GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
MAJOR ANTONIO AUGUSTO DA FONSECA
MAJOR ANTONIO AUGUSTO DA FONSECA

Antonio Augusto da Fonseca nasceu em São João da Foz, distrito do Porto, província de Douro - Portugal no dia 23 de dezembro de 1855.

Filho de Francisco Antonio da Fonseca e Joaquina Adelaide da Fonseca.

Em 1865 matriculou-se no Colégio da Graça, mais conhecido por Colégio dos Órfãos, onde se preparava para seguir a carreira sacerdotal.
Não tendo vocação, desistiu e pediu à sua mãe para vir ao Brasil. Seu pai já tinha falecido.
Assim o fez, chegando ao Rio de Janeiro em 1869. Lá residiu até 1870.

Mudou-se para São Paulo. Morou em Jundiaí, Itu e Tatuí.
Consta em sua biografia que partiu a pé de Itu até Sorocaba e nada conseguindo, foi até Tatuí, onde trabalhou no comércio por uns 2 anos. Trabalhou como caixeiro viajante chegando a Itapetininga em 1872.
Aqui se estabeleceu e logo teve seu próprio negócio, trabalhando por conta própria.

Casou com Maria Augusta Pereira Chaves, filha do Cel. Manoel Afonso Pereira Chaves e de dona Libânia  Maria dos Prazeres Chaves, no dia 29 de julho de 1876 na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. 

Nove meses depois ficara viúvo. Não se conformando com a morte de sua inesquecível esposa e conhecedor da dignidade da família, ele se casa com sua cunhada Maria José Pereira Chaves. Casou na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres no dia 24 de junho de 1877. Tiveram dois filhos: 

1 - Orlando Fonseca nasceu em Itapetininga no dia 25 de novembro de 1878. Faleceu em São Paulo no dia 10 de junho de 1951, com 72 anos.

 2 - Lecácio Fonseca nasceu em Itapetininga no dia 19 de outubro de 1892. 

O Major Fonseca naturalizou-se brasileiro em 17 de outubro de 1875.

Em agosto de 1879, abandonou o comércio e juntamente com o Prof. Francisco José Mendes da Silva fundou o Externato Providência, onde prepararam diversas gerações de Itapetininga e cidades vizinhas. O Externato ficou sob sua exclusiva direção por 10 anos, tendo que fechá-lo por ocasião da revolta de setembro de 1893, acudindo como Delegado de Polícia.

Foi eleito vereador em 1886. Criou a Guarda Cívica por ocasião da Revolução Federalista.
Foi Diretor da Escola Modelo, nomeado pelo Governador do Estado e depois Diretor da Escola Normal de Itapetininga.
Foi intendente e Presidente da Câmara. Exerceu por diversas vezes o cargo de Promotor Público Interino.
Foi Curador Geral dos Órfãos até 1902 e depois de sair da direção da Escola Complementar, dedicou-se à advocacia, e aí se distinguiu pela sua lisura e pela notável intuição jurídica.

O Major Antonio Augusto da Fonseca faleceu em São Paulo no dia 25 de outubro de 1916.

Seu corpo foi transladado para nossa cidade, sendo sepultado às 8 horas da manhã do dia seguinte no Cemitério do Santíssimo Sacramento.
As manifestações de pesar foram excepcionais.


A convite dos Srs. Antonio Pinto, Sebastião Vilaça e João Mendes de Moraes, reuniram-se os seus amigos no Clube Venâncio Aires e resolveram mandar fazer uma Herma em sua homenagem.

Assim o fizeram. Ela foi inaugurada no dia de Natal, as 14 horas do dia 25 de dezembro de 1917, assentada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Largo dos Amores).

Essa herma foi fabricada nas oficinas do Lyceu de Artes e Ofícios de São Paulo pelo hábil escultor Fernando Caldas.

Essa herma permaneceu na Praça até o dia em que foi inaugurado o Grupo Escolar Major Fonseca e para lá foi removida, onde está até hoje.

Histórico da criação da escola:

A Escola Estadual “Major Fonseca” foi criada pelo Decreto de 27/09/1932, tendo sido instalada pelo ato de 06/10/1932, num casarão de propriedade da família do Sr. Antonio Augusto Fonseca, sendo o primeiro Diretor o Senhor Manoel de Camargo e Souza. Funcionou até 1995 atendendo o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série, sendo também Escola vinculadora da Zona Rural.

Em 1995 com a Reorganização da Secretaria da Educação passou a atender apenas de 1ª a 4ª série. Em 2011 com a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos pela Secretaria Estadual da Educação, passou a atender alunos de 1º ao 5º ano, passando então a ter todas as etapas do Ciclo I nesta Unidade escolar.

Em dezembro de 1917, por Projeto dos Senhores Antonio Pinto, Sebastião Villaça e João Mendes de Moraes, foi inaugurado o seu busto que hoje se encontra na fachada principal da escola que leva orgulhosamente o seu nome Escola Estadual “Major Fonseca”."

Observação: O Major Fonseca foi sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento e não no Cemitério Público São João Batista.

Aproveitando a oportunidade e como uma curiosidade, detalharei o evento realizado em 25 de dezembro de 1917, pouco mais de um ano do falecimento de Antonio Augusto da Fonseca, da inauguração de seu busto idealizado por seus amigos, como está escrito no pilar que o sustenta:

AO

MAJOR FONSECA

HOMENAGEM DOS SEUS AMIGOS

MCMXVII

A solenidade ocorreu na antiga Praça João Soares (atual Praça Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida por Largo dos Amores) nas presença de familiares do Major Fonseca, de diversas autoridades, de representantes de várias entidades e vários jornais da época e de bandas do nosso município; tendo discursado o orador da ocasião Sebastião Villaça e em nome da família Fonseca o filho do homenageado Orlando Fonseca, além de outros; como foi bem detalhado no jornal Correio Paulistano do dia 29 de dezembro de 1917, cujos recortes com a reportagem completa estão a seguir:

              Veja mais informações sobre este personagem tão importante de Itapetininga no blog do nosso confrade Alan Franci.

Acesse: http://alan-franci.blogspot.com/

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
63




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864760