GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
ZÉLIA MORAES TERRA BARTH
ZÉLIA MORAES TERRA BARTH

Zélia Moraes Terra Barth nasceu no dia 31 de julho de 1916 em Itapetininga-SP.

Filha de Miguel Pedro dos Santos Terra e de Eulalia de Moraes Terra.

Nasceu numa Fazenda em Itapetininga.

Foi num piquenique, onde é o parque de exposições que ela conheceu aquele que seria o grande amor de sua vida. 

Tinha a casa que era do coronel Pedro Dias Batista e a dona Cândida,  a senhora dele convidou as amigas da neta que chamava-se Lurdes para um piquenique e foram diversos moços e rapazes.

Alí ela conheceu o Jair Barth. Namoraram dois anos e depois se casaram aqui em Itapetininga.

Zélia casou com Jair Barth, filho de João Barth e Maria Eugênia Rocha Barth, em Itapetininga. Jair nasceu em Itapetininga e faleceu no dia 20 de julho de 1973 em São Paulo-SP.

Jair e Zélia tiveram cinco filhos, todos nascidos em Itapetininga.

  1. Nelson Terra Barth.

   2. Flávio Terra Barth.

   3. Maria Eugênia Terra Barth.

   4. Vera Lúcia Terra Barth.

   5. Rubens Terra Barth.

  

“Ajudava muito a minha mãe. Éramos dez irmãos. Serviços caseiros domésticos e estudava. Formou professora e teve uma vida muito gostosa. Não havia briga entre os irmãos. Eram muito unidos. Mamãe era muito enérgica.

Fazia que a gente fizesse tudo muito bem feito. Senão, havia castigo.

A gente foi boa aluna na escola. Minhas irmãs também foram todas formadas e o Olegário também foi, menos o Cellys e o Hélio que não teve diploma mas os outros todos estudaram.

Papai tinha uma fazenda onde eu nasci. Viemos pra cidade, eu já tinha sete anos, ai papai comprou uma casa na rua Coronel Fernando Prestes, onde é aquela peixaria hoje, depois ela mudou para a Gal Carneiro, e ali ele ficou muitos anos. É onde passa a DER, me lembro descendo a Venâncio Ayres a casa ficava bem de frente a essa rua.

Depois mudou para rua Quintino, quando minha mãe faleceu. Ele não quis ficar na casa. Mudou pra rua Quintino, onde ele veio a falecer.

Na Quintino era dois quarteirões depois do largo do Rosário, bem pra cima, antes de chegar no mercado.

Eu tenho onze netos. A Maria Eugenia casada com o Flori Antônio Pires. Ele era juiz, o filho dele mais velho é juiz, o segundo filho é procurador, a Camila que é a caçula está estudando pra se preparar pra juíza também.

Da parte do Nelson. o Flavio Houbes é jornalista, a Alessandra ela fez não me lembra é também formada e atualmente ta morando na Austrália e o Rodrigo é advogado trabalha com o Nelson que tem escritório de advocacia em São Paulo, e A Cristina é está morando nos Estados Unidos, depois tem a Vera Lucia casada com Marcos "........" Tambelli, o Marcelo é engenheiro químico, trabalha numa firma que presentemente ele foi convidado pra assumir a direção da firma e ganhou um carro do patrão.

O Rubens, o caçula é engenheiro também. Trabalha numa firma em São Paulo e trabalha de construtor também pra uma outra firma.

Tem o Flávio que é engenheiro também e teve uma grande atuação na área de hidráulica. tendo sido homenageado. Mesmo após cinco anos de sua morte, o filho do Flávio, meu neto Lúcio, muito bom aluno. Este ano ele fez o exame pra economista, e a Marina ainda estão estudando. Está no segundo colegial, acho que falei de todos."

                                               (Depoimento de Zélia Barth em agosto/2006)

 

 

            Ela faleceu no dia 7 de agosto de 2009 em Itapetininga-SP.

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
33




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864564