MESSIAS DOS SANTOS PEREIRA nasceu em Itapetininga, no dia 25 de dezembro de 1965.
Filho de Donato Pereira e Maria Francisca dos Santos Pereira, descendente de Pedro Manoel da Silva Brandão e Maria da Conceição Rodrigues Nogueira, naturais de Gramadinho, Domingos José Gonçalves, Pedro Leme e José Batista dos Santos Filho.
Estudou na EE Sebastião Villaça, aluno de Maria da Glória Cirineu Sacco. Fez o colegial na escola Jardim Paulista em Barueri. Casou com Eunice Pereira Lima, de Manga-MG, filha de Bernardino Vieira Mota e Carmelina Pereira Lima e tiveram 3 filhas: Kamilla, Kellen e Karoline Lima dos Santos Pereira.
Um dos idealizadores para a criação do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga juntamente com José Luiz Ayres Holtz e José Luiz Nogueira.
Funcionário público aposentado, premiado como funcionário padrão dos Correios, residindo em Barueri-SP, dedicou-se a pesquisas de Genealogias das famílias Brandão e Nogueira. Pesquisou juntamente fatos históricos ligados às cidades de Santana do Parnaíba e Itapetininga. Foi aluno do curso de Direito da UNIP em Alphaville-Barueri.
Ocupou ainda o cargo de Vice-presidente do IHGGI em sua primeira Diretoria.
Idealizador da Lei Orgânica nº 4796 de 04/11/2003, que dispõe sobre as considerações e os direitos das pessoas portadoras de deficiências físicas, sensoriais ou mentais.
Messias escolheu para patrono de sua cadeira no IHGGI, Auguste de Saint-Hilaire. Ele nasceu em Orléans, na França em 1779. Seu nome completo é Augustin François César Ouvensal de Saint-Hilaire. Veio ao Brasil na comitiva do Duque de Luxemburgo em 1816. Visitou inúmeras províncias. Esteve em Itapetininga, no povoado de Alambari em 1820. Em 1840 escreveu o livro “Viagem à Província de São Paulo”, onde relata a sua passagem pela Vila de Itapetininga. Morreu na França em 1853.
Em 10 de setembro de 2007, uma segunda-feira o confrade Messias dos Santos Pereira faleceu vitima de um acidente ocorrido no Bairro Alphaville em Santana do Parnaiba - SP.
Seu corpo foi trasladado para a cidade de Itapetininga e velado no Velório da Vila Hungria e com a participação de todos os membros do IHGGI. O sepultamento ocorreu na manhã de 13 de setembro de 2007, uma quinta-feira, no cemitério São João Batista em Itapetininga.
Um cidadão exemplar e muito querido por todos.
Foto tirada na FKB na noite de 9 de junho de 2005 por ocasião do
Lançamento do Livro DIARIO DE UM COMBATENTE de autoria de Victório Nalesso
Da esquerda para a direita: José Luiz Nogueira, Victório Nalesso, Messias dos Santos Pereira e Estácio Roberto Kilciauskas
Sessão solene posse de novos membros no Auditório Ciro Albuquerque do
Sindicato Rural de Itapetininga - 23/8/2006