GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
CLUBE RECREATIV0 ITAPETININGANO
CLUBE RECREATIV0 ITAPETININGANO

O Clube Operário Itapetiningano foi fundado por pessoas de origem modesta. 

No Largo do Rosário tinha uma sapataria de propriedade do Sr. Adalino França, onde se reuniram alguns amigos e ali fizeram uma ata de criação do CLUBE OPERÁRIO ITAPETININGANO. Essa primeira ata onde consta que eles se reuniram para decidirem a fundação é datada de 20 de setembro de 1916.

Depois fizeram novas reuniões até que dois meses foi oficialmente empossada a Diretoria que deveria reger o destino da sociedade durante um ano.

O seu primeiro Presidente foi João Fagnani. O vice era Antonio Assis. O 1º secretário foi o Professor Eurico de Moura. O 2º secretário o Professor Ludgero C. Silva. O tesoureiro o Adalino França e o orador o Professor Pedro Voss Filho.

Em 21 de outubro de 1917 assumiu a presidência o Sr. Juvenal de Godoy Moreira.

Em 25 de agosto de 1918 foi eleito o Sr. Ezequiel Fróes. Acrescentamos que o Ezequiel Fróes é tio-avô do autor deste site, irmão de minha avó Izabel de Oliveira Fróes.

Em 19 de outubro de 1919 o Sr. Eugênio Rodrigues foi eleito presidente, porém ele renunciou e foi realizada nova eleição no dia 26 de outubro, sendo eleito novamente o Sr. Ezequiel Fróes que permaneceu mais um ano.

Em 1921 eleito novamente o João Fagnani que permaneceu no cargo até 1923, quando renunciou ao cargo.

Em 1923 quando o Ezequiel Fróes era tesoureiro e veio a substituir o Presidente, adquiriram por  Cr$ 20.000,00 o primeiro imóvel do Clube, o mesmo "bangalô" onde estava localizada a Séde Social, sendo providenciado pela Diretoria as reformas e adaptações para o Salão de bailes, sala de jogos, etc.

Em 6 de abril de 1924 houve nova eleição face a renúncia do João Fagnani e seu vice Carlos Kortz, ficando na presidência o secretário em exercício Sr. Accacio da Silveira.

Fizeram nova eleição e foi eleito o Honório de Salles.

Em 1925 Ezequiel Fróes assume a presidência permanecendo até 1927.

Em 1927 foi eleito Gentil de Oliveira Sodré.

Em 1928 foi eleito Salvador Pires de Campos.

Em 1929 assume a Presidência o Sr. Luiz Castanho de Almeida.

Em 1930 volta Ezequiel Fróes.

Em 1931 foi eleito Pedro Rogacheschy.

De 1923 a 1932 tiveram os diretores: João Nogueira, Américo Ravacci, Luiz Espalaor, Oswaldo Piedade, José Calchiolli, Enrique Guilherme, além de novos sócios como Eurico Ayres Martins, Arthur Matarazzo, Agostinho Morelli, Irmãos Trevisani e outros.

Em 1932, o ano Histórico da Revolução Constitucionalista elegeu-se pela primeira vez o ferroviário Eurico Ayres Martins, um dos melhores Presidentes que a sociedade já teve, tendo sido reeleito varias vezes, nos anos de 43-44-45-48-49-50-51--52-56-57-58-59-60-61-62-63-64-65-66-69-81/83/85.

Em 1933 foi eleito Antonio Ferreira Carreira.

Em 1934 novamente eleito Ezequiel Fróes. Alguns meses depois renunciou, fizeram nova eleição e desta vez aparecer o nome de João Barth.

Em 1935 novamente eleito João Fagnani, o primeiro presidente do Clube.

Em 1936 aparece o nome de Alexandre Francisco Paschoa, que permaneceu na presidência do Clube até 1939.

Em 1940 é Arthur Matarazzo eleito para Presidente. Quem participou da apuração dos votos foram Prof. Francisco Válio, Prof. Arquimicio Marques da SIlva e Pedro Moreira.

Em 1940 e 1941 o clube foi presidido or José Mariano.

Em 26 de outubro de 1941 houve uma assembléia geral extraordinária, reunindo toda a diretoria do Clube e foi acrescentado uma cláusula no Regimento Interno onde consta que em caso de destituição da sociedade, todos os seus benefícios sejam transferidos para as instituições de caridade de Itapetininga.

Em 1942 foi eleito o Sr. Arquimínio Marques da Silva.

Em 1943 passou a chamar-se Clube Recreativo Itapetiningano conforme escolha da Diretoria. Foi o Dr. João Batista de Macedo Mendes, conhecido como Jango Mendes que providenciou os Estatutos e registro do novo nome, com aprovação total.

Em 1943 o Sr. Eurico Ayres Martins foi eleito permanecendo no cargo até 1945.

Em 1946 foi eleito o Sr. Laerte Martins de Castro até 1948.

Em 1948 volta o Eurico Ayres Martins permanecendo até 1953.

Em 1953 foi eleito o Sr. Luiz Lombardi para Presidente permanecendo até 1956.

Novamente volta o Eurico em 1956. Em 17 de dezembro de 1961 houve proposta para que as próximas diretorias tivessem mandato de 2 (dois) anos. 

Eurico Ayres Martins ficou até 1967.

A firma Irmãos Cardoso tomou parte na construção da nova Séde e contando com a colaboração do Engenheiro Aldo Pucci.

Em 1956 quando o Eurico foi reeleito Presidente, teve a felicidade de concluir totalmente as obras da Séde Social e fez uma segunda inauguração, com festa e baile e com aplausos dos sócios e autoridades presentes. Pertencia a sua Diretoria  os sócios Di Conti, Orlando Espalaor, Mario Espalaor, Bernardo dos Santos Silvério e outros.

