GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
SOARES HUNGRIA
SOARES HUNGRIA

Em nosso livro GENEALOGIA DE UMA CIDADE - volume I - ITAPETININGA, a partir da página 121 começa a Genealogia da família Hofbauer/Soares Hungria.

Destaque para aqueles que vieram para Itapetininga.

Francisco Carlos Hofbauer nascido em Raab na Hungria Ocidental era primo de Clemente Maria Hofbaueer, filho de um açougueiro que aos 34 anos se tornara sacerdote e foi o "Apóstolo de Viena" que morreu em 1820 e foi canonizado em 1909 pelo Papa Pio X como São Clemente.

Francisco casou com Anna Viana da Hungria Ocidental. Tiveram 2 filhos naturais da aldeia de Tasswitz, na Morávia: João Carlos e Francisco Paulo.

Em 1926, por problemas políticos, esses dois húngaros emigraram para o Brasil. Aqui adotaram o apelido de Hungria, nação de origem, que logo se tornou sobrenome.

Depois de aportarem em Santos, seguiram para Bananal onde ficaram até mais ou menos 1830.

Francisco Paulo mudou para a Vila mineira de Paraibuna, atualmente Juiz de Fora em Minas Gerais, onde fixou residência. Adquiriu a fazenda Marmelo e casou com Guilhermina Celestina da Natividade (o nome dela aparece em outra fonte como Guilhermina Teixeira de Carvalho), tiveram muitos e deixaram uma grande prole, da qual faz parte hoje, o bisneto Dr. Nelson Hungria, advogado e jornalista de renome, no Rio de Janeiro.

O outro irmão, João Carlos, depois de aportar em Santos, também foi para Bananal. Depois de algum tempo mudou-se para Sorocaba e radicando-se em Itapetininga. Era tropeiro e trazia muares do sul para serem vendidos na feira anual de Sorocaba. Numa dessas viagens conheceu aquela que seria sua esposa, Antonia Soares de Queiroz ou talvez Ana como consta em outras fontes. Adquiriu terras de cultivo e criação e constituiu família. 

A partir daí os filhos passaram a usar o sobrenome “Soares” da mãe.

João Carlos Hofbauer casou com Antonia Soares de Queiróz no dia 17 de fevereiro de 1833. 

Casamento encontrado no Livro n.10 - Casamentos - Catedral Sorocaba - pág. 68 - Curia.

 No registo de casamento da filha consta como Antonia Soares Guimarães.

  Eles tiveram os seguintes filhos:

  i. Maria Joaquina Soares Hungria nasceu no dia 3 de janeiro de 1838 em Sorocaba. Maria casou com Pedro Paulo de Oliveira Ayres em  29 janeiro 1852 em Itapetininga. Pedro nasceu cerca de 1832.

                                             Segundo Genealogia Paulistana - vol.8 - pág. 426   

Casamento encontrado no microfilme 1154493 - Cas. Itapetininga - Vol. 2 - pág. 15v.

   Test: Ajudante Paulino Ayres de Aguirre e Mariano José de Oliveira. Aparece como padrinho junto com sua esposa em 25/4/1880 de Antonio - filho de Bento Nunes Vieira e Emília Soares de Oliveira na Matriz de Itapetininga.

 

 ii. Maria das Dores Soares Hungria nasceu em Sorocaba no dia 4 de dezembro de 1834. Maria casou com Alferes      Manoel Vieira da Silva no dia 14 de setembro de 1861 em Itapetininga. Manoel já era falecido no casamento da filha em 1887.

Cas. encontrado no microfilme 1154493 - Cas. Itapetininga - Vol. n. 2 - pág. 120.

 iii. José Soares Hungria (Nhô Juca) nasceu no dia 18 de janeiro de 1842 em Itapetininga-SP. Ele faleceu em 14        de julho de 1911 em Itapetininga. José casou com Maria Izabel Rolim Góes, filha de Tenente-coronel Ludovico        Antonio Homem de Góes e Anna Emygdia do Rozário Rolim, 5 de janeiro de 1867 em Itapetininga-SP.

Nascimento encontrado no microfilme 1154042 - Batismos Itapetininga - Indice n.7 -pág. 195.

Pad: Padre Jesuino Ferreira Prestes e Maria das Dores.

Segundo Genealogia Paulistana, vol.8 - pág. 428

(Dados encontrados no Livro Genealogia de uma cidade - Vol.n1 - pág.121)

Falecimento encontrado no cemitério municipal de Itapetininga.

 

  iv. Carolina Soares Hungria nasceu em 23 de junho de 1844. Ela faleceu em 12 de novembro de 1935 em                   Itapetininga.

  v. Maria Hungria nasceu em 11 de junho de 1846 em Itapetininga-SP.

Nascimento encontrado no microfilme 1154042 - Batismos Itapetininga - Indice n. -pág. 45v.

 vi. Anna Soares Hungria nasceu em Itapetininga-SP. Anna casou com José Bernardo Pacheco em 2 de setembro        de 1855 em Itapetininga-SP. José nasceu em Sorocaba-SP.

Casamento encontrado no microfilme 1154493 - Casamento Itapetininga - Vol. 2 - pág.57v.

Test: José Gonçalves Pacheco e Manoel Gonçalves Pacheco (casados)

 vii. Francisca Soares Hungria nasceu em Itapetininga. Francisca casou com Cyrillo Fernande    s do                    Nascimento em 16 de julho de 1859 em Itapetininga-SP.

Casamento encontrado no microfilme 1154493 - Cas. Itapetininga - Vol. 2 - pág. 100

Casamento encontrado no microfilme 1154353 -Casamento Itapetininga - Vol.n.1 - pág. 24v.

 viii. Carolina Soares Hungria. “Professora de Palácio”, nome dado às pessoas que se dedicavam ao ensino. Vó Culina, como era chamada pelos sobrinhos e netos de seu irmão, era do tipo físico bem europeu, alta, cabelos ruivos e pele muito clara com sardas. Faleceu solteira.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
13




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816411