IRIA LEOPOLDINA DE SOUZA NOGUEIRA nasceu em 1819 em Erminda do Livramento, atual Andrelândia-MG.
Filha do Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros e de Constança Felisbina Alves da Cunha.
Neta paterno de João de Souza Nogueira e de Maria Theodoro Monteiro de Barros.
Neta materno de Antonio da Cunha de Carvalho e de Inácia Jacinto de Carvalho.
Ela faleceu no dia 15 de junho de 1894 em Casa Branca-SP e foi enterrada na Capela de Nossa Senhora do Desterro em Casa Branca-SP.
Iria casou com Capitão José Gonçalves dos Santos (Pai da pobreza), filho de Capitão-mór Joaquim Gonçalves dos Santos e Maria Rosa Cândida dos Serafins, em 1832 em Casa Branca, São Paulo. José nasceu em Casa Branca-SP. Ele faleceu 14 de fevereiro de 1854 em Casa Branca-SP.
No site do CHF (Mórmons) consta a data de falecimento.
GONCALVES DOS SANTOS, DAUNT
José e Iria tiveram os seguintes filhos:
i. ... Gonçalves dos Santos nasceu 20 de dezembro de 1833 em Casa Branca-SP. Ele faleceu em Casa Branca-SP. Batizado em 01 de janeiro de 1834 na Igreja de Casa Branca. Foram padrinhos: O avô materno Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros e a avó paterna Maria Rosa Cândida dos Serafins. Infelizmente esta criança faleceu na infância.
ii. Major Joaquim Gonçalves dos Santos Neto nasceu 21 de dezembro de 1836 em Casa Branca-SP e foi crismado em 1 janeiro 1837 em Casa Branca, São Paulo. Ele faleceu 18 de outubro de 1912 em Casa Branca-SP. Batizado em 1ð de janeiro de 1837. Foram padrinhos: João Carlos Nogueira de Barros, irmão do Tenente Urias e sua terceira esposa Possidônia Carvalho. João já tinha enviuvado anteriormente de duas outras filhas do Capitão Joaquim Gonçalves dos Santos. Joaquim cresceu em Casa Branca e tornou-se proprietário de várias fazendas, tais como: Sertão Grande, Santa Maria, Buenos Aires e Pocinha, em São José do Rio Pardo, cidade fundada pelo Tenente Antonio Marçal de Barros. O Major Joaquim Gonçalves dos Santosa Neto) - Joaquim foi testemunha de casamento em Santa Rosa de Viterbo em 15 de janeiro de 1899, conforme pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 24 de junho de 2003 no microfilme 1444066, item 7, folha 53V, termo 76, onde constava que tinha 41 anos, viúvo, natural de Minas Gerais, negociante e residente na povoação de Santa Rosa.
OS GONCALVES DOS SANTOS - DAUNT REV.I.H.G. PAG 3
Joaquim casou-se com (1) Rita Izoldina Nogueira de Queiróz, filha de Francisco José de Queirós e Maria Teodora Nogueira. Joaquim também casou-se com1 (2) Rita Ezaldina Nogueira de Queiróz, filha de Francisco Jose de Queiróz e Maria Teodora Nogueira. Rita nasceu em Casa Branca, São Paulo.
INVENTARIO DE SUA MAE EM CASA BRANCA
iii. Coronel João Gonçalves dos Santos nasceu 25 de agosto de 1838 em Casa Branca-SP e foi crismado em 16 setembro 1838 em Casa Branca, São Paulo. Ele faleceu em 1926. Ele foi batizado pelos tios Tenente-coronel João de Deus Alves do Nascimento e sua esposa Maria Joaquina Cãndida dos Serafins, irmã de sua mãe. Chegou ao posto de Coronel. Colaborou na fundação de Ribeirão Preto, tendo sido presidente da Primeira Câmara Municipal dessa cidade. Foi também prefeito de Ribeirão Preto-SP. Quando morou naquela cidade ele mexia com remédios feitos com ervas naturais. Certa vez um soldado foi levado a sua casa, para tentar salva-lo do problema que o afligia. Infelizmente o soldado veio e falecer. Isto porque o seu problema realmente não tinha cura, mas o João Gonçalves dos Santos passou a ser perseguido em Ribeirão Preto e dai veio para Casa Branca, fugindo das pessoas que não o deixavam sossegado naquela localidade. Fez uma promessa para Nossa Senhora do Desterro. Se conseguisse chegar em Casa Branca, levantaria uma Capela em homenagem à Santa. E conseguiu retornar à Casa Branca com toda a sua familia. Foi lavrador, comerciante e Prefeito de Casa Branca em 1907 e realmente levantou uma capela que com o passar do tempo se transformou na Igreja de Nossa Senhora do Desterro. Foi também o Fundador do Tiro de Guerra de Casa Branca-SP. Em março de 2008 estivemos na cidade de Casa Branca e em visita ao local, encontramos a Igreja e dentro dela tem em sua entrada à esquerda, o local onde está o jázigo da familia.
