Marco Antônio Borba Sabino nasceu em Belo Horizonte – MG no dia 1º de agosto de 1953.
Filho de Alberto Sabino de Freitas (1922-1998) e de Innah Nogueira Borba (1927-2015).
Neto paterno de Antonio Sabino de Freitas e Maria Parreira Sabino de Freitas, ambos homenageados com nomes de ruas na de Uberaba, MG, cidade em que viveram.
Neto materno de Ignácio Borba (1893-1981) e Ignácia da Silva Nogueira Galvão (1898-1962).
Em 1956 Marco Sabino mudou-se com a família para a cidade do Rio de Janeiro. Estudou nos colégios Externato Duque de Caxias e Mallet Soares, além de ter freqüentado o Instituto Brasil-Estados Unidos. Começou a se interessar por moda e estilo ainda na juventude, quando já era leitor de revistas como a francesa Elle e a italiana L’Uomo Vogue. Na década de setenta, já produzia uma linha de bijuterias enquanto cursava a Faculdade de Medicina na UFRJ, interrompida devido às exigências do estudo. Formou-se em 1977 e no ano seguinte assumiu o cargo de diretor médico do laboratório dinamarquês Novo Industri – mas pouco tempo depois trocou de profissão para dedicar-se exclusivamente à carreira de estilista, lançando sua própria grife de bijuterias e acessórios em 1980.
Inicialmente vendeu para as butiques Sonia & Bernardo, Prestige, Flávia, Quorum e American Denim no Rio de Janeiro, Tutti Quanti em Santos, Paraphernalia, Snupy e New York em São Paulo e, mais tarde, para o Saks Fifth Avenue em Nova Iorque e Reminiscence em Paris. Tornou-se fornecedor por atacado para diversas butiques brasileiras e assinou a primeira linha de bijuterias da Fiorucci instalada no Brasil. Suas peças foram fotografadas para um editorial do caderno Ela do jornal O Globo, assinado por Cleo La Porta, pela primeira vez em novembro de 1980 e, a partir daí, suas criações foram requisitadas por inúmeros jornais e revistas de moda.
Em 1983, inaugurou um show-room em Ipanema e posteriormente abriu uma loja na galeria Fórum Ipanema, que recebeu seu nome entre 1986 e 1999. Após o rompimento da sociedade foi para Ibiza e um mês e meio depois foi morar em Paris, onde foi hóspede do casal Bethy e Jean-Luc Lagardère por alguns meses, diplomando-se no curso de moda do Institut Parisien de la Langue et Civilisation Française.
Foi em Paris também que Marco Sabino manteve seus principais pontos-de-venda fora do Brasil. Em 1991 o estilista foi representado pelo show-room de Emanuella Lolli na rue des Tournelles e em 2001 e 2005 vendeu para as Galeries Lafayette. Entre 2006 e 2007 foi representado por Robert Dodd no showroom, situado no número 23 da Place des Vosges, que também vendia as coleções da Missoni Sport, Juicy Couture, Custo Barcelona, True Religion e Abaco.
Durante o período em que manteve sua loja no Rio de Janeiro, além de participar das Semanas de Moda cariocas, promovidas pelo Linifício Leslie/Helena Rubinstein e pelo BarraShopping, atual Fashion Rio, Marco Sabino foi também colaborador das revistas Claudia Moda e Elle (Editora Abril), Desfile (Bloch Editores), Vogue (Carta Editorial), Around (Joyce Pascowitch) e The Voice (Walter Guimarães), e dos jornais O Globo e Jornal do Brasil – escrevendo artigos sobre moda, turismo e comportamento, e cobrindo desfiles internacionais de acordo com a publicação.
Um dos momentos mais marcantes em sua carreira aconteceu em 1992, quando foi convidado pela revista Elle a participar do editorial “Pé de Chinelo”. Para vencer o desafio proposto de customizar sandálias Havaianas tornando-as objeto de desejo fashion, Marco Sabino decorou as tiras com contas e inverteu a sola da sandália, deixando-a monocromática e criando tanto um modismo que perdura até os dias de hoje quanto ajudando inúmeras pessoas a ganharem dinheiro com sua idéia em todo Brasil.
Em 1994, ano em que recebeu o Prêmio Rio Sul de Moda na categoria bijuterias, a convite da Grendene, Marco Sabino criou os calçados Rider Copacabana e Joaninha.
Autor do Dicionário da Moda, lançado pela editora Campus/Elsevier em dezembro de 2006 e atualmente em sua segunda tiragem de 3.000 exemplares, seu primeiro livro é considerado a primeira e mais completa obra brasileira do gênero. Com 672 páginas contendo cerca de 600 ilustrações e 1.400 verbetes, o Dicionário da Moda foi fruto de 3 anos de um minucioso trabalho de pesquisa.
Um dos pioneiros da informação de moda na Internet do Brasil ao lançar o site www.marcosabino.com em fevereiro de 2000, tornou-se um divulgador de notícias, analista de moda e ferrenho defensor do cenário de moda nacional anterior ao modismo das fashion weeks.
