Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes nasceu na Fazenda do Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José del-Rei, na Capitania de Minas Gerais.
Ele foi batizado no dia 12 de novembro de 1746.
Joaquim José da Silva Xavier era filho do português Domingos da Silva Santos, proprietário rural, e da portuguesa nascida na colônia do Brasil, Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos.
Em 1755, após a morte de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede daVila de São José; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de seu tio e padrinho Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião dentista.
Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes.
Segundo frei Raimundo de Penaforte, Tiradentes "ornava a boca de novos dentes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais".
Foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou nos domínios portugueses no continente americano (Brasil colonial,1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais eRio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados eherói nacional.
Foi morte enforcado no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira deTiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992.
Onde Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, foi enforcado: na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto-MG, ou no Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil no período?
Para aumentar a dúvida: duas traves da forca encontram-se no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, e outras duas estão no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
De acordo com Rui Mourão, diretor do Museu da Inconfidência há 39 anos, essa confusão só existe porque foram feitos dois processos contra o “Mártir da Inconfidência” ao mesmo tempo, um no Rio e o outro em Minas.
Mais tarde, com a vinda de desembargadores portugueses ao Brasil, eles acabaram sendo unificados.
Ao meio-dia de 21 de abril de 1792, Tiradentes subiu os 21 degraus da forca, localizada na Praça da Lampadosa (atual Tiradentes), no centro do Rio de Janeiro, para ser executado pelo carrasco Jerônimo Capitânia, sujeito que trocara sua pena de morte por uma de prisão perpétua.
Recebi de um confrade do Grupo de Genealogia uma árvore de Costados do Tiradentes e estou aqui postando para conhecimento de todos, na intenção de ajudar a todos que estão montando a sua genealogia.
LIVRO XII
Árvore dos Costados
Joaquim José da Silva Xavier
Tiradentes
Nona Geração
480. Antonio de Oliveira - o Tronco.
482. Atanazio da Mota casou-se com Luzia Machado.
483. Luzia Machado
Oitava Geração
240. Manuel de Oliveira Gago casou-se com Felipa da Mota.
241. Felipa da Mota.
242. Diogo Rodrigues casou-se com Isabel Leitão de Vasconcelos.
243. Isabel Leitão de Vasconcelos
248. Salvador Teixeira da Cunha casou-se com Maria Mendes.
249. Maria Mendes.
Sétima Geração
120. Manuel de Oliveira Gago casou-se com Genebra Leitão.
121. Genebra Leitão.
124. Manuel da Cunha nasceu em Ilha de São Miguel, Açores. Ele casou-se com Catarina Pinto.
125. Catarina Pinto nasceu em Ilha de São Miguel, Açores.
Sexta Geração
60. Capitão Martinho de Oliveira Leitão - o velho nasceu cerca 1630 em Santos-SP. Ele casou-se com Catarina Pereira Sardinha (1.a mulher). “Homem nobre e dos principais da Vila de Santos” segundo o Hstoriador Silva Leme
61. Catarina Pereira Sardinha nasceu em Rio de Janeiro, RJ.
62. Antonio da Cunha casou-se com Paula Gonçalves.
63. Paula Gonçalves.
Quinta Geração
28. Hieronimo Setubal casou-se com Brazia de Oliveira.
29. Brazia de Oliveira.
30. Antonio de Oliveira Gago nasceu em Santos-SP. Ele faleceu em Aiuruoca-MG. Antonio casou-se com Ana da Cunha.
31. Ana da Cunha nasceu em São Paulo, SP.
Quarta Geração
12. Domingos Rodrigues casou-se com Catarina Fernandes.
13. Catarina Fernandes.
14. Antonio de Oliveira Setubal nasceu em Portugal. Ele faleceu em 10 de setembro de 1722 em Mogi das Cruzes-SP. Antonio casou-se com Isabel de Oliveira Colaço.
15. Isabel de Oliveira Colaço nasceu em São Paulo, SP.
Terceira Geração
4. André da Silva casou-se com Mariana da Mata.
5. Mariana da Mata.
6. Domingos Xavier Fernandes nasceu em Santiago da Cruz, Arcebispado de Braga, Portugal. Provedor dos Quintos Reais da vila de São João Del Rei. Possuía terras e escravos. Eles residiam no Sítio de Pombal, Rio Abaixo, termo da Vila de São João Del Rei, onde nasceram os seus filhos. Ele casou-se com Maria de Oliveira Colaço cerca de 1710 em Tiradentes - MG. Maria de Oliveira Colaço foi batizada na freguesia de Nossa Senhora da Penha, SP.
7. Maria de Oliveira Colaço.
Segunda Geração
1. Rita Xavier
Casada com o Capitão José Velloso do Carmo, o qual fez seu testamento em 26 de Maio de 1756, na Villa de São José del-Rey.
Tiveram os seguintes filhos:
a. Padre Mestre Frei José Mariano da Conceição Velloso
Chamava-se no século, José Velloso Xavier
Nasceu e foi batizado na Freguesia de Santo Antonio da Vila de São João Del Rey, Comarca do Rio das Mortes, Bispado de Mariana, em 1742.
Faleceu em 1811, no Rio de Janeiro
Em 12 de Abril de 1762, professou no Convento de São Boaventura de Macacu, da Ordem de São Francisco, recebeu ordens menores no Convento de Santo Antonio, no Rio de Janeiro, em 1766.
Eleito pregador em 1768.
