Jair Barth nasceu em Itapetininga-SP.
Filho de João Barth e de Maria Eugênia Rocha Barth.
Jair casou com Zélia Moraes Terra, filha de Miguel Pedro dos Santos Terra e Eulália de Moraes, em Itapetininga. Zélia nasceu no dia 31 de julho de 1916 em Itapetininga-SP.
Jair e Zélia tiveram cinco filhos, todos nascidos em Itapetininga-SP:
2. Flávio Terra Barth.
3. Maria Eugênia Terra Barth.
4. Vera Lúcia Terra Barth.
5. Rubens Terra Barth.
“Teve onze netos. A Maria Eugenia casada com o Flori Antônio Pires. Ele era juiz, o filho dele mais velho é juiz, o segundo filho é procurador, a Camila que é a caçula está estudando pra se preparar pra juíza também.
Da parte do Nelson. o Flavio Houbes é jornalista, a Alessandra ela fez não me lembra é também formada e atualmente está morando na Austrália e o Rodrigo é advogado trabalha com o Nelson que tem escritório de advocacia em São Paulo, e A Cristina é está morando nos Estados Unidos, depois tem a Vera Lucia casada com Marcos "........" Tambelli, o Marcelo é engenheiro químico, trabalha numa firma que presentemente ele foi convidado pra assumir a direção da firma e ganhou um carro do patrão.
O Rubens, o caçula é engenheiro também. Trabalha numa firma em São Paulo e trabalha de construtor também pra uma outra firma.
Tem o Flávio que é engenheiro também e teve uma grande atuação na área de hidráulica, tendo sido homenageado. Mesmo após cinco anos de sua morte, o filho do Flavio, meu neto Lúcio, muito bom aluno. Este ano ele fez o exame pra economista, e a Marina ainda estão estudando. Está no segundo colegial, acho que falei de todos.
(Depoimento de Zélia Barth em agosto/2006)
O Professor Jair Barth lecionou no Instituto de Educação Peixoto Gomide durante muitos anos.
Foi meu professor quando eU ainda estava fazendo o curso ginasial.
Jair Barth faleceu em São Paulo no dia 20 de julho de 1973.
O seu nome foi dado a Escola Estadual Prof. Jair Barth localizada no bairro Bela Vista em Itapetininga. A EE JAIR BARTH PROF foi criada no dia 13/6/1988.