A Passarela e o monumento com a Imagem do Cristo Redentor foram inauguradas na noite do dia 30 de junho de 2000.
Numa sexta-feira reuniu-se Aristeu Corrêa de Moraes que teve a ideia de colocar um Cristo, a dona Dirce Tardelli que era na época a Primeira dama da cidade e Presidente do Fundo Social de Solidariedade e que foi a responsável pela compra da Imagem do Cristo que veio de Minas Gerais para Itapetininga.
Dona Dirce nos contou que tinha uma ponte que ligava a Vila Barth à Rua Quintino Bocaiuva, para que as pessoas pudessem atingir o centro da cidade de Itapetininga e que a ponte caiu e daí o Prefeito José Carlos Tardelli mandou colocar um tubo álico no Ribeirão do Chá para poder criar um acesso para carros e pedestres.
As fotos que ilustram esta matéria foram gentilmente cedidas pelo Dr. Aristeu Filho mostrando o período que estava em obras e também do momento da inauguração.
A inauguração foi na noite do dia 30 de junho de 2000, uma sexta-feira. Já se passaram 21 anos desde a inauguração.
Quero registrar aqui também que no mesmo dia foi a inauguração da passarela que dá acesso a Vila Barth e que ela recebeu o nome de Passarela Pedro Rodrigues dos Santos.
A título de informação e curiosidade localizamos o Projeto de Lei nº 56/99 que deu o nome para a passarela. Ele data de 22 de junho de 1999, um ano antes da inauguração.
O Sr. Pedro era Diretor de Obras da Construtora Tardelli e foi responsável por mais de uma centena de obras tanto no estado de São Paulo, como em outros estados do Brasil.
Ele faleceu com 77 anos e seu nome ficou registrado nessa passarela que dá acesso entre o centro da cidade e a Vila Barth.
A dona Duda, esposa do seu Aristeu, que era vereadora também nessa administração sugeriu o nome de Recanto Cristo Redentor, que todo mundo aprovou.
A inauguração foi feita na noite do dia 30 de junho de 2000.
O Cristo de braços abertos abençoando a cidade e graças a Deus nunca mais houve enchente na Vila Barth.
Assistam ao nosso vídeo onde mais detalhes inclusive com depoimento da dona Dirce Tardelli e também do Engenheiro Dr. Aristeu Corrêa de Moraes Filho.
https://www.youtube.com/watch?v=5Q16E0whRJQ