Professor de Geometria
Lente de Retórica
Mestre de História Natural em São Paulo, em 1786.
Em 1790, terminou a sua grande obra, escrita em latim:
“Flora Fluminense ou Descripção das Plantas que nascem espontaneamente no Rio de Janeiro”.
Escreveu, em Lisboa, diversas obras e tão valiosos foram os seus serviços que, em recompensa deles, o Príncipe Regente lhe concedeu uma pensão de 500$000, em remuneração de suas descobertas no reino vegetal.
Era sócio correspondente da Academia Real de Ciências de Lisboa.
A Oficina do Arco do Cego foi criada no ano de 1799, em Lisboa, tendo em sua direção o botânico brasileiro Frei José Mariano da Conceição Veloso, que decidiu imprimir tudo o que se tivesse escrito sobre gravura. Uma das edições foi a tradução do "Tratado de Gravura" de Abraham Bosse. A partir de 1801, Frei Veloso foi nomeado diretor literário da Imprensa Régia. No decreto de nomeação, datado de 7 de dezembro de 1801,foi declarada a extinção da Oficina do Arco do Cego. Quando a corte portuguesa se transferiu para o Brasil, Frei Veloso também voltou para o Rio de Janeiro e conseguiu ordem para que lhe fossem enviadas as chapas abertas na Oficina do Arco do Cego. Entre elas, se encontram as matrizes das ilustrações da tradução do livro de Bosse, que ficaram depositadas na Real Biblioteca, origem da atual Biblioteca Nacional.
b. Dona Josepha da Conceição Veloso
c. Dona Iphigênia de Jesus Veloso
Batizada na Capela de Nossa Senhora da Penha de França, do Arraial do Bichinho, fez seu testamento, que se encontra no Livro de Testamentos no. 37, do ano de 1816, no Cartório do 1º. Ofício de São João Del Rey.
Faleceu solteira.
d. Antonio Velloso Xavier
2. Antonia da Encarnação Xavier foi batizada em 4 de dezembro de 1721 em Tiradentes - MG .
3. Domingos dos Santos Silva nasceu em Santo André - Celorico de Basto-Portugal. Ele casou-se com Antonia da Encarnação Xavier em 30 de junho de 1738 em São João del Rei- MG.
Primeira Geração
1. Joaquim José da Silva Xavier - O Tiradentes
&&&
2ª. Parte
Descendência de
Dona Antonia da Encarnação Xavier
Domingos da Silva Santos
Os Pais de Tiradentes
Domingos da Silva dos Santos
Almotacé na Câmara da Vila de São João Del Rei, Procurador dos Reais Quintos, no Arraial do Bichinho, distrito de São João Del Rei, Vereador em São João Del Rei.
Não era homem abastado mas dispunha de recursos e estima social.
Era filho de André da Silva e de Dona Marianna de Motta, moradores no lugar Codusozo e freguesia de Santo André, do mesmo Codusozo, Canto de Nossa Senhora da Oliveira, do termo da Villa Nova de Frecheiro de Basto, Reino de Portugal.
Falecido em 12 de dezembro de 1757.
Quando solteiro, foi pai de Clara, meia-irmã de Tiradentes.
Dona Antônia da Encarnação Xavier
Filha de Domingos Xavier Fernandes, morador na freguesia da Vila de S. José do Rio das Mortes, natural do lugar de Pousada, freguezia de S. Thiago da Cruz,
termo de Barcellos, do arcebispado de Braga,
e de Dona Maria de Oliveira Colosa, natural da cidade de São Paulo.
Falecida em 2 de dezembro de 1755, o seu inventário foi aberto em 1756:
“A fazenda do Pombal era grande, nela trabalhavam 35 escravos, inclusive em mineração. A casa tinha dois pavimentos; o alpendre dava entrada, por fora, a um Oratório particular. Havia senzalas e cozinhas coletivas. A família possuía numeroso e valioso instrumental de ferro para minerar, relacionado por sua importância no inventário.”
Domingos da Silva Santos e Dona Antonia da Encarnação Xavier
residiam no sítio de Pombal, no Rio Abaixo, termo da Villa de São José Del-Rey,
onde nasceram os seus filhos:
1. Padre Domingos da Silva Xavier
2. Dona Maria Victória da Silva Xavier
3. Padre Antonio da Silva Santos
4. Alferes Joaquim José da Silva Xavier
5. Capitão José da Silva Santos
6. Dona Euphrasia Maria da Assunção
7. Dona Catarina Eufrásia da Encarnação Xavier
8. Dona Antonia Rita de Jesus Xavier
11.1 Padre Domingos da Silva Xavier
Nascido em 1738.
Ordenado Padre no Rio de Janeiro em 1765.
Nomeado Vigário de Caeté Peçanha, Guanhães, Suassuí, Correntes e Santo Antonio, em 1772.
Vigário de Pitangui em 1775.
“O processo de “Genere, moribus et patrimonio”, iniciado em 3 de Novembro de 1766, só em 19 de Dezembro de 1768 teve sentença lavrada pelo Cônego Dr. Ignácio Correa de Sá, concluindo serem os suplicantes “ pessoas de limpo sangue, sem raça de judeu, mouro, mourisco, mulato, herege, ou outra infecta nação reprovada pela nossa fé catholica.”
