GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
LEME DA SILVA
LEME DA SILVA

Uma das mais antigas e principais famílias de São Paulo, que procede de três filhos dos ilhéus Braz Esteves e de Leonor Leme, filha de Pedro Leme, patriarca desta família Leme (v.s.), em São Paulo.

O primeiro, Pedro Leme, natural de São Vicente, foi cas. com Helena Prado, filha de João Prado, patriarca desta família Prado (v.s.), de São Paulo. Deste matrimônio nasceu Domingos Leme da Silva, que deixou numerosa descendência de seu 1.º cas., em 1630, com Francisca Cardoso [c.1608, SP - 1678, SP], filha de Antônio Lourenço e Isabel Cardoso, e bisneta de Braz Cardoso, patriarca desta família Cardoso (v.s.), em São Paulo.

O segundo, Mateus Leme, nat. de São Vicente [? -1633, SP], foi cas. com Antônia de Chaves, também de São Vicente [? -1610, SP], filha de Domingos Dias e de Mariana Chaves, de quem descendem os Chaves (v.s.), de São Paulo. Deste matrimônio nasceu Francisco Leme da Silva [? -1657, SP].

Também descende deste segundo casal, o grande genealogista Luiz Gonzaga da Silva Leme [03.08.1852, Bragança, SP - 13.01.1919, SP], a que, a genealogia brasileira deve a atualização da «Nobiliarchia Paulistana», de Pedro Taques, até o limiar do nosso século. Fez os preparatórios no Seminário de São Paulo, bacharelando-se em 1876 por sua Faculdade de Direito. Não seguiu a carreira jurídica, vindo a formar-se em engenharia civil no Instituto Politécnico de Reenslaer em Troy, nos Estados Unidos, em 1880. Foi ajudante e depois chefe de seção na construção da Estrada de Ferro de Rio Claro a S. Carlos do Pinhal.

Sua «Genealogia Paulistana», em nove volumes (São Paulo, 1903-1905), é, ainda hoje, um monumento pelo rigor e honestidade de suas investigações, descobertas e retificações à obra do próprio Pedro Taques.

Foi membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e sócio honorário do de São Paulo (Boletim do Colégio Brasileiro de Genealogia, N.º 7, 04.1989, fl.2).

Patrono da Cadeira número 6 do Colégio Brasileiro de Genealogia, que teve por primeiro ocupante, o genealogista Alberto de Mello Flores [ver Família Melo Flores]. O segundo e atual ocupante, é o genealogista Clínio Silva [ver Família Rocha].

O terceiro, Aleixo Leme [? -1629, SP], natural de São Vicente, foi cas., em São Vicente, com Inez Dias, também de São Vicente [? - 1655, SP], irmã de Antônia de Chaves, acima citada. Foram pais, entre outros, de Maria Leme da Silva.

Como se justifica os filhos daqueles ilhéus adotarem em seus descendentes o sobrenome Silva?

Somente pela existência de alguma família Silva, em suas ancestralidades.

Sobre esta ancestralidade dos Leme da Silva ou Silva Leme, ver o que ficou dito quando se falou da família Leme.

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816225