GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
ANTONIO ALBINO DE SOUZA NOGUEIRA
ANTONIO ALBINO DE SOUZA NOGUEIRA

Antonio Albino de Souza Nogueira nasceu em fevereiro de 1819 em Erminda do Livramento, atual Andrelândia-MG.

Filho do Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros e de Constança Felisbina Alves da Cunha.

Neto paterno de João de Souza Nogueira e de Maria Theodoro Monteiro de Barros.

Neto materno de Antonio da Cunha de Carvalho e de Inácia Jacinto de Carvalho.

Antonio Albino casou com Carolina Cândida do Nascimento (ou dos Serafins), filha de Tte Cel João de Deus Alves do Nascimento e Maria Joaquina Cândida dos Serafins, em 1838 em Casa Branca, São Paulo. Carolina nasceu em Lavras do Funil-MG. Ela faleceu em Itapetininga-SP.

 

SL - vol. VI - página 402

NOGUEIRAS, Dr. Jorge, pág. 13

Batismo de seu filho JOAO em Lavras

 

Antonio e Carolina tiveram os seguintes filhos:

 

         i.   Ana Constança de Souza Nogueira nasceu 30 de junho de 1839 em Lavras-MG. Ela faleceu 07 de fevereiro de 1919 em Itapetininga-SP e foi enterrada em Cemitério São João Batista em Itapetininga-SP.

 SL - vol. VI - página 402

Ela foi batizada em Lavras-MG no dia 21 de julho de 1839 conforme pesquisa de Luís Antônio Villas Bôas realizada em 31 de maio de 2005 no microfilme do CHF 1285465, item 4, referente aos livros de batismos de Lavras, folha 30V consta : "Aos 30 de junho de 1839 compareceu Antonio Albino de Souza Nogueira que vinha declarar que neste dia lhe nasceu uma menina, filha legítima dele e de sua mulher Carolina Cândida do Nascimento, brancos, moradores nesta vila ... " Na borda consta : "B. a 21/JUL com o nome de ANNA.

P. O Ten. Cel. JOÃO DE (ilegível) ALVES DO NASCIMENTO e D. M.a JOAQ.na CANDIDA DOS SACRA.tos"

 FAZENDA VELHA-MANOEL VALENTE BARBAS

 Ana casou-se com Capitão Joaquim Monteiro de Carvalho, filho de Domingos Monteiro de Carvalho e Leocadia Rtta Portella, 28 de junho de 1855 em Igreja Nossa Senhora Dos Prazeres, Itapetininga -. Joaquim nasceu em 1832 em Itu-SP. Ele faleceu 9 de julho de 1904 em Itapetininga-SP e foi enterrado em Cemitério São João Batista em Itapetininga-SP. Filho de tradicional família de Itu-SP.

 FAZENDA VELHA-MANOEL VALENTE BARBAS

  

       ii.   Joao de Souza Nogueira nasceu em 13 novembro 1842 em Lavras, Minas Gerais e foi crismado em 25 fevereiro 1843 em Lavras, Minas Gerais.

 BAT DE LAVRAS

SL,6-402 (11-5)

 

     iii.   João Augusto de Souza Nogueira nasceu 13 de novembro de 1842 em Lavras-MG. Ele faleceu em Lavras-MG. Ele foi batizado no dia 25 de fevereiro de 1843 em Lavras-MG conforme pesquisa de Luís Antônio Villas Bôas realizada em 02 de junho de 2005 no microfilme da CHF 1285465, item 4, referente aos livros de batismos de Lavras, folha 63V e 64, consta : "Aos 25/FEV/ 1843 batizei solenemente a JOÃO inocente filho legítimo de ANTONIO Albino de Souza Nogueira e D. CAROLINA CANDIDA DOS SERAFINS, brancos, nascido a 13 de novembro de 1842. Foram padrinhos o Capitão SILVESTRE ALVARES DE AZEVEDO e D. ANTONIA CANDIDA DOS SERAFINS por procuração que apresentou de JOSÉ GONSALVES DOS SANTOS e D. IRIA LEOPOLDINA NOGUEIRA ..."Já falecido em 1919. João casou-se com (1) Maria das Dores de Souza Nogueira, filha de José Galvão de Souza Nogueira e Inácia Cândida Serafina Gonçalves dos Santos Vilela. Maria nasceu em São Miguel Arcanjo-SP. Já falecida em 1919. João também casou-se com Maria Carolina Ramos, filha de Felisberto Ramos e Carolina de Souza Nogueira.