Eu me recordo dos anos 60 em que a Orquestra Pan América, comandada pelo maestro Edil Lisbôa se apresentava todos os domingos das 22 as 24 horas para nossa alegria e de centenas de pessoas que enchiam o clube em suas domingueiras. Na época o Presidente era o senhor Eurico Ayres Martins. Faz-me recordar que eu trabalhava em São Paulo e vinha passar os finais de semana em Itapetininga. Sempre participava do baile aos domingos, abrilhantado pela Orquestra Pan América, sob a regência do maestro Edil Lisbôa. Eu deixava minha malinha guardada no guarda-volumes do clube e quando faltava 15 minutos para meia noite eu descia correndo, pegava a mala e seguia a pé até a Estação da Estrada de Ferro Sorocabana. Eu e mais um monte de gente com a mesma finalidade. O trem noturno de passageiros que vinha de Itararé passava em nossa estação nesse horário, chegando em Sâo Paulo perto de 6 horas da manhã.

Posteriormente adquiriram uma extensão de terras onde construíram o Clube de Campo, com piscinas, churrasqueiras, área de lazer, etc...

Em 1967 foi eleito o rodoviário Dr. José Pereira de Noronha que comprou uma gleba de terra de mais de 4 alqueires para construção do Clube de Campo e séde campestre, um sonho de todos os sócios.

Em 1969 elegeu-se Presidente o Tenente Antonio Faria. Foi reeleito para o período de 1971/1973 porém não concluiu o mandato, sendo substituído por Plácido da Silva Machado, que ficou até o final do ano de 1975, pelo fato de terem prorrogado o seu mandato.

De 1975 a 1977 o Presidente do Clube Recreativo de Itapetininga era o sr. Oswaldo de Souza. Foi o Presidente mais financista que o clube teve, visto que participou de várias diretorias como tesoureiro e também em outros cargos. Tinha larga experiência na gestão financeira. Na sua gestão assumiu o cargo com um caixa quase que a zero devido aos investimentos feitos pela diretoria anterior, sabendo recuperar as finanças, como sempre fazia. Construiu um galpão para churrasqueira anexo as quadras de bochas, um almoxarifado, quadra de malhas, enfim, deixando no fim de seu mandato saldo suficiente para a próxima diretoria fazer outros empreendimentos.

De 1977 a 1979 reelegeu-se o Dr. José Pereira de Noronha.

De 1979 a 1981 reelegeu-se o Oswaldo de Souza.

De 1981 a 1985 voltou o Eurico Ayres Martins.

De 1985 até maio de 1993 erá José Pereira de Noronha.

Em maio de 1993 assumiu o Antonio Abrami após o falecimento do Noronha.

Antonio Abrami foi reeleito por mais 3 gestões - 95/97, 97/99, 99/2001.

Em 2001 assumiu a presidência do Clube o Sr. Arnaldo de Almeida, para o biênio 2001/2003.

De 2003 até 2005 o clube foi presidido por Geraldo Plens.

De 2005 até 2009 quem cuidou do nosso clube foi o rotariano Jackson Luiz Nunes.

Em 2009 foi eleito o professor Dércio Mendes.

Em 2011 José Messias Meirelles assumiu a Presidência.

Pelo que me recordo foi em sua gestão que foi totalmente reformado o salão de bailes do clube. Entre as  melhorias realizadas pela diretoria estão o  Salão de Festas, que foi inteiramente reformado e conta agora com novo piso e forro, o que o coloca como um dos salões de festas mais bonitos da cidade.

A reforma dos banheiros superiores que foram modernizados, construção de banheiro para deficientes, a ampliação do bar, a reforma do telhado, a troca de todas as fiação elétrica, a pintura das paredes e a melhoria do palco do salão de festas.

A mais importante das melhorias obtidas foi o aumento da auto estima do associado, que atualmente pode afirmar que tem orgulho da sede central do seu clube! 

A cerimônia culminou com um baile de inauguração no mesmo dia 23, que teve início às 22 horas.

Um grande baile abrilhantado pela Banda Marcus Frann que garantiu muita diversão e animação a todos.

Em 2013 assumiu a presidência do clube o Sidney Brisola, que permaneceu durante o período de 13 meses, saindo antes do término de seu mandato. 

Deveria assumir o comando da entidade a vice presidente, porém não quis assumir tal encargo. Na ordem estatutária quem assumiria seria o primeiro secretário, mas devido as dificuldades financeiras do clube, também não quis assumir. Assim sendo, o Presidente do Conselho, Sr. Alexandre Zanani assumiu tal encargo.

No ano seguinte, 2016 houve nova eleição e o Sr. Alexandre foi eleito o novo presidente do clube, que comemoraria o seu centenário em setembro de 2016. Em setembro de 2016 tivemos um belo baile social, com a posse da nova diretoria, que deve reger os destinos da sociedade até setembro de 2017.

O Clube Recreativo é um dos grandes e o mais popular clube da cidade de Itapetininga. 

Além das atividades na séde de campo, mantém uma agenda enorme de eventos em sua séde social. Academia, aulas de dança, reuniões diversas. Tem uma biblioteca com títulos muito interessantes e mantém em sua recepção jornais e revistas para leitura de seus associados. 

Parabéns ao Alexandre que conseguiu estabilizar a situação financeira da entidade e a está mantendo em ordem, para alegria de todos!

 

 

Fontes: Alexandre Zanani
DVD - O centenário do CRI
Livro 106 anos do CRI - Clube Recreativo Itapetiningano escrito por José Luiz Nogueira

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
15




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864871