GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
VILAÇA, VILLAÇA, VILLASCIS
VILAÇA, VILLAÇA, VILLASCIS

Sobrenomes de origem galega. Vem dos “Villacis” da galícia espanhola por parte de Hernande de Villacis, fidalgo-homem que passou à Sevilha, ainda em Espanha e que posteriormente, passou a Portugal e se fixou no Minho e mais tarde na Beira.

De ilustre geração houve Afonso Rodrigues de VILAÇA, já adotado como sobrenome a forma portuguesa, e que foi comandante de tropas ao lado do príncipe Dom João nas batalhas contra o rei Dom Fernando de Castela.

Por inúmeros serviços prestados, ao rei, pela bravura que demonstrou na batalha de Toro, Dom Afonso V, rei de Portugal “reconheceu o seu muito valor com grandes honras e mercês, que lhe concedeu, das quais foi o principal a de o fazer fidalgo de sua casa,” concedendo-lhe o brasão de armas 2m 20-IV-1476.

As duas grafias se refere a mesma família que usam o mesmo brasão de armas.

Heráldica: um escudo xadrezado de ouro e de azul, de quinze peças; bordadura de vermelho, carregada de oito aspas de ouro (Anuário Genealógico Brasileiro, IX, 302).

O primeiro brasão é de origem portuguesa e o segundo de origem espanhola, onde  a família Villacis também o adotou.

 

Família de origem galega, que tomou parte na conquista de Baeza.

Em Espanha o apelido é Villacis.

Existe descendência no Minho, de onde passou à Beira.

Consultando antigos documentos, podemos dizer que esta família é uma das mais antigas e honradas da história de Portugal. 

VILLACIS é o 5190º apelido mais comum da Espanha, em todo o território espanhol nós encontramos que há registrado cerca de  812 pessoas com VILLACIS como primeiro apelido, 773 com VILLACIS como segundo apelido e um total de 16 com VILLACIS em ambos apelidos.

Em São Roque-SP tivemos Sebastião Martins Villaça. nascido em Portugal no ano de 1839 e veio para o Brasil, casou em São Roque no dia 13 de abril de 1857 com Maria Leocádia da Silveira, nascida em 1841. Filha de Inácio Luiz da Silveira e Maria Jacinta da Rosa.

Tiveram nove filhos: Manoel, Tiburcio, Maria Josefa, Isabel, Sebastião, José, Bento, Antonio Ferraz e Laura Villaça.

Seu filho de mesmo nome SEBASTIÃO MARTINS VILLAÇA fez história na cidade de Itapetininga, ontem tem uma escola estadual com o seu nome.

Sobrenome de origem geográfica, tomado da freguesia de Vilaça, concelho de Braga, Portugal.

A palavra significa vila grande (Antenor Nascentes, II, 388).

Família castelhana que passou a Portugal.

Estiveram presentes na conquista de Baeza em 30.11.1227, ao que alude o brasão de armas  (Anuário Genealógica Latino, I, 96).

Brasil:

Família de abastados fazendeiros de café e pecuaristas, estabelecidos na região de Juiz de Fora,Minas Gerais, procedente de Antônio Rodrigues Pereira, que deixou geração de seu cas., c.1859, com Joana Ferreira Villaça, pela qual corre este sobrenome.

Foram pais, entre outros, de Hermenegildo Rodrigues Villaça [1860-1936], médico cirurgião. Pioneiro da cirurgia no Estado de Minas Gerais. Fundador e primeiro diretor da Faculdade de Medicina de Juiz de Fora.

Cafeicultor e pecuarista de bovinos apurados da raça Scwitz, na fazenda da Cachoeirinha, no distrito da cidade.

Fundador da Companhia de Laticínios de Juiz de Fora (Procópio Filho - Gente Juiz-Forana).

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
25




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816251