“Depois da prisão de Tiradentes, os seus parentes andaram alarmados e receiosos de perseguições muitos delles sahiram de Minas Geraes, com nomes trocados. Foi preso ahi em 1790, conforme no Livro 1º. De Termos da Ordem de São Francisco, de São João d´El Rey:”
“Na Villa de Cuyabá, em 1790, declarou-se sacerdote o Reverendo Domingos da Silva Santos, denominado antes Joaquim José Ferreira, debaixo de cujo nome negociara e advogara por muitos annos da dita Villa. O motivo que o levou a fazer esta declaração foi o achar-se elle preso na Cadeia por ordem do General por traficâncias e a requerimento de seus credores.”
Fez esta declaração por persuasão do Juiz de Fora Dr. Diogo do Toledo Lara Ordonhez, a quem muito revelara ser vigário do Culto Divino.”
Juiz José de Oliveira
Manoel de Freitas, Antonio Teixeira Braga - Definidores
Sem Geração.
&&&
11.2 Maria Victória da Silva Xavier
Nascida em 1742.
Batizada em 22 de Junho de 1742, na Capela de São Sebastião do Rio Abaixo, filial da Matriz de São João Del Rey.
Casou-se em 1 de Outubro de 1759, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, com o Alferes Domingos Gonçalves de Carvalho, nascido e batizado na Freguesia de São João de Arneja, termo de Basto, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Antonio Gonçalves e de Dona Maria Mendes. O casamento foi celebrado pelo Vigário Manoel Martins de Carvalho, perante as testemunhas Padre João de Rezende Costa e Padre João Gonçalves de Moura.
Em 2 de Agosto de 1760, Dona Maria Victória e seu marido Domingos Gonçalves de Carvalho receberam o hábito de Irmãos da Ordem 3ª. De São Francisco e em 15 de Maio de 1791, o da Ordem de Nossa Senhora do Carmo.
Dona Maria Victória foi sepultada na Igreja Franciscana de São João Del Rey, em 1 de Fevereiro de 1798.
10.1 Domingos Gonçalves da Silva
Nasceu em 1762, no Sítio do Pombal.
Batisado na Capela de São Sebastião do Rio Abaixo.
Faleceu celibatário em 8 de Janeiro de 1842.
Em 10 de Março de 1782 tomou o hábito da Ordem 3ª. De Nossa Senhora do Carmo.
10.2 Antonio Gonçalves da Silva
Nasceu a 8 de Maio de 1765, no Sítio do Pombal.
Batizado em 8 de Maio de 1765 na Capela de São Sebastião do Rio Abaixo.
Entrou na Ordem 3ª. De Nossa Senhora do Carmo, de São João Del Rey, em 10 de Março de 1782, tendo recebido a respectiva Regra em 16 de Março de 1783.
Casado com Dona Antonia Ferreira da Conceição, filha do Alferes Manoel Ferreira Carneiro e de Dona Anna Thereza de Jesus, moradores em Santo Antonio do Amparo, município de Bom Sucesso, falecida em 2 de Janeiro de 1851.
Faleceu em 30 de Outubro de 1834, em Sant´Anna do Jacaré.
9.1 José Ferreira Cardoso da Silva
Morou em Sant´Anna do Jacaré.
Em 12 de Agosto de 1838 ingressou na Ordem 3ª. De São Francisco, em São João Del Rey.
9.2 Francisco Cardoso da Silva
Batizado em 28 de Maio de 1811, na Capela de Conceição da Barra, onde residiu.
9.3 Antonio Cardoso da Silva
Em 1849 morava em Sant´Anna do Jacaré.
10.3 Francisco Gonçalves da Silva
Nasceu em 1773, no Sítio do Pombal.
Batizado na Capela de São Sebastião do Rio Abaixo.
Como seus irmãos, consagrou-se ao serviço de exploração de ouro.
Foi recebido como Irmão da Ordem 3ª. De Nossa Senhora do Carmo de São João Del Rey, em 15 de Maio de 1791.
10.4 Dona Anna Maria de Jesus
Nasceu em 1774, no Sítio do Pombal
Foi madrinha, em 8 de Abril de 1783, de Rosa, filha do Capitão Francisco José Ferreira de Souza.
Casou-se em 3 de Agosto de 1791, na Capela de Nossa Senhora da Ajuda do Pombal, com o Guarda-Mor Antonio Moreira de Vasconcellos, nascido em 1760.
Estabeleceram-se no Sitio da Boa Vista, distrito de Santa Rita do Rio Abaixo, hoje Ibitutinga, onde faleceu Antonio Moreira de Vasconcellos em 1796.
A informação de que Dona Anna era filha de Dona Maria Victória, Arthur Rezende a colheu no assento de batismo de Rosa, filha de Capitão Francisco José Ferreira de Souza. A informação do seu casamento com o Guarda-Mor Antonio Moreira de Vasconcellos foi fornecida pelo Professor Basílio de Magalhães, que a encontrou nos registros das Igrejas de São João Del Rey.
Entretanto, observa Arthur Rezende, o Padre Antonio da Silva dos Santos, em seu testamento de 23 de Março de 1803, diz, ao nomear seus herdeiros: “... e si este tiver também fallecido, a minha sobrinha Antonia, mulher do Guarda-Mor Antonio Moreira...”
