GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
VERSIANI
VERSIANI

A História da Família Versiani, com notas de Rui Veloso Versiani dos Anjos publicadas no ano de 1944, na cidade de Belo Horizonte, forma um documentário de extrema importância para a história genealógica de Montes Claros. Os apontamentos retratados neste livro foram coletados do Arquivo Público da cidade de Diamantina e em arquivos particulares como bem explica o seu autor.

O livro narra com extrema fidelidade a empolgante história da vida do velho guarda-livros da Real Extração de Diamantes, o capitão João Antônio Maria Versiani, representante máximo da família Versiani no Brasil. Também neste livro é narrada a opulência e a decadência da fazenda Santo Elói, fazenda esta fundada pelo capitão Pedro José Versiani, no município de Bocaiúva.

Naquela época a cidade de Bocaiúva tinha o nome de Curato de Nosso Senhor do Bonfim de Macaúbas em homenagem ao glorioso Senhor do Bonfim.

Num dos mais emocionantes registros do livro está, sem dúvida, a narrativa do naturalista francês, Augusto de Saint-Hilaire, no seu brilhante documentário Viagens pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, quando por volta do ano de 1817, ele esteve visitando a fazenda Santo Elói após deixar a fazenda do Ribeirão. Dizia o naturalista Saint-Hilaire, naquela oportunidade, que “levava uma carta de recomendação para o proprietário de Santo Elói, o senhor capitão Pedro José Versiani” e concluía dizendo que “ninguém me recebeu com maior cordialidade do que ele, e passei o dia em sua casa”. Aliás, a hospitalidade era uma constante na vida dos Versiani.

Rui Veloso Versiani dos Anjos não se contentou tão somente em registrar os descendentes do capitão Pedro José Versiani, mas outras ramificações de igual valor.

Nesse rumo encontramos um capítulo inteiro dedicado ao doutor Carlos José Versiani. Também fala-nos o autor do livro dos Cata-pretas do doutor Carlos José Versiani os que tinham parentesco com o desembargador João Fernandes de Oliveira “o contratador dos diamantes que era rico como um nabado, poderoso como um príncipe e no seu tempo era o vassalo mais rico do rei de Portugal”.

Ainda assim, fala-nos o autor do livro do desembargador Veloso e do tronco da família Versiani dos Anjos destacando-se neste capítulo o coronel Antônio dos Anjos e os seus descendentes.

Na verdade o livro de Rui Veloso Versiani dos Anjos é uma preciosidade. Um arquivo vivo da história de Montes Claros, haja vista que a família dos Versiani foi uma das primeiras que habitaram o antigo arraial de Nossa Senhora da Conceição e São José de Formigas (Montes Claros). Entretanto, o mais impressionante deste livro encontra-se no apêndice, quando ali está documentada a descendência do doutor Pedro Versiani, os Versiani Maurício, os Versiani Ataíde, os filhos de Bento Luiz Veloso, os filhos de Antônio Augustinho Veloso e as informações sobre o coronel Gregório José Veloso.

Ainda consta do apêndice os bens deixados pelo capitão Pedro José Versiani, que havia falecido no dia 24 de setembro de 1854, na fazenda Santo Elói, de sua propriedade.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
10




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816233