Ele consta no livro das 3 Ilhoas - 1® Parte - volume 2 - página 134
Assento de batismo consta no livro nð 1 - Folha 15-verso da Igreja Matriz de Casa Branca.
Padrinhos: João de Deus Alves do Nascimento e Maria Joaquina Cândida dos Serafins, irmã de sua mãe, representada pelo João Silvério de Carvalho através de procuração. João casou-se com Antonia Maria do Nascimento, filha de Francisco Modesto Guilhermino.
3 ilhoas
1 parte do vol 2 pag 134
iv. Comendador Urias Gonçalves dos Santos nasceu 28 de agosto de 1840 em Casa Branca-SP. Ele faleceu 03 de agosto de 1895 em Casa Branca-SP. Em "O Capitão digo Garcia da Cruz"de Ricardo Gumbleton Daunt - São Paulo - 1974 na página 222 temos as datas de nascimento, casamento e falecimento. Ele foi batizado em 19 de setembro de 1840 em Casa Branca-SP. Em segundas núpcias casou com uma prima de sua primeira mulher
OS GONCALVES DOS SANTOS, DAUNT
Urias casou-se com Ana Jacinta de Figueiredo, filha de Tenente-coronel Gabriel Garcia de Figueiredo 3ð (Barão de Monte Santo) e Maria Carolina de Figueiredo. Ana faleceu em 13 de fevereiro de 1882 em Casa Branca, São Paulo.
Urias também casou em 9 setembro 1882 em Mocóca, SP com Carolina Amélia de Figueiredo, filha de Diogo Garcia de Figueiredo e Mariana Constança de Figueiredo. Carolina faleceu no dia 8 de junho de 1862 em Mocóca-SP.
Em " O Capitão Diogo Garcia da Cruz" de Ricardo Gumbleotn Daunt de 1974 nas páginas 42 item 3.3 e 267 item 2.10 temos todas estas informações.
BATISMO LIVRO ? FLS 59 V
iMPEDIMENTOS CASA BRANCA 1882
CAP.DIOGO PAG. 222
SEU INVENTARIO EM CASA BRANCA
v. José Gonçalves dos Santos Filho nasceu 01 de abril de 1842 em Casa Branca-SP e foi crismado em 10 maio 1842 em Casa Branca, São Paulo. Ele faleceu em Casa Branca-SP. Ele foi batizado em Casa Branca-SP no dia 10 de maio de 1842.
(Ricardo Glubenton Daunt -Revista do I.H.G. - página 48 e Famílias do Brasil 1 - página 173)
José casou-se com Antonia dos Passos de Syllos, filha de Tenente-coronel Vicente Ferreira de Sillos Pereira (Barão de Casa Branca) e Mariana Umbelina de Pádua. Antonia nasceu em 1848 em Casa Branca-SP. ANTÔNIA DOS PASSOS (ou Rosa) SILLOS foi batizada em 03 de março de 1848 em Casa Branca-SP.
Ele consta do livro "FAMILIAS DO BRASIL" , 1 pina 173 com o nome de Antonia dos Passos Nogueira de Barros.
vi. Coronel Antonio Gonçalves dos Santos nasceu em 1846 em Casa Branca-SP. Ele faleceu 04 de agosto de 1921 em São Paulo-SP.
OS GONCALVES DOS SANTOS-DAUNT-REV.I.H.G.PAG 56
CEM DA CONSOLACAO QUADRA 51 SEP 9
Antonio casou-se com Ana Augusta de Syllos, filha de Tenente-coronel Vicente Ferreira de Sillos Pereira (Barão de Casa Branca) e Mariana Umbelina de Pádua. Ana faleceu em 1930. Ana Augusta (ou Rosa ou Brandina) de Sillos faleceu em 1930.
AGB -1,151
vii. Iria Malvina Gonçalves dos Santos nasceu no dia 29 de agosto de 1847 em Casa Branca, São Paulo.
OS GONCALVES DOS SANTOS- DAUNT FLS 41,REV.I.H.G.
Iria casou-se com (1) Coronel Honório de Ferreira de Syllos Pereira, filho de Vicente Ferreira de Syllos. Honório nasceu maio de 1838 em Casa Branca-SP. Ele faleceu em Casa Branca-SP e foi enterrado em Casa Branca-SP.
Filho do Barão de Casa Branca.
FALECIMENTO: Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Casa Branca.