10.5 Domingos Gonçalves de Carvalho
Guarda-Mor
Casado com Dona Antonia Rodrigues Chaves, filha do Capitão André Rodrigues Chaves e de Dona Gertrudes Joaquina da Silva, como se vê do seguinte assento do livro de batizados da Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada:
“Aos dezenove dias de Agosto de mil oitocentos de nove na capella da Lagôa Dourada, filial desta Matriz de Prados, o Reverendo Capellão Matheus José de Macenedo baptisou e poz os Santos Oleos a Maria, innocente filha legítima do Guarda-mór Domingos Gonçalves de Carvalho e de Dona Antonia Rodrigues Chaves. Foram padrinhos o Capitão André Rodrigues Chaves e sua mulher dona Gertrudes Joaquina da Silva, e para constar, mandei fazer este assento e assignei. O vigario José Gonçalves Torres.”
No testamento do Padre Antonio Silva dos Santos há 2 referências ao Guarda-Mor Domingos Gonçalves de Carvalho:
“Nomeio para meus testamenteiros, em primeiro logar a meu sobrinho o guarda-mór Domingos Gonçalves de Carvalho... morador na fazenda do Pombal, freguezia de S. João del-Rey.”
“Declaro que nomeio e instituo por meu herdeiro universal de tudo que, depois de pagas as minhas dividas e cumpridos os meus legados e disposições deste meu testamento restar da minha fazenda a meu sobrinho o Guarda-mór Domingos Gonçalves de Carvalho.”
9.1 Dona Maria
Batizada em 19 de Agosto de 1809.
10.6 Felisberto Gonçalves da Silva
Guarda-Mor
Casado com Dona Anna Bernarda da Silva, filha do Capitão Bernardo José Gomes da Silva, natural de São Thiago de Lobam, Bispado do Porto, e de Dona Joaquina Bernardina da Silva, natural de São João Del Rey.
9.1 Antonio Felisberto da Silva Xavier
Nascido em São João Del Rey, em 1804.
Em 1850, morava na Fazenda Campo Limpo, em Leopoldina.
10.7 Dona Antonia Maria de Jesus
Batizada em 1774 na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, de São João Del Rey.
Foi a 1ª. ou 2ª. Mulher de Antonio Moreira de Vasconcellos.
A outra foi a sua irmã Dona Anna Maria de Jesus.
Casou-se com Antonio Moreira de Vasconcellos,nascido e batizado em 1760, filho de Antonio Moreira de Vasconcellos e de Dona Anna Joaquina de Souza Monteiro.
10.8 Dona Maria Clara de Jesus
Casou-se em 1795 com Alexandre Pereira de Araújo, nascido em 1768, filho do Capitão Domingos Pereira Soares e de Dona Anna Theresa de Jesus.
9.1 Dona Umbelina
9.2 Dona Anna Felisbina
10.9 João Gonçalves da Silva
Batizado na Capela de São Sebastião, em 1768.
Casado com Dona Bárbara Maria.
9.1 Dona Hippolita Flaviana.
Casada em 15 de Setembro de 1819, na Matriz de São João Del Rey, com Manoel Theodoro Ribeiro, filho de Martinho Ribeiro e de Dona Marianna Joaquina de Souza, natural de Aiuruoca e moradora em Carrancas.
&&&
11.3 Padre Antonio da Silva dos Santos
Nascido em 1745.
Ordenado Padre foi nomeado Capelão do Distrito de Ressaca, da Vila de Prados, em 1789.
Viveu numa freguesia de Barbacena até 1805, quando morreu.
Proprietário da Fazenda do Castelo
Sem Geração.
&&&
11.4 Alferes Joaquim da Silva Xavier
Tiradentes
Nascido em 1746.
Herói nacional e Patrono Cívico da Nação Brasileira, Tiradentes foi o principal líder e o Mártir da Inconfidência Mineira.
Dados Pessoais
Nascido em 6, em São João Del Rei, Minas Gerais, na Fazenda do Pombal, antiga comarca do Rio das Mortes.
Foi batizado em 12 de dezembro de 1746.
Falecido em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Romance
Com Dona Antonia Maria do Espírito Santo, filha de Antonio da Silva Pais, que vivia em Vila Rica, e Maria Josefa da Silva, ela com 17 anos e ele, 40 anos, Tiradentes teve uma filha:
10.1 Joaquina
Batizada em 31 de agosto de 1786, na Igreja Matriz de Vila Rica.
Da união com Dona Eugenia Joaquina da Silva
10.2 João de Almeida Beltrão
Casou-se com Dona Maria Francisca da Silva
Foram pais de 9 filhos:
9.1 Dona Anna
Casada com José Gomes de Moura
Falecidos nos Quarteis Gerais, em Minas Gerais.
8.1 Flávio Gomes de Moura
Falecido em Sacramento.
8.2 ...
9.2 José de Almeida Beltrão
Casado com Maria Magdalena
Falecidos em Uberaba.
Sem Geração.
9.3 Lucio
Falecido em Quarteis Gerais aos 9 anos.
9.4 Dona Francelina Fausta Josina
Casada com Joaquim dos Santos Caldeira
Falecidos em Quarteis Gerais
Deixaram muitos filhos.
9.5 Carolina Augusta Cesarina
Casou-se com Antonino Alves de Rezende, falecido em Curvelo, Minas Gerais.
Nascida nos Quarteis-Geraes, município de Indaiá, em março de 1819.
Falecida em Uberaba, em 30 de setembro de 1905.
Veio para Uberaba em Agosto de 1848.
8.1 Dona Gavina Augusta Cesarina Tiradentes Casada com Bernardino Martins Veiga
Nascida em Espírito Santo do Quartel Geral em 12 de Dezembro de 1831.
Falecida em Uberaba em 10 de Novembro de 1922.
