GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
LUIZA DE JESUS VÁLIO
LUIZA DE JESUS VÁLIO


Luíza de Jesus Válio nasceu no dia 12 de setembro de 1951 em São Miguel Arcanjo.

Filha de Luiz Válio Júnior e Maria Olímpia de Jesus Válio. Neta do Major Luiz Válio, intelectuais e políticos da cidade de São Miguel Arcanjo.
Freqüentou o curso Normal no Instituto de Educação Peixoto Gomide em Itapetininga, formando-se professora em 1970.

Estudou Direito na FKB formando-se Bacharel em 1974. Foi para São Paulo em 1975, onde trabalhou por mais de 20 anos na área imobiliária. Voltou para São Miguel em 1997 e continuou escrevendo para o jornal “A Hora”.

Em 1999 começou a luta pelo resgate histórico e cultural do município de São Miguel Arcanjo. Juntamente com a professora Maria Perpétua Nogueira de Almeida fundaram a Associação Casa do Sertanista de São Miguel Arcanjo, que abriu suas portas no ano de 2000, com o lançamento de um livro de poemas de autoria de Armando Fogaça. 

Maria Perpétua com um acervo museal bastante rico e Luíza Válio com intenção de fundar uma biblioteca, sozinhas levaram adiante o Museu Tenente Urias e a Biblioteca Belarmino Pinto Nogueira, chegando a ter em suas prateleiras 8 mil volumes.
Um dos maiores orgulhos de Luíza foi participar da criação do Jornal Cidade, da Maria Aparecida de Itapetininga, que segue a mesma linha de seu saudoso irmão Osmar Rodrigues dos Santos, detentor de uma cadeira na Academia Sãomiguelense de Letras e Comunicação Social, o mais novo e mais ousado projeto das professoras.

Luíza é colunista do jornal “A Hora”onde detém uma página semanal intitulada “Memórias da Cidade”, a coqueluche do referido periódico há mais dois anos.
Realizou no ano de 1975 um Festival de Música em São Miguel Arcanjo e fundação da Associação Menino Jesus de Praga, precursora do Movimento Jovem de Assistência Social.

Luíza de Jesus Válio foi convidada pelo historiador e escritor José Luiz Nogueira para participar da confraria do IHGGI - Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.

Luíza escolheu como patrono de sua cadeira no IHGGI o Major Luiz Válio.

O Major LUIZ VÁLIO nasceu no dia 27 de fevereiro de 1880 na cidade de São Miguel Arcanjo. Seu avô Nicário Válio nasceu na Grécia, na cidade de Atenas. Era afilhado de Maximina Ubaldina Nogueira Terra, filha do Tenente Urias Nogueira, fundadores de São Miguel Arcanjo.

Com apenas oito anos de idade fez seu primeiro discurso nos ombros de Chico Bumbeiro. Era uma homenagem à libertação dos escravos. Com 19 anos era escrevente do cartório e com 20 já estava se casando com Cirila Nogueira, descendente também do Tenente Urias Nogueira, com quem teve 12 filhos, sendo que 3 deles ainda vivem em São Miguel Arcanjo e Capão Bonito. 

Luiz Válio foi lavrador, presidente de partido político, proprietário de jornal, prefeito, vereador e delegado de polícia. Foi o maior intelectual que a cidade já teve. Escreveu diversos artigos para o o jornal “A Província de São Paulo”, hoje “O Estado de São Paulo” (Estadão), “A Razão”, “O Progresso” e outros, sob os pseudônimos J. Severo e Ferdinando Cipó. Um grande patriota. Luiz Válio faleceu em 3 de setembro de 1950. Deixou um herdeiro, intelectualmente falando, o saudoso Luiz Válio Júnior, pai de Luíza Válio.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
6




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1817044