GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
MARIA OLIVIA DA SILVA A MULHER MAIS IDOSA DO MUNDO
MARIA OLIVIA DA SILVA A MULHER MAIS IDOSA DO MUNDO

A MULHER MAIS IDOSA DO MUNDO NASCEU EM ITAPETININGA

Na foto o Aparecido, seu filho adotivo e dona Maria Olivia da Silva

 

Foi no dia 28 de fevereiro de 1880 que nasceu a sra. MARIA OLIVIA DA SILVA, a mulher mais idosa do mundo. A história de mais um século de vida.

Ela nasceu em Itapetininga no dia 28 de fevereiro de 1880 conforme consta em seus documentos.

Filha de João de Camargo e Brasilizia Olívia da Silva.

Avós paternos: João Ferreira e Maria Honório.

Avós maternos: Francisco de Oliveira e Joaquina da Silva.

Casou a primeira vez com Benedito Honório da Silva com o qual teve um filho.

Era um cearense sem vergonha, disse ela, que foi embora de casa e nunca mais voltou.

Depois conheceu o Prudêncio, que chamavam de Alemão. Teve 9 filhos com ele.

Adotaram ainda mais 4 filhos.

Quando fui conhece-la em 2006 estava com 126 anos de vida. Viúva. 

Teve 14 filhos. Treze já tinham morridos.

Não tem idéia de quantos netos, bisnetos e trinetos teria. 

Naquela semana a Televisão tinha noticiado a morte de uma mulher japonesa, com 116 anos que constava no livro dos Recordes, como a mais idosa do mundo. Eles não sabiam que existia a Maria Olívia da Silva, itapetiningana que morava no Paraná. A TV Paranaense, afiliada da Rede Globo de Televisão no Paraná fez uma reportagem com ela com o título RECORDE DE VIDA. Uma mulher que viveu em 3 séculos.

Maria Olívia da Silva morava numa casinha da madeira, juntamente com um filho adotivo de 59 anos, em Içara, um distrito pertencente ao município de Astorga, no estado do Paraná.

Assim que chegamos em Içara, eu e meu filho José Luiz Nogueira Júnior, logo nos indicaram onde ela morava.

Fomos recebidos pelo seu filho adotivo Aparecido que nos mostrou a Certidão de Nascimento dela e algumas reportagens que foram efetuadas. Na parede tem um diploma do RankBrasil - o livro dos recordes brasileiros, que a confirmou como sendo a mais idosa do Brasil. Ela tinha naquele ano de 2006 precisamente 126 anos e superava em 10 anos a atual recordista mundial, a holandesa Hendrikje Van Andel-Schipper.
Sua documentação foi analisada pelo Guinness Book - Livro dos Recordes mundial, que deveria confirmá-la como a mais idosa do mundo, ainda viva naquela época.

Como eu viajo sempre para Maringá, passei a visita-la uma vez por ano, desde então. Pudemos acompanhar as noticias que saiam em torno dela.  


Na foto vemos o Aparecido Honório da Silva, filho adotivo de dona Maria Olívia da Silva juntamente com o autor deste site e dos livros GENEALOGIA DE UMA CIDADE - ITAPETININGA.

Ele nasceu em Santo Inácio-PR em 8/10/1945. Consta em seus documentos como filho de Benedito Honório da Silva e Maria Olívia da Silva, mas sabe que é adotivo. Ele lembra apenas de 3 de seus irmãos; José, Osvaldo e Lázaro, todos já falecidos.

MARIA OLIVIA DA SILVA morreu na noite de 8 de julho de 2010 em Astorga, no norte do Paraná. Uns 400 quilômetros de Curitiba.

A idade e o local de nascimento nunca puderam ser confirmados oficialmente porque os documentos originais foram queimados acidentalmente quando ela morava em Centenário do Sul (PR), na década de 1960. Em razão disso, o Guinness Book nunca a reconheceu como a mulher mais velha do mundo. Morando no distrito de Içara, ela passou mal após o jantar e não houve tempo de ser socorrida.

O seu filho adotivo dizia que ela teria nascido em Varsóvia, na Polônia, em 28 de fevereiro de 1880 e que veio ao Brasil quando tinha três anos, sendo registrada em Itapetininga (SP). Conversei algumas vezes com ele e nos pareceu que ele achava que se falasse que ela teria nascido em algum lugar no exterior teria alguma vantagem. Poderiam receber algum benefício. As tvs brasileiras estiveram em sua casa entrevistando-a. Vieram repórteres da Europa e do Japão.

Em várias entrevistas, Maria Olívia sempre afirmou que teve uma vida dedicada a lavouras de feijão, algodão e café. Segundo ela, o segredo da longevidade era a dieta baseada em banana e feijão. Nos últimos anos, ela havia perdido boa parte da visão e da audição e sofria com problemas no rim, coração e pulmão, o que a fazia permanecer sentada a maior parte do tempo.

Não recebeu nenhum benefício e gerou uma confusão em relação ao local e data de nascimento. Eu notei muita insegurança nas respostas dele, nas vezes que por lá estive.

Importante registrar aqui como é que ela foi encontrada. A secretaria municipal de saude de Astorga tem algumas equipes médicas que visitam as pessoas carentes em suas casas e foi numa dessas visitas que eles localizaram a dona Maria Olivia com mais de 100 de idade. Dai começou a curiosidade e começaram a visitação. Recebeu ajuda do pessoal da igreja evangélica. Recebeu algumas cestas básicas. Ajudaram a melhorar a casinha dela.

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
14




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864541