Ramo da família Marcondes.
Importante família de abastados proprietários rurais, com fazendas de café, estabelecidos no Vale do Paraíba Paulista e Fluminense. que teve princípio no Capitão Antônio Marcondes de Oliveira Amaral [1772, Pindamonhangaba, SP - 1862, Barra Mansa, RJ], neto de Dionysio Marcondes, patriarca desta família Marcondes (v.s.), de São Paulo.
Foi um dos colonizadores de Barra Mansa (RJ). Estabelece-se com sua família em N.ª S.ª do Rosário dos Quatis, Barra Mansa.
Era proprietário, com seu irmão Manuel Marcondes do Amaral, da sesmaria situada na barra do rio Bananal, na qual situava-se a Fazenda Bananal (depois, Fazenda do Banco), entre os atuais bairros Vila Maria e Saudade. Foi Juiz de Paz, em 1833 e em 1841.
Deixou numerosa descendência de seu cas., em 1792, Taubaté (SP), com Maria Francisca Toledo [c.1775 - a.1862], filha do Capitão de Ordenanças Antônio José da Motta e de Marianna de Toledo; neta paterna de Martinho Doares e de Clara da Motta Teixeira; neta materna de Timótheo Corrêa de Toledo e de Úrsula Izabel de Melo (CB, Famílias de Barra Mansa).