MANOEL JOSÉ VIEIRA nasceu em Itapetininga-SP.
Filho do Coronel Domingos José Vieira Filho e de dona Francisca Nunes de Siqueira.
Manoel José Vieira casou ,em 1827 em Pirapora (hoje cidade de Tietê) com Maria Theolinda de Sousa, nascida em Lavras-MG. Eles tiveram os seguintes filhos:
1 - Dom Joaquim José Vieira, bispo do Ceará.
2 - Alferes Manoel José Vieira que casou com Honorata Alves de Campos filha de Thomaz Alves Rodrigues e
de Anna do Amaral Campos. GP Silva Leme - Vol. 5 - pág. 260.
3 - Domingos José Vieira Neto, casado, teve q. d.:
i.- Dr. Antonino do Amaral Vieira, Juiz de Direito de Tatuhy.
4 - Leopoldino José Vieira de Sousa casou com Amelia Olympia Rodrigues, filha de Benedicto Rodrigues
Leite. (GP - Silva Leme - V. 5 - pág. 265).
5 - Major Lúcio Manoel Vieira nasceu em São Manoel-SP. Lúcio casou com Maria do Sacramento Cavalheiro do Amaral, filha de Manoel Caetano do Amaral e Genoveva Cavalheiro do Amaral, no dia 1º de março de 1860 na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, Itapetininga -SP. Maria nasceu em São Manoel-SP.
Em 30 de maio de 1859 o Reverendo vigário Franciscoc de Paula Medeiros vende para Manuel José Vieira a Fazenda Dois Corações com todos os seus pertences, inclusive animais. Confrontações: Ribeirão das Pederneiras até a Vila de Tatuí. (Livro do Tabelionato de Notas e Protestos de Itapetininga)
Em 30 de maio de 1859 o Reverendo vigário Franciscoc de Paula Medeiros vendeu para Manuel José Vieira a Fazenda Dois Corações com todos os seus pertences, inclusive animais.
Confrontações: Ribeirão das Pederneiras até a Vila de Tatuí. (Livro do Tabelionato de notas e protestos de Itapetininga)