GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
JOSÉ LEONEL FERREIRA
JOSÉ LEONEL FERREIRA

Cel. José Leonel Ferreira nasceu em 1794 em Paranapanema - SP.

Filho de Antônio Francisco Ferreira e de Anna Nunes de Siqueira.

Foi o mais velho dentre os quatro filhos de Antonio Francisco Ferreira e Anna Maria Nunes de Siqueira.

Casou em 9 de Janeiro de 1826, na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga com Vicência Maria de Proença, nascida em 1801, filha de Lourenço José Brizola Filho e de sua primeira esposa Rosália Maria de Proença. Foram testemunhas: o tenente José Antônio da Rocha e Thomé de Almeida Lara.

Vicência nasceu em 1801 em Itapetininga. Ela faleceu no dia 31 de maio de 1830 em Itapetininga-SP.

Aos trinta e hum dias do mês de Maio de mil oito centos e trinta annos, nesta Freguesia, faleceu da vida presente, sem Sacramentos por ser apressada sua morte, Vicencia Maria de Proença, de vinte e oito annos, casada com JOSE FERREIRA LEONEL; seu corpo foi por mim acompanhado, recomendado, e sepultado dentro desta Matriz, involto em pano preto, de que fis este assento.

José e Vicência tiveram os seguintes filhos:     

      i.   Joaquim Leonel Ferreira nasceu no dia 20 de outubro de 1827 em Itapetininga-SP. Ele faleceu em 1913.

     ii.  Maria Francisca do Nascimento Leonel Ferreira nasceu em 1826 em Itapetininga-SP. (Nhá Lia). Casou em 9 de Setembro de 1846, em Itapetininga com seu tio, o Capitão José Leme Brizola, nascido em 2 de Janeiro de 1819, em Itapetininga (batizado em 18 de Janeiro de 1819), filho de Lourenço José Brizola Filho e de ESCHOLÁSTICA MARIA DA SILVA. José faleceu em 1890. José Leme Brizola teve filhas que foram casadas com netos do Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros. Brizola lutou muito pela emancipação de São Miguel Arcanjo.

Tendo falecido Vicência, o Cel. José Leonel Ferreira casou pela segunda vez em 31 de Outubro de 1830, em Itapetininga, com sua cunhada Maria Perpétua Brizola de Siqueira, filha de Lourenço José Brizola Filha e de sua segunda esposa, Escholástica Maria da Silva. Maria Perpétua nasceu no dia 4 de maio de 1811 em Itapetininga-SP. Ela faleceu no dia 1º de janeiro de 1859 em Itapetininga-SP.

 Aos doze de Mayo de mil oito centos e onze anos, nesta Matris, o Vigario Coadjutor Manuel Paulino Ayres baptizou e pos os santos Oleos a inocente MARIA, nascida aos quatro deste mesmo mez e anno, filha de Lourenço Joze e Escholastica Maria; forão padrinhos Salvador de Moraes e sua mulher, Gertrudes Maria, todos desta Vila, e para constar se fes este assento.

Foi a mais velha dentre os dez filhos de Lourenço José Brizola Filho e de Escholástica Maria da Silva.

Aos trinta e hum dias do mês de Outubro de mil oito centos e trinta annos, nesta Matriz, com Portaria do Reverendíssimo Provisor e Vigário Geral do Bispado; depois de Dispensados do impedimento do primeiro grau de Afinidade Lícita em linha transversal, em minha presença e das Testemunhas Manoel da Costa Brizola e Custódio Mariano, casados, se receberão em Matrimônio JOSÉ LEONEL FERREIRA, viúvo da falecida Vicência Maria, com MARIA PERPÉTUA, filha Legítima de Lourenço José Brizola e Escolástica Maria; ambos naturais desta Villa; não souberão dizer os nomes dos avós; Logo receberão as bençoens na forma da Igreja; de que fis este assento.

 A segunda esposa é meia-irmã da primeira esposa. O nome dela aparece como Maria Perpétua de Siqueira em algumas publicações. 

number (batch): M68755-4

 Ao primeiro de Janeiro de mil oito centos e cincoenta e nove annos, nesta Parochia, faleceu MARIA PERPETUA, de idade de quarenta annos mais ou menos, mulher de Jose Leonel Ferreira, seu corpo jaz na Matriz.

Maria Perpétua faleceu em 1ð de Janeiro de 1859, em Itapetininga.

  SL - vol. VI - página 32.

José e Maria tiveram os seguintes filhos:

  3- Carolina Leonel Ferreira, nascida em Março de 1837, em Itapetininga. Carolina faleceu em 1ð de Setembro de 1837, em Itapetininga.