Foi responsável pela revisão técnica da tradução do livro Deluxe – como o luxo perdeu seu brilho, de Dana Thomas. Em 2009, Marco Sabino foi o curador da exposição "O perfume francês – A história do perfume através dos séculos”, produzida pela Ultra Comunicação e promovida pelo Shopping Leblon em comemoração ao ano França-Brasil. Em 2010, foi o curador da exposição “30 ANOS DE MODA” no Shopping Rio Sul e presidente do júri do Prêmio Rio Sul de Novos Estilistas, também produzido pela equipe de Marcelo Araripe da Ultra Comunicação, que agraciou os dois vencedores (categoria feminina e masculina) com um estágio na Parsons The New School for Design em Nova Iorque, escola onde estudaram os estilistas Marc Jacobs e Tom Ford.
Cronologia da trajetória profissional:
1977 - Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ
1978 – Diretor médico do laboratório dinamarquês Novo Industri
1979 – Estilista de bijuterias e acessórios da grife MARCO SABINO no Rio de Janeiro
1983 – Inauguração do showroom Marco Sabino em Ipanema
1982 a 1999 – responsável pelos diversos lançamentos de bijoux e acessórios da MARCO SABINO e eventos como Marco Sabino – Arte Assinada com a participação de artistas plásticos como Jorge Barrão, Ricardo Basbaum e Guilheme Secchin em 1985.
1985 – Idealização d o evento Marco Sabino – Arte Assinada com a participação de Jorge Barrão, Ricardo Basbaum e Guilheme Secchin para ratificar a possível interação entre moda e artes plásticas.
1986 a 1999 – Sócio-proprietário da loja Marco Sabino na Galeria Forum de Ipanema
1986 – Diplomado pelo curso de Madame Rucki (Studio Berçot – Paris) ministrado na Casa Rhodia em São Paulo – SP
1986 - 1987 – Integrante do CIT (Comitê da Indústria Têxtil) – São Paulo – SP
1986 – Primeiro artigo sobre moda e comportamento publicado na revista CLAUDIA MODA da Editora Abril (“VALE TUDO NO CARDÁPIO DA MODA”)
1986 a 1999 – Artigos publicados nas revistas CLAUDIA MODA, VOGUE, DESFILE Coleções, ELLE, AROUND, THE VOICE e jornais O GLOBO e Jornal do Brasil.
Cobertura de desfiles internacionais credenciado pelas revistas AROUND de Joyce Pascowitch e DESFILE COLEÇÕES da Bloch Editores.
1991 – Responsável pelas seis páginas da seção “O que vai por aí” da revista ELLE DECORAÇÃO
1993 – Customização das sandálias Havaianas, virando suas solas, deixando-as monocromáticas e vendo sua ideia bem-sucedida tornar-se um grande modismo entre todas as classes sociais e perdurando até os dias de hoje.
O desafio para tornar FASHION os chamados PÉ DE CHINELO (título da matéria) foi feito pela revista ELLE.
1994 – Ganhador do Prêmio RIO SUL de MODA – categoria bijuterias
1995 a 1998 – Participante das Semanas de Moda cariocas promovidas pelo Linifício Leslie/Helena Rubinstein e Barrashopping (atual FASHION RIO) – desfiles e exposições
1996 – Criação e lançamento do calçado RIDER COPACABANA e RIDER JOANINHA (convidado pela Grendene)
1997 – Exposição de colagens durante a Semana Barrashopping de Estilo
1999 – Diplomado pelo curso de moda do Institut Parisien de la Langue et Civilisation Française – Paris - França
2006 – Autor do DICIONÁRIO DA MODA publicado pela Editora Campus/Elsevier, atualmente em sua segunda tiragem (3000/3000 exemplares)
2007 – Moderador da palestra de Colin McDowell, colunista do jornal britânico The Sunday Times e escritor de vários livros, no Fashion Marketing promovido por Gloria Kalil em São Paulo
2008 – Responsável pela revisão técnica da tradução para o português do livro Deluxe, escrito por Dana Thomas.
2009 – Curador da exposição “O PERFUME FRANCÊS – A HISTÓRIA DO PERFUME ATRAVÉS DOS SÉCULOS” no Shopping Leblon em comemoração ao ano França-Brasil.
2010 – Curador da exposição “30 ANOS DE MODA” no Shopping Rio Sul e presidente do júri do Prêmio Rio Sul de Novos Estilistas
2000 a 2016 – Editor do www.marcosabino.com, www.marcosabino.com/blog, autor dos livros DICIONÁRIO DA MODA E HISTÓRIA DA MODA, curador de exposições ligadas à moda e beleza, e estilista de bijuterias e acessórios de moda.
2011 – Autor do livro HISTÓRIA DA MODA publicado por HAVANA, selo editorial do grupo ELS2, e patrocinado pela Editora Campus/Elsevier. (ESGOTADO EM 2013).
2014 – Curador da exposição “A Arte Que Você Veste” promovida pelo Instituto Rio Moda
2015 – Curador da exposição “O ESPORTE QUE VOCÊ VESTE” promovida pelo Instituto Rio Moda
2017 – Autor do artigo “Donc, Voilà” para a edição de março da VOGUE PARIS sobre a modelo transgênero Valentina Sampaio. Matéria de capa da publicação.
2017 – Exposição de colagens sobre o Rio de Janeiro na Galeria N 1 em Búzios - RJ
Veja mais em https://www.facebook.com/marco.sabino.718