A Santa Casa de Misericórdia de Itapetininga foi fundada em 29 de abril de 1888.
Está localizada na Praça Siqueira Campos, nº 59.
No dia 12 de outubro de 1984 foi inaugurado o Hospital Infantil, mais uma obra da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapetininga.
O Hospital Infantil e a Maternidade da Santa Casa já foram desativados em nossa cidade.
No local onde existia o Pronto Socorro da Santa Casa de Itapetininga, hoje temos o Hospital Regional de Itapetininga que foi inaugurado em 2004.
A história do hospital Dr. Léo Orsi Bernardes inicia quando ainda era a antiga Santa Casa de Misericórdia de Itapetininga. A primeira mudança veio em junho de 2004 sob administração municipal quando passou a se chamar Hospital Regional.
Em 18 de dezembro de 2017, sob a administração do Hospital São Camilo, os vereadores de Itapetininga aprovaram um projeto de lei que alterou o nome do Hospital recebendo assim o nome do saudoso médico Dr. Léo Orsi Bernardes, nascido em Itapetininga no dia 27 de Dezembro de 1923.
Uma nova fase se inicia sob a administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba a partir de 28 de Julho de 2019. Seus atuais Diretores: Presidentes: Padre Flávio Jorge Miguel Júnior (Sorocaba) e o Padre Valdori Alexandre Rosa (Itapetininga)
O hospital está cadastrado no CNES sob nº 3139050 como hospital geral, realizando procedimentos hospitalares de média complexidade, sendo referência em alta complexidade para terapia intensiva para os 10 dos 13 municípios que integram a Região de Saúde de Itapetininga, além de oferecer serviços de ortopedia de baixa e média complexidade.
Possui 112 leitos totais de uso exclusivo do SUS. Os leitos são destinados para internações nas Clínicas: Médica, Cirúrgica, Pediátrica e Obstétrica, Nefrologia, UTI Adulto e Berçário.