NASCIMENTO - filiação citada no site da CHF, sem o N.o do microfilme
CASAMENTO : Citado no site da CHF, sem o N.o do microfilme
Iria também casou-se com1 (2) Honorio de Silos. Honorio nasceu cerca de 1830 em Casa Branca, São Paulo.
MANOEL VALENTE BARBAS
AGB VOL 1 PAG 144
viii. Anna Constança Gonçalves dos Santos nasceu em 1853 em Casa Branca-SP.
GONCALVES DOS SANTOS -DAUNT PAG.52 REV DO I.H.G.
Anna casou com Vicente Ozias de Syllos. Vicente nasceu 08 de março de 1849 em Casa Branca-SP. Ele faleceu 24 de junho de 1896 em Casa Branca-SP e foi enterrado em Casa Branca-SP.
NASCIMENTO e FALECIMENTO : - Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Casa Branca.
Anna também casou-se com1 (2) Vicente Osias de Silos.
IMPEDIMENTO DE SEU FILHO JULIO
ix. Maria Amélia Gonçalves dos Santos (Tia Maricas) nasceu em 1849 em Casa Branca-SP.
OS GONCALVES DOS SANTOS - DAUNT-REV.I.H.G.PAG 56
Maria casou-se com (1) Cel. Tomaz de Aquino Nogueira de Queiróz, filho de Francisco José de Queirós e Maria Teodora Nogueira.
Maria também casou-se com1 (2) Tomaz de Aquino Nogueira de Queiróz, filho de Francisco Jose de Queiróz e Maria Teodora Nogueira, em 12 novembro 1864 em Casa Branca, São Paulo.
INVENTARIO DE SUA MAE EM CASA BRANCA
O Tenente Urias aparece como padrinho em 1ð de janeiro de 1834 do seu primeiro neto, filho de sua filha Iria. Segundo o Dr. Ricardo Gumbleton Daunt em sua publicação, do Instituto Histórico de São Paulo, consta que Iria era uma senhora dotada de muita energia e bondade. Muito religiosa e praticante da caridade. Durante sua vida, foi um polo de concentração da família. Fazia reuniões diárias em sua casa, ao cair da tarde, onde ficavam seus filhos e netos entretidos com palestras e jogos de víspora, enquanto aguardavam a ceia, sempre saborosa e encerrada com doces caseiros em quantidade. Essa prática durou até os ultimos anos de vida desta matrona, quando vivia com sua filha Maria Amélia Gonçalves dos Santos Queiróz, por problemas de saude.
Em 1875 o Tenente Urias, nessa época com 83 anos saiu da Fazenda Velha com uma comitiva para ir passear em Casa Branca, visitar a filha que não a via há mais de 30 anos.
Quando chegou a Casa Branca lá estava a filha com filhos e netos e toda a familia reunida esperando-o. Logo após o alvoroço de sua chegada, o Tenente Urias retirou de um de seus embornais um frasco de vidro e desarrolhando-o, lançou o conteúdo sobre o tampo da grande mesa da sala de jantar de sua filha. Um fino pó amarelo, metálico e brilhante. OURO. Esparramou-se mostrando-se à luz do dia. E disse: Aqui vocês tem ouro de minhas terras. É só ir busca-lo. Por ocasião dessa visita à Casa Branca o Tenente Urias distribuiu esmolas, que ficou na mente de muitos por muitos anos.
Iria Leopoldina Nogueira C.c. Capitão José Gonçalves dos Santos, filho do Capitão-mor Joaquim Gonçalves dos Santos e de Maria Rosa Cândida dos Serafins, encontra-se sepultada na Capela Nossa Senhora do Desterro, em Casa Branca-SP - no mesmo jazigo que se encontram o filho João Gonçalves dos Santos, a nora Antonia Maria do Nascimento, e a neta Antonia Augusta dos Santos ( Tonica) que foi a 1a. esposa de João de Sillos, irmão de meu bisavô Pedro. Um primo meu, em visita a Casa Branca, foi até a referida capela e conheceu o local - que muito o emocionou. No site da família Sillos irei disponibilizar a foto da Maria Constança de Sillos - ela era filha de Vicente Osias de Sillos e de Ana Constança dos Santos Sillos (filha da Iria Leopoldina). Abraços, Luiz Gustavo de Syllos
Iria Leopoldina Nogueira dos Santos deixou inventário que foi arquivado no Cartório do 2ð Ofício de Casa Branca e que foi autuado em 24 de julho de 1894. Entre seus bens constava uma chácara de 50 alqueires em Casa Branca, uma casa na rua Tenente-coronel Sillos e ainda uma parte da Fazenda do Turvo na Vila de São Miguel Arcanjo, deixada no inventário do Tenente Urias.
(3 ILHOAS, 130)