 

   iv.   Urias de Souza Nogueira nasceu em 1844 em Lavras-MG.

 Foi tenente da Guarda Nacional. Patente expedida em 23 de outubro de 1882 pelo Presidente da Província Francisco de Carvalho Soares Brandão. Foi Juiz de Paz em São Miguel Arcanjo. Em 1898 foi subdelegado de Polícia de São Miguel Arcanjo. Presidente da Câmara  em São Miguel Arcanjo de 1899 a 1907. Urias casou-se com Constança Augusta Alves Machado, filha de Misael Clementino Machado e Maria Theodora de Souza Nogueira, 07 de janeiro de 1861 em Igreja Nossa Senhora Dos Prazeres, Itapetininga -sp. Constança nasceu  26 de março de 1846.

 

    v.   Antonio Albino de Souza Nogueira Filho nasceu  em 1845.

Antonio casou-se com Ana Isabel Diniz Machado, filha de Misael Clementino Machado e Maria Theodora de Souza Nogueira, 01 de fevereiro de 1868 em Igreja Nossa Senhora Dos Prazeres, Itapetininga, SP. Ana nasceu  19 de novembro de 1844.

Anna Idalina De Souza Nogera - number (batch):          C73854-7

   vi.   José de Souza Nogueira. Morou em Igarapava.

 

  vii.   Maria Carolina de Souza Nogueira.

 No site do CHF aparce o nome dela como Maria Joaquina de Souza Nogueira - BN M017040

 Maria casou-se com Antonio Arantes de Noronha, filho de Domiciano Joaquim Arantes de Noronha e Mariana Dulcina de Noronha, 10 de dezembro de 1867 em Igreja Nossa Senhora Dos Prazeres, Itapetininga.

 

 viii.   Carolina Leopoldina de Souza Nogueira. Carolina casou-se com Antonio de Arruda Campos, filho de Salvador de Paes e Maria Ignácia de Almeida Campos, 06 de abril de 1875 em Igreja Nossa Senhora Dos Prazeres, Itapetininga - SP. Antonio faleceu SP. Ja era falecido quando do casamento de seu filho Fábio.

  

ix.   Iria Leopoldina de Souza Nogueira. Iria casou-se com Delfino Alves Nogueira Machado, filho de Misael Clementino Machado e Maria Theodora de Souza Nogueira, 29 de abril de 1879 em Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, Itapetininga. Delfino nasceu  24 de dezembro de 1854. Ele faleceu antes de 8 de setembro de 1881 em Itapetininga-SP.

 (GP de Silva Leme - volume VI - Título Bicudos - página 402)

 

 

O Tenente Urias após adquirir as primeiras terras na região de Itapetininga, tratou logo de afazendar o seu filho Antonio Albino, fazendo-o estabelecer em Itapetininga. Foi fazendeiro. Tinha terras no bairro do Palmital em Itapetininga. Foi vereador e procurador da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo.

Antonio Albino faleceu antes de seu pai, cabendo a sua parte da herança do Tenente Urias aos seus 8 (oito) filhos. Uma parte do sítio Moinho e o sítio na barra do Rio Juquiá.

(R.G.Daunt)

 Em "As primeiras Fazendas da Região de Botucatu" de Trajano Carlos de Figueiredo Pupo e Paulo Pinheiro Machado Ciaccia, 2005 - na página 237 aparece o Testamento de José Antonio Pereira datado de 07 de setembro de 1857 onde consta que sua finada filha Felicidade Maria de Jesus pagou ao Major Antonio Albino de Souza Nogueira de Itapetininga o valor de 80$000 sem nenhuma especificação.  

NOGUEIRAS, 13

Consta também que ele tinha um Armazém de Sêcos e molhados em Itapetininga, onde também fora sub-delegado quando ainda era Villa de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetining

(M.V.Barbas)

 

Antonio Albino de Souza Nogueira faleceu antes de seu pai em Itapetininga-SP.


Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
39




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864574