7.1 Dona Carolina Augusta Cesarina
Casada com José Pereira Vianna
Residentes em Uberaba
6.1 Dona Cândida Tiradentes de Lima
Casada com José Ricardo de Lima
Residentes em Uberaba
Seus filhos eram adolescentes em 1906
5.1 Dona Izoleta Tiradentes Lima
5.2 Ricardo Tiradentes de Lima
5.3 Algeny Tiradentes de Lima
5.4 José Tiradentes de Lima
7.2 José Augusto Tiradentes
Casado com Dona Luiza Magnanima
Residentes em Uberaba
6.1 Orides
6.2 Dona Gavina
6.3 Dona Rita
6.4 José
6.5 Dona Maria Augusta
6.6 Luiz
6.7 Dijobno
6.8 Dona Maria de Lourdes
6.9 Adhemar
8.2 Carlota Augusta Cesarina
Casada com Felicíssimo Vieira da Silva
Sem Geração
9.6 Dona Elisa Lisboa Magdalena do Carmo
Faleceu solteira na Vila de Morrinhos, em Goiás
Deixou inúmeros filhos
9.7 Justino de Almeida Beltrão
Casado com Dona Emiliana.
Ambos falecidos em Morrinhos, Goiás.
Deixaram inúmeros filhos.
9.8 João de Almeida Júnior
Casado com Dona Maria
Sem Geração.
9.9 Belchior de Almeida Beltrão
Nascido em 1840
Casou-se em Primeira Núpcias com Dona Maria Custódia Zica, em Dores de Indaiá, filha de José Jacinto Rodrigues Zica e de Dona Ana Perpétua Moreira.
8.1 Dona Carolina Zica
Casou-se em 1890 com Sancho de Medeiros Menezes, de Dores de Indaiá.
7.1 Arsênio de Menezes
Casado com Dona Márcia Cardoso
6.1 Celeste
6.2 Doracy
6.3 José
6.4 João
7.2 Dona Anna de Menezes
Casada em Campo Bello a 30 de Maio de 1914
6.1 Berthelot Cardoso
6.2 Milton Cardoso
6.3 Dona Elza Cardoso
6.4 Wagner Cardoso
6.5 Maria da Luz
6.6 Nilo Cardoso
6.7 Getúlio Vargas Mineiro
7.3 Dona Pautilia de Menezes
Casada com Manoel Mendes de Menezes, negociante em Villa Luz.
6.1 Vicente
6.2 Walsita
6.3 Filomena
6.4 Geraldo
7.4 Servito de Menezes
Casado em Villa Luz com Dona Maria Guimarães de Macedo
6.1 Walter
6.2 Adalberto
6.3 Lauro
7.5 Lucilio de Menezes
Nascido em 1907, solteiro, Funcionário Público.
7.6 Gessy de Menezes
Cirurgião-Dentista
Residente em Villa Luz
8.2 Dona Anna Zica
Casada com Antonio Luiz Coelho.
7.1 José
7.2 Pedro
7.3 Belchior
7.4 Aristides
7.5 Juventina
8.3 João de Almeida Beltrão
Faleceu solteiro
8.4 Dona Maria Custódia Zica
Casada com Job Rodrigues, residiam em Dores de Indaiá
7.1 Jorge Rodrigues Braga
Casado com Dona Rita Duarte
6.1 Dona Maria
6.2 Leonardo
6.3 Leonardo
6.4 José
7.2 Dona Lina Cândida dos Santos
Casada com Jacyntho Fabiano de Faria
6.1 Dona Maria
6.2 Dona Jacyra
6.3 José
8.5 Pedro de Almeida Beltrão
Casou-se com sua prima Dona Zoé Cândida dos Santos
Eram vivos em 1931
7.1 José de Almeida Beltrão
Casado com Dona Nair Cecília dos Santos, filha de Joaquim Cecílio dos Santos e de Dona Gabina Barbosa
6.1 José
7.2 Dona Maria Cândida dos Santos
Solteira
7.3 Dona Zoé Cândida Zica
Casada com Mario Soares, filho de José Francisco Soares e de Dona Amélia Faria
6.1 Dona Amélia
6.2 Dona Emília
7.4 Miguel Odorico Beltrão
Solteiro
7.5 Pedro de Almeida Beltrão Júnior
Solteiro
Belchior de Almeida Beltrão casou-se em Segundas Núpcias com Dona Maria Barbosa, viva em 1931, em Abadia de Pitangui. Foram pais de:
8.6 Dona Maria Barbosa Beltrão
8.7 Theodorico de Almeida Beltrão
8.8 Eliezer de Almeida Beltrão
&&&
11.5 José da Silva Santos
Capitão de Milícias
Dados Pessoais
Nascido em 1748, batizado em Dezembro do mesmo ano, na Capela de São Sebastião do Rio Abaixo.
Falecido em 11 de Junho de 1833, tendo sido sepultado na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em São João Del Rey.
Casamento
Casou-se com Dona Joaquina de Proença Góes e Lara, da Nobiliarquia Paulistana, nascida em 1763, filha do Capitão Francisco Pinto Rodrigues e de Dona Anna Maria Bernardes de Góes e Lara e falecida em São João Del Rey em 11 de Junho de 1823.
10.1 Dona Maria Marcelina de Lara dos Santos
Nascida em 1790.
Casada em Primeiras Núpcias com o Guarda-Mor Manoel Soares Lopes, falecido em São João Del Rey, em 1820 e, como consta do seu testamento, não teve filho algum.
