GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
TRENCH / TRANCHE
TRENCH / TRANCHE

 

 

 

 

 

 

 

 

ATENDIMENTO NÚMERO 510.

 

 

 

Caro José Luiz. Demorou um pouco mas foi encontrado algumas informações sobre a origem do sobrenome TRENCH.
Nós temos, aqui em Itapetininga, a Família Trench. Edmundo, Edmundo Filho, Hely, Huard, Haley e outros. 

 

Aqui, pensam que a origem é alemã.

 

Puro engano :  a origem é franco-britânica e o sobrenome inicial é La Tranche. Veja o texto abaixo.

 

Extraído do texto abaixo a primeira referência do sobrenome Trench, no ano de 1576 na Inglaterra.

 

Registra-se Frederick de la Tranche, nascido em 1543, Poitou, França e falecido em  Northumberland, Inglaterra;

 

casou-se em 1576 com Margaret Sutton, Inglaterra. Teve os seguintes filhos: Thomas Trench, nascido em 1578,

 

Northumberland, Inglaterra e James Trench, nascido em 1580, Northumberland, Inglaterra.
É o início do Sobrenome TRENCH. Não encontrei referências a entrada dessa família no Brasil.

 

Grande abraço do amigo e confrade,

 

 Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL - Jornal On Line

 

 

 

Trench, Tranche sobrenome de origem franco-britânica.

As famílias de ambas as grafias, tanto na Inglaterra como na França adotaram o mesmo brasão de armas.

Os primeiros que adotaram esse apelido vieram da região de Northumberland, Inglaterra. Eles eram franceses oriundos da província de Poitou e tinham o sobrenome La Tranche (a fatia em português), o que pode se referir a uma fatia ou parte de uma propriedade rural, indicando que os primeiros membros dessa família francesa eram agricultores. Essas famílias eram protestantes Huguenotes e fugiram para Inglaterra devido a perseguição Católica na França. A Inglaterra sendo uma nação protestante os acolheu, apesar de diferenças religiosas.

Várias famílias de Huguenotes franceses imigraram para a Inglaterra e esses sobrenomes foram modificados para língua inglesa, como por exemplo o sobrenome português Brandão, nas Inglaterra passou-se a ser escrito Brampton e assim aconteceu em outros países.

O francês no decorrer dos séculos teve variações ortográficas, sobretudo na Idade Média.  

O idioma francês foi desenvolvido do Latim vernáculo do Império Romano. Este foi dividido por três históricos e linguísticos períodos.

Velho Francês, que se desenvolveu antes do século XIV com extrema influência de línguas germânicas e som das tribos bárbaras que invadiram o atual território francês que era a antiga Gália Romana.

O Médio francês que abrange o período dos séculos XIV a XVI com forte influência do italiano, devido a Renascença.

O francês Moderno que se estabeleceu no século XVI é o usado e falado até os dias de hoje. Com isso os sobrenome Huguenotes sofreram diversas variações. Assim há variações no apelido como vemos: Tranch, Tranche, Trench, Trenche.

O primeiro nome de referencia da família na Inglaterra é Frederick de La Tranche ou Trenche que sobreviveu ao massacre de St. Bartolomew (imagem) nos dias 23 e 24 de agosto de 1572 em Paris, França. Frederick chegou na Inglaterra no ano de 1575.

Registra-se Miguel Tranche, nascido em 1780, Sahelices de Mayorga, Valladolid, Espanha; filho de Miguel Tranche, nascido em 1752 e Pasquala Fernández, nascida em 1759 ambos em Valladolid, Espanha.

Registra-se Frederick de la Tranche, nascido em 1543, Poitou, França e falecido em Northumberland, Inglaterra; casou-se em 1576 com Margaret Sutton, Inglaterra. Teve os seguintes filhos: Thomas Trench, nascido em 1578, Northumberland, Inglaterra e James Trench, nascido em 1580, Northumberland, Inglaterra.

É o início do Sobrenome TRENCH.

Registra-se Antoine Tranche, nascido em 1803, St Louis, Missouri, Estados Unidos; casou-se em 1828 com Charlotte Roy. Tiveram um filho: Antoine Tranche, nascido em 1830 na mesma localidade.

Registra-se John Tranche, nascido em 1580, Prestonpans, East Lothian, Escócia; casou-se em 1604 com Katherine Broun.

Registra-se Francisco Monge Tranche, nascido em 14.12.1841, Villabaruz, Valladolid, Espanha; filho de Prudencio Monge Izquierdo e Vicenta Tranche Alonso, nascida em 21.10.1817, Villabaruz, Valladolid, Espanha. Teve por irmãos: Tibúrcio Monge Tranche, nascido em 11.08.1844; Agueda Monge, nascida em 1840; Francisco Monge Tranche, nascido em 1842; Ambrósio Monge Tranche, nascido em 1846; Bernarda Monge Tranche, nascida em 1848; Saturnino Monge Tranche, nascido em 1850 e Juan Monge Tranche, nascido em 1852; todos nascidos em Villabuz, Valladolid, Espanha.

