professor Coca, que leva o nome do Complexo Esportivo Municipal na Vila Barth, em Itapetininga.
Na vida profissional, comandou as equipes do Paulistano/SP, Palmeiras/SP, Joinville/SC, Flamengo/SP, Levanga Hokkaido/Japão.
Durante os seis anos em que esteve à frente do Flamengo, ele conquistou quatro títulos do NBB, uma Liga das Américas, cinco estaduais e um Mundial (Torneio Intercontinental de 2014). Após deixar o clube, em 2018, teve seu nome ventilado em várias equipes do Brasil e do exterior. Sua ida ao Japão foi uma tentativa de evoluir o basquete no país asiático, que será sede dos Jogos Olímpicos em 2020.
Depois de um promissor começo profissional no Paulistano onde conseguiu o vice-campeonato Paulista em 2005, José Neto teve passagens apagadas tanto por seleções brasileiras de base (foi nono com a Sub-19 no Mundial da Letônia em 2011) e Palmeiras, até chegar ao Joinville, onde fez ótimo trabalho no NBB-4 (campanha de 14-14 com um elenco modesto e indicado a ser o Técnico do Ano).
O sucesso no clube catarinense fez com que fosse chamado para assumir o Flamengo em 2012, sendo o responsável pela renovação do elenco e retomada das grandes conquistas do clube carioca.
Em 15 de maio de 2018 Zé Neto deixa o comando do Fla Basquete após 6 anos no clube.
Depois de uma rápida passagem pelo Japão foi contratado pela Seleção feminina do Brasil.
Troféu Ary Vidal - Treinador do Ano: 2016[10]
Eleito Melhor Treinador da Década no NBB (2009–2019)[11]
O itapetiningano José Alves dos Santos Neto participou do pódio na premiação da medalha de ouro para a seleção feminina de basquete, campeã nos Jogos Pan-americanos 2019, no Peru.
Foi um resgate da hegemonia do basquete nacional, pois a última conquista foi em 1991, em Havana, em Cuba, quando Hortência, Magic Paula e companhia derrotaram as anfitriãs na decisão.
Na campanha vitoriosa do título nos Jogos Pan-americanos, o time brasileiro derrotou o Canadá, Porto Rico e Paraguai- na primeira fase- a Colômbia, na semifinal e as norte-americanas na grande final.
Neto aceitou o convite da CBB-Confederação Brasileira de Basquete para dirigir a seleção feminina, em maio deste ano. Introduzindo uma nova metodologia na modalidade, o técnico não só conquistou o respeito como a confiança dos esportistas.
José Neto trabalhou na comissão da seleção brasileira masculina por 12 anos e participou de campanhas relevantes, como a Olimpíada de Londres 2012, a Copa do Mundo da Espanha 2014 e o título do Pan de Toronto 2015. Liderou a equipe em diversas ocasiões, conquistando a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano 2014.
Referências