Casada em Segundas Núpcias, em 1824, com o seu primo José Cardoso Paes, filho do Capitão Manoel Cardoso Paes e de Dona Ignácia Maria da Silva.
9.1 Dona Ângela Custódia de Lara Santos
Batizada em 15 de Outubro de 1825, no Sítio do Pombal.
Casada em 15 de Julho de 1849 com Francisco de Paula Cardoso, nascido em 1824.
8.1 Modesto de Paula Cardoso
8.2 José Francisco de Paula Cardoso
8.3 Dona Anna Izabel da Silva
Casada com José Lourenço Dias, filho de Francisco José Dias, natural de Ouro Preto, e de Dona Francisca Leopoldina de Oliveira Dias, neto paterno do Capitão José Lourenço Dias e de Dona Theresa Maria de Jesus.
7.1 Dona Salvina Carolina Dias
7.2 Dona Concepcionilla Dias
7.3 Dona Albertina Dias
7.4 Francisco de Paula Dias
Casado em Primeiras Núpcias com Dona Georgina Franco Dias, natural de Santo Antonio do Monte, filha de Francisco Franco dos Santos e de Dona Alexandrina Dias Maciel Franco dos Santos.
6.1 Francisco Franco de Paula Dias
Casado em Segundas Núpcias com Dona Adelaide de Andrade Dias
6.2 Geraldo de Andrade Dias
7.5 José Dias de Oliveira
Casado com Dona Gabriella Ribeiro de Almeida
6.1 Ruy Dias de Oliveira
9.2 Dona Maria Cândida de Lara Santos
Batizada em 4 de Abril de 1829.
Casada em 15 de Julho de 1849 com Estevam de Paula Cardoso, filho de Francisco de Paula Cardoso.
8.1 Dona Maria Emiliana do Carmo
Casada com Manoel Ferreira dos Passos, conhecido como Manoel Grande, filho de Manoel Felippe Neves e de Dona Senhorinha Felisbiana de Rezende.
7.1 Dona Francisca de Assis Ferreira
Primeira esposa do Coronel Gabriel Felisbiano de Rezende.
6.1 João
Sem Geração
6.2 Leonídio
Casado com Dona Rosa Cabral Filha
5.1 Newton
5.2 Dona Irene
5.3 Wilson
5.4 Petrônio
5.5 Dona Maria Sebastiana
5.6 Dona Maria Lygia
5.7 Dona Maria Celeste
6.3 Dona Manuela
Casada com Roberto Cabral
5.1 Dona Irene
5.2 Hamilton
5.3 Dona Manuelina
7.2 Ignácio Ferreira dos Passos
Casado em Primeiras Núpcias com sua prima irmã Dona Laudelina de Rezende, filha Hyppolito Felisbino de Rezende e de Dona Antonia Rita.
6.1 Dr. Gabriel de Rezende Passos
Advogado
Procurador Geral da República
Oficial de Gabinete do Presidente Olegário Maciel
Deputado à Constituinte Federal em 1934
Deputado Federal
Secretário do Interior do Estado de Minas Gerais
Casado com Dona Amélia Gomes de Rezende, filha do Coronel Jayme Gomes de Souza Lemos, Deputado Federal e de sua segunda mulher Dona Luiza Negrão.
5.1 Celso
5.2 Gabriel
5.3 Dona Sônia
5.4 Dona Judith de Rezende Passos.
9.3 Dona Amélia de Lara Santos
Batizada em 25 de Janeiro de 1831, em São João Del Rey.
Casada com Francisco Antonio de Rezende, natural de Lagoa Dourada, e irmão de Hyppolito Felisbino de Rezende.
8.1 Francisco Rezende
8.2 Antonio de Rezende
8.3 Olympio de Rezende
8.4 Dona Bemvinda de Rezende
8.5 José de Rezende
Há informação de que Dona Amélia teria se casado com o seu tio paterno João Cardoso Paes.
9.4 Honório Balbino da Silva
Faleceu solteiro
9.5 Dona Antonia Rita de Jesus
Batizada em 15 de Setembro de 1833, na Ermida do Pombal.
Casada com Hyppolito Felisbiano de Rezende, natural de Lagoa Dourada
10.2 Dona Mathilde Amélia dos Santos
Nascida em 1799.
Casada com Antonio Felisberto dos Santos, nascido em 1795.
Sem Geração
10.3 Dona Francisca de Cássia Lara dos Santos
Batizada em 24 de Junho de 1795.
Casada em 14 de Fevereiro de 1820, na Ermida de Nossa Senhora da Ajuda de Pombal, com o Alferes Joaquim Ferreira da Cunha.
9.1 José Pereira da Silva
Casado com Dona Francisca Cândida de Magalhães, filha do Tenente Coronel José Antonio de Magalhães e de Dona Maria Rita de Jesus, neta materna do Alferes Joaquim Rodrigues Chaves e de Dona Rosa Maria de Jesus.
Residentes em Bambuí.
8.1 Dona Josina Leopoldina Pereira
Nascida em 1859.
10.4 Dona Anna Silveria dos Santos
Batizada em São João, em 25 de Dezembro de 1786.
Falecida em 20 de Março de 1788.
O Padre Antonio da Silva Santos, em seu testamento de 26 de Março de 1803 diz: “Deixo à minha sobrinha e afilhada Anna Silveria, filha de meu irmão Capitão José da Silva Santos, cem mil réis.”
