João Holtz nasceu no dia 15 de setembro de 1875 em Sarapuí.
Quinto filho de Frederico Augusto Holtz e Antonia de Cerqueira Cesar.
Batizado em Sorocaba. Padrinhos: Jesuino de Cerqueira César e Maria Clara de Cerqueira César.
João Holtz casou com Ana Rosa de Cerqueira Leme (Sinhana), filha de Manoel Cerqueira Leme e Placedina Vieira de Medeiros, no dia 28 de julho de 1900 em Sarapuí.
Sinhana nasceu no dia 10 de abril de 1883 em Sarapuí e foi batizada no dia 17 de julho de 1883 em Sarapuí.
Test: João Cesar e Ernesto Eugenio da Piedade. Foram testemunhas do casamento civil: Ernesto Eugenio da Piedade e João César. Ela faleceu no dia 22 de fevereiro de 1978 em Itapetininga.
Foi capitão da Guarda Nacional, titulo honorífico.
O casal inicialmente foi residir em Carapicuiba.
Foi trabalhar com seu cunhado Delfino Cerqueira que possuia em Carapicuiba uma grande fazenda e necessitava de alguém de confiança. Lá ficou até as vésperas do nascimento do seu primeiro filho, quando regressaram à sua terra natal, Sarapuí para o sítio Boa Vista de Manoel Cerqueira Leme.
Lá trabalhou como lavrador, indo depois para Sarapui, onde exerceu atividade comercial por longo tempo; quando Sarapuí já possuia o título de cidade, sendo municipio como circunscrição administrativa e comarca como divisão judicial, foi nomeado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, para o exercício do cargo de Coletor Estadual de Sarapuí.
Foi atuante nas atividades recreativas e sociais da cidade.
João Holtz faleceu no dia 18 de setembro de 1935, com 60 anos, em Itapetininga.
João e Sinhana tiveram os filhos:
i. Benedicto Holtz.
ii. Abigail Holtz.
iii. Nabor Holtz.
iv. Adélia Holtz (Iaiá) nasceu no dia 29 de setembro de 1904 em Sarapuí. Batizada em 2 de outubro de 1904, com 3 dias. Ela faleceu no dia 15 de Março de 1905, com 5 meses.
v. Maria José Holtz (Yayá)