  4 - Leonardo Leonel Ferreira, nascido em Janeiro de 1839, em Itapetininga. Leonardo faleceu em 23 de Novembro de 1840, em Itapetininga.

  5 - Major Mariano José Leonel Ferreira nasceu em 1841 em Itapetininga-SP. Ele faleceu em 1898.

  6 - Ana Flora de Siqueira. Ana casou-se com Luiz Braga.

  7 - Placidina Eulina Ferreira de Melo nasceu em Itapetininga-SP. Ela faleceu em SP. Placidina casou-se com Francisco de Almeida Melo. Francisco nasceu em Piraju-SP. Ele faleceu em SP.

  8 - Francisca Emilia Leonel Ferreira nasceu em Itapetininga-SP. Ela faleceu no dia 12 de abril de 1900 em Capão Bonito - SP. Francisca casou com o Coronel Emígdio José da Piedade no dia 21 de abril de 1853 em Itapetininga-SP. Emigdio faleceu no dia 30 de março de 1910 em Espírito Santo do Turvo - SP.

 Fonte: Cronologia Paulista de José Jacinto Ribeiro - páginas 571 a 573.

  9 - Romana Cândida Ferreira. Romana casou-se com João da Palma Carneiro Giraldes.

10 - Maria Joaquina Leonel Ferreira nasceu em 1845 em Itapetininga-SP. Maria casou com Cel. Pedro Dias Baptista, filho de Capitão Ignácio Dias Baptista e Flávia Domithila Monteiro. Pedro nasceu no dia 26 de abril de 1831 em Itapetininga-SP. Ele faleceu no dia 25 de outubro de 1893 em Avaré - SP.

11 - João Leonel Ferreira. João casou-se com Maria.

12 -Januária Perpétua Leonel Ferreira nasceu no dia 17 de julho de 1848 em Itapetininga-SP. Ela faleceu no dia 31 de dezembro de 1921 em Itapetininga-SP e foi sepultada em Cemitério São João Batista em Itapetininga. Januária casou com o Alféres José Nunes Vieira, filho de Manoel Nunes Bicudo e Filicia Maria Nunes, em 1º de dezembro de 1866 em Itapetininga. José nasceu no dia 7 de maio de 1833 em Itapetininga. Ele faleceu no dia 5 de março de 1892 em Itapetininga e foi sepultado no Cemitério São João Batista em Itapetininga.

 13 - Clementina Leonel Ferreira nasceu em Itapetininga-SP. Ela faleceu antes dezembro 1936. Casou em 1ð de dezembro de 1866, em Itapetininga, com o Alferes João Monteiro de Carvalho Junior, nascido em Itu, filho de João Monteiro de Carvalho e de Maria da Conceição Siqueira. Clementina e João faleceram antes de 1936.

 14 - Comendador Eugênio Leonel Ferreira nasceu em Itapetininga. Comendador, poeta,com livros publicados, entre os quais Hera, Lira Hebraica, e outros. Nascido em Itapetininga. Casou em 14 de Junho de 1873 em Itapetininga com Maria das Dores de Moraes Leme, na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.

15 - Henriqueta Leonel Ferreira nasceu no dia 24 de março de em Itapetininga. Casou com seu sobrinho Xisto Leme Brisola, filho de José Leme Brizola e Maria Francisca do Nascimento Leonel Ferreira, no dia 13 de agosto de 1872 em Itapetininga. Xisto nasceu no dia 6 de agosto de 1849. Ele faleceu no dia 10 de dezembro de 1925 em Itaporanga-Sp e foi sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento em Itapetininga.

 16 - Elisa Leonel Ferreira nasceu no dia 24 de outubro de 1858 em Itapetininga. Casou em 9 de Setembro de 1873, em Itapetininga, com Antonio José da Rosa. Sem filhos. Após a morte de Elisa, Antonio casou-se pela segunda vez, com Maria Leopoldina.

 O Coronel José Leonel Ferreira foi pai de cinco filhos e onze filhas.

José Leonel Ferreira teve pelo menos 94 netos e netas, 244 bisnetos e bisnetas, e 440 trinetos e trinetas, 499 tetranetos e tetranetas, 541 pentanetos e pentanetas, 234 hexanetos e hexanetas, além de 18 heptanetos e heptanetas (em um total de pelo menos 2.086 descendentes), que aumenta todos os dias.

 Genearc

 number (batch): M68755-4

 Ele faleceu em São Paulo - SP.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
5




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1817990