10. 5 Antonio da Costa e Silva
Filho natural, reconhecido pelo pai que, no seu testamento, o equiparou aos filhos legítimos para o efeito de herança.
Foi durante muitos anos Administrador da Fazenda do Pombal, tendo deixado dois filhos naturais, cuja prole ocupa lugar de destaque na sociedade.
&&&
11.6 Dona Euphrasia Maria da Assunção
Nascida em 1753.
Batizada na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, da Vila de São João Del Rey.
Nos autos de inventário de sua mãe, iniciado em 21 de Junho de 1756, seu pai declarou ter ela, naquela época, três anos de idade.
Casada com Custódio Pereira Pacheco, nascido e batizado na Freguesia de Santa Maria de Idões, termo da Villa de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Balthazar Pereira e de Dona Maria Pacheco.
“Aos 22 de Junho de 1768, no altar portátil do Capitão Bernardo Rodrigues Dantas, sito na sua casa na Villa da Freguezia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, perante as testemunhas Padre Manoel Rodrigues Dantas e o Capitão Bernardo Rodrigues Dantas, sendo celebrante o Vigário Manoel Martins de Carvalho, receberam-se em matrimonio Custodio Pereira Pacheco (...) e D. Euphrasia Maria de Assumpção, nascida e baptisada na Freguezia de Nossa Senhora do Pillar, de São João del-Rey, filha de Domingos da Silva dos Santos e de Dona Antonia da Encarnação Xavier.”
O Capitão Bernardo Rodrigues Dantas era casado com sua irmã, Dona Catharina Eufrásia da Encarnação Xavier e ficou responsável pela sua educação quando da morte de seus pais.
&&&
11.7 Catharina Eufrásia da Encarnação Xavier
Nascida em 25 de dezembro de 1751, em São João Del Rei, Minas Gerais.
Batisada em 12 de Maio de 1751.
Certidão de Batismo de Catharina da Encarnação Xavier.
Aos doze dias do mez de Mayo de mil sete centos e sincoenta e hum anos o Reverendo Phelippe de Souza na Capella de São Sebastião, com licença do Reverendo Vigário Mathias Antonio Salgado, Baptisou a Catharina, filha legítima de Domingos da Silva Santos e de sua mulher Antonia da Encarnação Xavier – Foram padrinhos...”
O resto não se comprehende porque o livro está muito estragado pela traça.
Seu nome não figura no inventário de Dona Antonia da Encarnação Xavier. Julgo, por isto, ter ella falecido antes de sua mãe.
Notas de Arthur Rezende
Fez seu testamento em 17 de Dezembro de 1808, no Cartório do 1º. Ofício de São João Del Rey, livro 61, pag. 76.
Falecida em 19 de dezembro de 1802, em Prados, MG.
Casamento
Casada com o Capitão Bernardo Rodrigues Dantas, nascido em 17 de agosto de 1694, em Santa Maria de Sá, Concelho de Ponte de Lima, Distrito de Viana do Castelo, Portugal, falecido em 1 de março de 1773, em Prados, MG.
Eles se casaram 9 de abril de 1756, em Tiradentes, Minas Gerais.
Os Órfãos
Tiradentes perdeu a mãe aos 9 anos e o pai aos 11 anos.
Os órfãos foram recolhidos pelo Capitão Bernardo Rodrigues Dantas.
Tiradentes ficou com o seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião.
10.1 Manoel Rodrigues Dantas
Padre
Natural de Prados.
10.2 Dona Maria do Sacramento Rodrigues
Nascida e batizada na Freguesia de Prados, em 3 de Junho de 1837.
Sendo padrinhos Domingos Xavier Fernandes e Dona Antonia da Encarnação Xavier.
Casada em 21 de Outubro de 1760, na Matriz de Prados, com Antonio Velloso do Carmo, nascido e batizado na Freguesia de Sampaio de Marolim, Arcebispado de Braga, filho de Manoel Bello e de Dona Antonia Velloso, falecido em 19 de Julho de 1776.
9.1 Francisco Velloso do Carmo
Licenciado
Casou-se em 2 de Abril de 1799 com Dona Joaquina Florinda Jesuína de Jesus, na Matriz de Nossa Senhora dos Prados.
8.1 Francisco de Assis Velloso do Carmo
Capitão
Casado em 5 de julho de 1849 com Dona Ignácia Oliva da Rocha
7.1 Dona Maria Raymunda de Assis Velloso
Casada com Antonio Carlos Alves, 2º. Tabelião de São José del-Rey
7.2 Raymundo de Assis Velloso
Casado com Dona Elvira Maria da Conceição
7.3 Dona Rita de Cássia Velloso
Casada com Manuel Custódio de Jesus
7.4 Dona Francisca Balbina Alves
Casada com seu cunhado Antonio Carlos Alves
7.5 Francisco de Salles Velloso
Solteiro
7.6 Dona Maria José Velloso
Casada com Francisco Joaquim Ribeiro
6.1 Dona Maria Benedicta Velloso
6.2 Francisco de Salles Velloso
6.3 José Benedicto da Trindade
6.4 Dona Joaquina Conceição Velloso
6.5 Edgard Baptista Velloso
6.6 Padre João Theodorico Velloso
6.7 Vicente de Paula Velloso
6.8 Antonio Bento Velloso
6.9 Dona Maria das Dores Velloso
6.10 Dona Maria da Luz Velloso
6.11 Dona Antonia Maria Velloso
7.7 Dona Joaquina Umbelina Velloso
7.8 Dona Antonia Maria do Sacramento
Casada com Maximiano Camillo
6.1 José Vicente Ramos
Funcionário da Estrada de Ferro Oeste de Minas
7.9 Francisco de Paula Velloso
Casado com Dona Romana Thereza da Costa
6.1 Francisco de Paula Velloso
6.2 Dona Maria José Velloso
6.3 José Velloso
6.4 Joaquim de Assis Velloso
6.5 Dona Anna Velloso
7.10 Dona Carlota Maria Velloso
Faleceu menina.
