Capitão-mór Joaquim Gonçalves dos Santos nasceu em São João del Rei-MG.
Ele faleceu em Casa Branca-SP.
Foi Alféres de Ordenanças em Lavras do Funil-MG, por título recebido em 27 de novembro de 1797, sendo promovido a Capitão em 04 de julho de 1803.
Ele veio de Lavras do Funil-MG em 1820 para Casa Branca, fixando-se na Sesmaria da Paciência.
Foi nomeado Capitão da 1ª Companhia de Ordenanças em 14 de julho de 1823.
Foi eleito o primeiro Juiz de Paz em 1829 em Casa Branca
Homem de prestígio e fortuna. Um dos patriarcas de Casa Branca.
Joaquim Gonçalves dos Santos, o primeiro mineiro que entrou para o sertão da Casa Branca.
Homem de nomeada; de grandes haveres, Joaquim Gonçalves, fidalgo em sua casa na fazenda Paciência, não veio a S. Paulo tentar fortuna que já tinha, mas talvez fugir a algum desgosto por motivo político.
Em outubro de 1819 hospedara o grande cientista frances August Saint Hilaire em sua fazenda engenho da Paciencia.
Joaquim casou com Maria Rosa Cândida dos Serafins, filha de Capitão José Francisco da Cunha e Arcângela Maria dos Serafins, no dia 30 de julho de 1792 na Igreja Matriz de Lavras-MG.
Maria nasceu em 1767 em Lavras-MG e faleceu no dia 15 de agosto de 1844 em Casa Branca-SP.
Batizada em 18 de julho de 1767.
No inventário registrado no Cartório do 2º ofício de Casa Branca no ano de 1844 consta que ela deixou uma mora de casas localizadas no Largo do Rosário em Casa Branca que foi partilhada entre seus herdeiros. Francisco Antonio Gonçalves dos Santos e Inácia Cândida dos Serafins, sua neta, filha da Ana Cândida dos Serafins.
Joaquim e Maria tiveram os seguintes filhos:
i. Ignácia Cândida Serafina Gonçalves dos Santos Vilela nasceu em 1832 em Mogi Mirim. Ela faleceu em São Miguel Arcanjo-SP. Ignácia casou-se com José Galvão de Souza Nogueira, filho de Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros e Constança Felisbina Alves da Cunha. José nasceu em 1824 em Casa Branca-SP. Ele faleceu em São Miguel Arcanjo-SP. O sobrenome Galvão foi transmitido aos seus descendentes e lhe foi colocado pelo pai pela devoção ao Santo Frei Antonio de Santana Galvão. Morou em Itapetininga. Foi casado com a prima. Quando da partilha dos bens de seu pai lhe coube uma parte relativa ao sítio Moinho e mais 20 alqueires no Ribeirãozinho.
(Dr. Jorge - NOGUEIRAS do Brasil, página 1)
José Galvão foi o inventariante dos bens deixados pelo seu pai Tenente Urias. Coube-lhe na partilha do inventário paterno os bens de raiz: uma parte do sitio Moinho e mais 20 alqueires bi Ribeirãozinho.
(Dr. Daunt)
ii. Felisbina Cândida dos Serafins. Felisbina casou-se com João Carlos de Souza Nogueira, filho de Alferes João de Souza Nogueira e Maria Theodora Monteiro de Barros. João nasceu em 1798. Ele faleceu morreu antes de 24 de nov de 1891.
SL,6-409
iii. Maria Joaquina Cândida dos Serafins. Morou em Lavras- MG. Maria casou-se com Tte Cel João de Deus Alves do Nascimento. Era um dos homens mais bem situados financeiramente e economicamente em Lavras-MG. Morou em um dos maiores e mais nobre sobrado da cidade, o qual foi tombado pelo Patrimônio Histórico. Posteriormente o prédio foi alvo de grande incêndio, tendo sido totalmente reformado e atualmente no local tem uma agência bancária.
iv. Capitão José Gonçalves dos Santos (Pai da pobreza) nasceu em Casa Branca-SP. Ele faleceu 14 de fevereiro de 1854 em Casa Branca-SP.
No site do CHF (Mórmons) consta a data de falecimento.
GONCALVES DOS D SANTOS, DAUNT
José casou-se com Iria Leopoldina de Souza Nogueira, filha de Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros e Constança Felisbina Alves da Cunha, em 1832 em Casa Branca, São Paulo. Iria nasceu em 1819 em Erminda do Livramento, atual Andrelândia-MG. Ela faleceu 15 de junho de 1894 em Casa Branca-SP e foi enterrada em Capela de N. S. do Desterro em Casa Branca-SP.
v. Joaquim Gonçalves da Cunha.
vi. Luciana Maximina dos Serafins nasceu em 1795. Batizada em 06 de janeiro de 1796. Luciana era natural da freguesia de Aiuruoca, batizada aos 08-08-1780, filha do Capitão José de Barros Monteiro, natural da freguusia de S. Martinho do Aliviado Bispado do Porto e Ana Thereza da Assumpção, natural dos Prados, neta paterna Manoel Ribeiro de Barros e Rosa Monteiro, neta materna de Francisco Rodrigues Goulart, natural da Ilha do Pico e Leonor da ssunção, natural dos Prados. Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 agosto 1780 cap. Porto Turvo, -ucianna Maria dos Anjos, f.l. do cap. Jose de Barros Monteiro e d. Anna Theresa da Assumpção; padr.: o revdo. Manoel Martins de Carvalho ----- e d. Maria Rosa de Santa - --, mulher do tentente Antonio Gonçalves Moreira. Luciana casou com João Carlos de Souza Nogueira, filho de Alferes João de Souza Nogueira e Maria Theodora Monteiro de Barros. João nasceu em 1798. Ele faleceu morreu antes de 24 de nov de 1891.
SL,6-409
vii. Comendador Francisco Antonio Gonçalves dos Santos.
viii. Eleodora Cândida dos Serafins nasceu em 1800. Batizada em 28 de abril de 1800. Morava em Lavras-MG em 1844, quando do falecimento de sua mãe. Eleodora casou-se com Capitão Flávio José de Oliveira, filho de José Manoel de Oliveira e Maria Gerônima Marques, 26 de novembro de 1817.
ix. Ana Cândida dos Serafins nasceu em 1803. Batizada em 19 de outubro de 1803. Ana casou com Mateus Luis da Silva Vilela.
x. Antonia Miquelina Cândida dos Serafins nasceu em 1810. Batizada em 22 de junho de 1810. Morou em Lavras-MG. Antonia casou com Capitão Silvestre Alves de Azevedo.
xi. Rita Cândida dos Serafins nasceu em Santa Rita do Passa Quatro. Rita casou-se com Manoel Rufino de Arantes. Manoel nasceu em Santa Rita do Passa Quatro.
xii. Ifigênia Cândida dos Serafins.
Ifigênia casou-se com Manoel Rufino de Arantes. Manoel nasceu em Santa Rita do Passa Quatro.