Frederico Augusto Holtz nasceu no dia 5 de janeiro de 1844 em Campo Largo, atual Araçoiaba da Serra-SP e foi batizado no dia 28 de janeiro de 1844 em Araçoiaba da Serra. Testemunhas: Reverendo Francisco Antonio de Almeida Leme.Pad: João de Oliveira Strombeck e Candida Maria.
Segundo filho do casal Carlota Maria de Jesus Trindade Strombeck e Friedrich Holtz.
Quando passou a maioridade, foi morar em Sarapuí-SP onde se casou, teve filhos que deram origem aos HOLTZ de Sarapuí.
Foi lavrador, negociante e dono de Hotel. Nasceu em Campo Largo e foi morar em Sarapui. Teve uma fabrica de beneficiamento de algodão e uma firma de secos e molhados. Sarapuí, ano 1885 ,como capitão,negociante de fazendas e ferragens, no almanaque Laemmert.
Foi com a esposa padrinhos de batismo de Augusta - filha de Francisco Alves de Oliveira Carmo – 1875
Na 1ª seção da Câmara Municipal de Sarapui, no dia 15/01/1877, consta o nome de Frederico Augusto Holtz como novo vereador eleito, juntamente c/ Ernesto Eugenio da Piedade - livro de atas (fls. 36).
No livro de Hélio Holtz, página 15 consta: "Nessa rua, esquina com a Leôncio Pinheiro paira no ar um cheiro de lenha em combustão, aliado ao aroma saboroso de café torrado em casa, sendo coado naquela hora. A fragância vem da cozinha do solar que abriga o então afamado Hotel Paulista, ponto de pousada de viajantes, de propriedade de Frederico Augusto Holtz, bisavô do atual proprietário do prédio, Lazaro Frederico Holtz, hoje estabelecido com loja de tecidos no mesmo local. Esse Hotel fornecia refeições aos hóspedes, tinha boas acomodações e mantinha no quintal cocheira para animais e um potreiro com pequena área de pastagem até a margem do ribeirão com entrada pela rua Capitão Luiz Vieira. Frederico Augusto Holtz e sua esposa Antonia de Cerqueira Cesar dirigiam o Hotel e possuiam, no mesmo casarão em comodo comercial de esquina, um armazem que abastecia de generos alimentícios a população. Foi este casal que deu origem ao clâ Holtz/Cerqueira Sarapuienses.
Foi vereador no quatriênio 1877-1881."
Frederico casou com Antonia de Cerqueira Cesar, filha de Jose João Gonçalves Bueno e Virginia Maria de Cerqueira César, em 30 setembro 1865 em Sarapui, SP, Brasil. Antonia nasceu em 28 março 1849 em Guarulhos, SP, Brasil. Ela faleceu em 24 junho 1885 em Sarapui, SP, Brasil e foi enterrrada em 25 junho 1885 em Sarapuí. Batizada em Guarulhos - Pad. Antonio José Fernandes e Gertrudes Tereza Bueno.
Frederico e Antonia tiveram os seguintes filhos:
ii. Frederico Holtz
iii. Augusto Holtz
iv. Alfredo Holtz
v. João Holtz
vi. Eugênio Holtz
Frederico Augusto Holtz faleceu com 42 anos, no dia 22 de abril de 1886 em Sorocaba. Foi sepultado no cemitério da Paz em Sarapuí.