8.2 Dona Florencia Augusta da Conceição Velloso
Batizada em São João Del Rey.
Casada em 13 de Janeiro de 1833, com José Fulgêncio Carlos de Castro, Professor Primário.
9.2 Dona Anna Eulália do Sacramento
9.3 Dona Catharina de Jesus Velloso
9.4 José Velloso do Carmo
Casado com Dona Rita de Jesus Xavier
9.5 Joaquim José Velloso
10.3 Dona Anna de Assumpção Xavier
Solteira
10.4 Dona Rosa Felícia de Jesus
Casada com José Gonçalves Mendes
9.1 Antonio Rodrigues Dantas
Padre
Natural de Prados.
“Autor da “Sintaxe Latina” que manuseamos no Colégio do Caraça, há onze lustres” – Arthur Rezende
Batizado em 11 de Dezembro de 1738, sendo padrinhos Pedro de Mattos, da Frequesia de Itaverava e de Dona Rita de Jesus Xavier, mulher de José Velloso do Carmo, da Freguesia de São José.
Reitor do Seminário de Mariana.
9.2 Severino Gonçalves Montes
9.3 Bernardo Gonçalves Montes
9.4 Dona Maria Rosa
Casada com Ignacio da Costa Dornelles
10.5 Dona Paula Maria de Assunção
Nascida em 1761, em Prados.
Ela casou-se com João Gonçalves Montes.
* De acordo com informações de parentes, seu nome era Maria Paula Xavier.
9.1 Ana Luiza dos Montes
10.6 Dona Helena de Assumpção Xavier
Nascida em 1753.
Falecida em 7 de Maio de 1819, aos 65 anos.
10.7 Bernardo Rodrigues Dantas
Casado com Dona Helena Maria de Sant´Anna.
9.1 Dona Maria
Batizada em 2 de Dezembro de 1793, na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, sita na Fazenda do Coronel Severino Ribeiro, sendo padrinhos o mesmo Coronel e Dona Catharina de Assumpção Xavier.
10.8 Domingos Rodrigues Dantas
10.9 João Rodrigues Dantas
Guarda-Mor
Faleceu solteiro, na Freguesia de Prados, em 2 de Maio de 1829.
Em seu testamento, feito em sua fazenda da Paciência, em 10 de Fevereiro de 1829 há o seguinte texto:
“Deixo que se dê setenta e seis mil réis por prejuízo que dei à Nação”.
10.10 Dona Maria Emerenciana Sant´Anna
Nascida em 1763.
Faleceu em Prados, em 6 de Julho de 1846.
Conforme seu testamento feito na sua fazenda da Paciência, em 22 de Novembro de 1846, foi casada com Martinho de Faria Moreira e só tiveram uma filha
9.1 Dona Maria de Nazareth
Dona Maria Emerenciana foi casada em Segundas Núpcias com Pedro Gonçalves de Moura
9.2 Antonio Gonçalves de Moura
Casado com Dona Gertrudes Joaquina da Silva
8.1 Agostinho
Batizado em 25 de Maio de 1834, pelo Padre Julião A. da Silva Rezende, na Ermida do Tanque, sendo padrinhos o Capitão Gervásio Antonio da Silva e sua mulher, residentes na Freguesia de Brumados.
8.2 Dona Maria do Carmo
8.3 Pedro Gonçalves de Moura
7.1 Dona Francisca
&&&
11.8 Antonia Rita de Jesus Xavier
Natural e Batizada na Capela de Santa Rita, na Freguesia de São João Del Rey.
Nascida em 1754
Casada com Francisco José Ferreira de Souza.
10.1 Dona Felícia Josepha de Souza
10.2 Dona Rosa Maria de Jesus
10.3 Dona Maria Josepha de Jesus Xavier
10.4 José Ferreira de Souza
10.5 Francisco José Ferreira de Souza Junior
10.6 Dona Thereza Maria de Jesus Xavier
10.7 Dona Antonia Rita de Jesus Xavier
10.8 Dona Josepha Maria de Jesus
10.9 Dona Júlia Maria de Jesus
10.10 Dona Marianna de Jesus Xavier
10.11 Manoel Ferreira de Souza
10.12 Dona Anna Theresa de Jesus
10.13 Dona Francisca Maria de Jesus
A Descendência detalhada de Dona Antonia Rita de Jesus Xavier se encontra na Parte 3.
&&&
Fontes:
Arthur Rezende, Genealogia Mineira, Volume IV
Marcos de Andrade, Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira
http://sites.uol.com.br/mvcms/Monografia/Tiradentes.htm
http://www.iof.mg.gov.br/iodiario/comemorativo/21041999/Valores.htm
http://www.madeireiraguaiba.hpg.ig.com.br/Tiradentes.htm
Márcio Jardim
A Inconfidência Mineira: Uma Síntese Factual, 1989
Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Gen-Minas
Cantoni 2002
http://www.arquivohistorico-mg.com/piacatuba/batismosTZ.html