Ramo da família Marcondes Machado.
Importante família de abastados proprietários rurais, com fazendas de café, estabelecida em Pindamonhangaba.
A união dos dois sobrenomes teve princípio em Manuel de Paula Godoy, que deixou numerosa descendência de seu cas. com Maria Delfina Marcondes Machado [c.1856, Pindamonhangaba, SP - ?], neta de José Machado da Silva, patriarca da família Marcondes Machado (v.s.), de São Paulo.
Entre outros, foram pais do fazendeiro Abílio Marcondes Machado Godoy [1876-1939], fazendeiro e Industrial no setor de Laticínios. Fundou a Casa Bancária de Rezende, em prédio próprio, próximo a sua Fábrica de Laticínios “Agulhas Negras”. Prefeito de Resende [1927]. Proprietário da chácara do “Mister”, em Rezende, e da fazenda do Castelo; e avós de Nelson Marcondes Godoy [1901-1950], proprietário da Fazenda Santa Cecília, com 400 alqueires, em Volta Redonda, onde hoje se encontra instalada a Usina Siderúrgica.
O Laranjal desta fazenda originou um Bairro do mesmo nome -Laranjal.
O aterrado - antigo alagadiço, gerou outro Bairro na região com este nome, parte principal do atual centro urbano - Aterrado.
Sua esposa doou as terras para que nelas fosse construída a Prefeitura. Onde existiam as residências dos colonos originou a atual Vila anexada à Siderúrgica.
Esta grande propriedade fora adquirida por Nelson Godoy, da família Junqueira. Proprietário, também, da fazenda do RETIRO, adquirida, por compra, da família de Lucas Antônio Monteiro de Barros, dando origem ao Bairro do Retiro.