Registra-se Josette La Tranche Montaque, nascida em 1826 Poitiers, França; filha de Charles La Tranche e Josephine Frances Bonet; casou-se em 1844 com Jean Chrysotome Martelle. Teve os seguintes filhos: Francis Xavier Martelle e Gideon Martelle.

 

 Região de Origem do Sobrenome

 

Poitou – França

A região de Poitou foi chamado Thiafália (ou Theiphalia) no século VI.

Há um pântano chamado de Poitevin Marsh (francês  Marais Poitevin) no Golfo do Poitou , na costa oeste da França, ao norte de La Rochelle e oeste de Niort. 

Pelo Tratado de Paris de 1259, o rei Henrique III de Inglaterra reconheceu sua perda de continental território Plantaganet para a França (incluindo Normandia, Maine, Anjou e Poitou).

Durante os séculos XIV e início do XVI Poitou era um viveiro de Huguenotes (franceses calvinista) atividade entre a nobreza e burguesia e foi severamente impactada pelas Guerras das Religiões na França  (1562-1598).

Muitos dos Acadianos que se estabeleceram no que hoje é Nova Scotia no início em 1604 e mais tarde para New Brunswikc,  veio da região de Poitou. Depois que os acadianos foram deportados pelo britânico em 1755, alguns deles eventualmente se refugiaram em Québec, Canadá. Uma grande parte desses refugiados também migraram para a Louisiana em 1785 e se tornou conhecido como Cajuns.

Após a revogação do Édito de , em 1685, um forte ataque contra a Reforma no esforço feito pela Igreja Católica francesa. Em 1793, este foi parcialmente responsável pela revolta de três anos de duração aberta contra o governo revolucionário francês no Bas-Poitou (Departamento de Vendée). De fato, durante os Cem dias do Governo de Napoleão em 1815, a provincia de Vendée permaneceu leal à Restauração Monarquia de Rei Luís XVIII e Napoleão despachou 10.000 tropas sob General Lamarque para pacificar a região.

 

Poitiers – França

     

 

 

 

1. Joaquim José Augusto de Souza nasceu em Portugal.

 

Joaquim casou-se com Maria Angélica da Piedade. Maria nasceu em PE.

 

Eles tiveram os seguintes filhos

 

  i. Edmundo Trench.

 ii. Virginia Augusta de Souza.

 

Edmundo Trench foi juntamente com outros Irmãos e também com Venâncio Ayres que reergueram a Loja Firmeza no período de 1872/1876 e novamente em 1890 com Fernando Prestes  de Albuquerque. Consta ser ele o construtor do Solar que tem na Rua Quintino Bocaiuva (um dos últimos existentes em Itapetininga). O seu túmulo no cemitério parece que faz muito tempo que ninguém visita. Eles nasceram no Rio de Janeiro, mas se mudaram para a região de Sorocaba em 1867, pois Edmundo e o marido de Virginia foram trabalhar juntos na Fábrica de Ferro de Ipanema. Os pais de Edmundo e Virginia se chamavam Joaquim José Augusto de Souza, um português, e Maria Angélica da Piedade, possivelmente pernambucana. Veja que nenhum dos dois, tampouco Virginia, usavam o sobrenome Trench.

 (Afrânio Franco de Oliveira Mello)

Edmundo Trench e Edmundo Trench Júnior foram membros da Loja Maçônica Firmeza e constam do livro de sua história nas páginas : o Pai – 9,10,12,14,15 e 17 . O filho – 16. O pai foi figura importante no momento da inauguração do Teatro São João, com pela teatral levada ao público por maçons da Firmeza. Foi Presidente da Loja mais de uma vez. Edmundo casou com Maria do Monte Ayres, filha de Capitão Domingos Affonso Pereira e Anna Maria Vieira Ayres. Maria nasceu no dia 16 de março de 1827 em Itapetininga-SP. Eles são descendentes dos fundadores de Itapetininga e constam também da Genealogia Paulistana de Siva Leme.

Nascimento encontrado por Bernadete Ribeiro do CHF Cerrado de Sorocaba no microfilme 1154042 -     Batizados de Itapetininga - Indice n. 1 - pág. 57. Padrinhos: Capitão Francisco Xavier de Araujo e Maria Manoela

Edmundo e Maria tiveram os seguintes filhos:

i. Claudionor Trench.

ii. Átila Trench.

 

 

Claudionor Trench casou com Isaltina França e tiveram os seguintes filhos:

 

    i. Clais França Trench.

   ii. Nairo França Trench.

  iii. Claidemar França Trench.

 

Átila Trench casou com Eugênia Fonseca e tiveram os seguintes filhos:

 

 i. Helly Trench.

 ii. Heros Trench.

 iii. Harly Trench.

 iv. Vera Trench.

 v. Hallos Trench.

 vi. Helno Trench.

 vii. Hubará Trench.

 viii. Hangho Trench.

 ix. Huard Trench.

 x. Cacy Trench.

 xi. Jany Trench.

 xii. Herat Trench.

 

O número ix acima Huard Trench casou com Ruth Mastromauro, filha de Miguel Mastromauro e Antonia Leonor Tirelli e tiveram os seguintes filhos:

 

   i. Heloisa Eugênia Trench.

  ii. Hebe Eliana Trench.

 iii. Helton Trench.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
18




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816292